Projeto “Aprendendo com os animais”: Preservar o meio ambiente é dever de todos!

Preservar o meio ambiente, valorizar e promover ações que concretizem esse grande bem comum. Esse é um dos principais objetivos do projeto “Aprendendo com os animais”, realizado no Colégio Sagrado Coração de Maria – Ubá, com autoria de Maria Tereza Alves de Paula Arias, Professora Regente do Maternal III, e co-autoria de Flaviane de Araújo Ribeiro, Coordenadora Pedagógica de Segmento da Educação Infantil.

14963244_1195324373868313_4145379657283849232_n 15027713_1195324893868261_3466925712294971877_n c

O projeto englobou todas as séries da Educação Infantil. E, de forma bastante positiva, as educadoras conseguiram oferecer aos pequenos a oportunidade de não só estudar os animais de um modo geral, mas de aprender a real importância da preservação de todos os seres vivos, especialmente daqueles que nos cercam. Para isso, foram propostas as seguintes atividades:

  • – Leitura de imagens por meio da interpretação da obra de Tarsila do Amaral “A Cuca”;
  • – Conto e reconto de histórias e diversos tipos de texto, como “A cigarra e a formiga”, “O Ratinho e o Leão”, “Baby Jabuti”, “Bichos da Noite”, “Coelhinho Teobaldo”, “Festa no Céu”, “Animais da Fazenda”, “Animais da Floresta”, “O Toró”, “Bichonário”, entre outros;
  • – Encenação, por parte dos alunos, do clássico conto “O casamento da Dona Baratinha”;
  • – Realização de brincadeiras, canto e dança com músicas do Grupo Palavra Cantada;
  • – Confecção de animais em material reciclável, como rolinhos de papel e garrafas pet;
  • – Pintura e modelagem de bichos de massinha;
  • – Confecção de cartazes para expressar a importância de cada animal;
  • – Produção de omelete e biscoitinhos de nata na Cozinha Experimental, com receitas tiradas do livro “Receitas da Vovó”;
  • – Visita ao Laboratório de Ciências para conhecimento de uma nobre moradora do local: uma aranha;
  • – Contato com imagens de revistas e uso do datashow para conhecimento da diferença entre os animais ferozes e dóceis;
  • – Organização de “Rodinha de conversa” para partilha de como os animais devem ser criados;
  • – Aprendizado das características comuns e diferentes entre os animais por meio da classificação, coleta e organização de dados com gráficos e tabelas;
  • – Estudo e pesquisa dos tipos de revestimento de pele e número de patas dos animais, se são  terrestres ou aquáticos,  ferozes ou domésticos;
  • – Oferta de palestra interativa e ministrada por uma Médica Veterinária e um Zootecnista aos pais.


f
 5 1  

Após a realização de todas as atividades acima, ainda foi organizada uma exposição com a intenção de fechar, com chave de ouro, o projeto. Denominado de “Expo Bichos”, o evento ocorreu no espaço da Educação Infantil, onde os alunos e pais tiveram contato direto com diversos animais. A intenção foi que as crianças pudessem vivenciar tudo o que foi estudado.

Clique aqui e conheça outras práticas pedagógicas, atividades e projetos significativos desenvolvidos pela Rede Sagrado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *