8 DICAS PARA ORGANIZAR SEUS ESTUDOS E GABARITAR O ANO LETIVO

Por Gláucia Lourenço e Renata Ribeiro, Coordenadoras Educacionais do CSCM-BH, e edição de Isabella Loureiro, Assessora de Comunicação da unidade.

Ensinar aos jovens a melhor maneira de aprender a estudar e a lidar com sua aprendizagem é um grande desafio da sociedade contemporânea. Afinal, vivemos em um tempo no qual as informações chegam até eles de maneira rápida e, muitas das vezes, inequívocas, sem que possam refletir sobre o que é essencial para se aprender.

Pesquisas importantes na área da educação apontam para o estudo da Metacognição como um conceito importante da aprendizagem significativa, uma vez que contribui para a reflexão do próprio aluno sobre a melhor maneira de aprender. Essa reflexão, baseada na Autoeficácia do indivíduo, ou seja, sua motivação para a aprendizagem, pode ser ensinada e também pode ocorrer por Modelagem . Ela é uma das maneiras encontradas para orientarmos os estudantes a darem um maior significado ao que aprendem e, aos poucos, serem protagonistas de sua aprendizagem.

Confira, abaixo, algumas dicas de estudo que foram sugeridas pelas Coordenadoras Educacionais Gláucia Lourenço e Renata Ribeiro, como umas das estratégias metacognitivas do trabalho de autorregulação oferecido pelo Colégio Sagrado Coração de Maria-Belo Horizonte aos seus estudantes:

1- Descubra qual é o seu melhor jeito de aprender!

Utilize diferentes estratégias (mapas conceituais, esquema, resumo etc) para resolver as atividades. Tente perceber com qual estratégia você consegue assimilar melhor o conhecimento!

2- Organize-se!

Uma pesquisa feita pela The Stop Procrastinating, com mais de 3.000 estudantes, afirmou que 73% deles melhoraram suas notas depois que passaram a organizar seus materiais e seus horários. Faça um cronograma! Isso o ajudará a manter a rotina de estudos e também a desenvolver o hábito de estudar!

3- Livre-se das distrações!

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo divide a sua atenção entre elas. Então, na hora de estudar, não caia na tentação de checar as redes sociais. Estabeleça metas de estudo diárias. As metas te ajudarão a cumprir seus objetivos!

4- Não deixe para estudar na última hora!

Se você deixar para estudar pouco tempo antes das provas, você pode acabar tendo um acúmulo de assuntos. E isso pode ser muita informação para poucos dias. Além dos materiais, é importante ter o conteúdo organizado para evitar perder tempo decidindo o que vai estudar!

5- Revise o conteúdo!

Reserve um período do seu dia para reler os conteúdos que foram trabalhados em sala, relacione informações, pesquise, monte um horário de estudo diário. Mãos à obra. Seja protagonista de sua aprendizagem!

6- Alimente-se bem!

Uma alimentação adequada, rica em antioxidantes, pode ajudar o seu cérebro a se manter mais concentrado e até a diminuir o envelhecimento cerebral. Cuide-se!

7- Faça pausas nos estudos!

Reserve um tempinho do seu dia só para as suas atividades de lazer, como mídias sociais, filmes ou mesmo para tirar um cochilo. Estar relaxado também faz bem para cuca!

8- Beba muito líquido!

Estudos indicam que apenas 1% de desidratação pode reduzir em 10% a sua cognição. Leve uma garrafinha de água sempre com você e hidrate-se!

Seguindo essas dicas das educadoras do CSCM-BH, você, estudante, irá conseguir fazer tudo o que gosta e estará preparado para arrasar durante o ano letivo. A aprendizagem só acontece se você estiver disposto a aprender! Então, fique ligado! Nunca é tarde para começar. 😉

Clique aqui e conheça outras práticas pedagógicas, atividades e projetos significativos desenvolvidos pela Rede Sagrado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *