7 PASSOS PARA ACERTAR EM CHEIO NA ESCOLHA DA ESCOLA DO SEU FILHO (A)

Por Tabata Martins, Coordenadora de Comunicação Estratégica da Rede Sagrado – CSCM, e Helena Maria de Almeida Ambrósio, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I do CSCM-Vitória

A escolha da escola do seu filho (a) é um processo difícil, quando vocês, pais/responsáveis, ficam com muitas dúvidas. Afinal, o que desejam é que essa decisão seja assertiva e auxilie, de forma positiva, na educação e desenvolvimento dos estudantes, não é mesmo? Mas, se estão nessa fase e encontram dificuldades para tomar a decisão final sobre em qual colégio matricular seu filho (a), fiquem tranquilos! Esse post foi escrito, especialmente, para ajudar vocês nessa complexa etapa.

Pensando em dar dicas para vocês sobre como acertar em cheio na escolha da escola, entrevistamos Helena Maria de Almeida Ambrósio, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I do Colégio Sagrado Coração de Maria Vitória.

Helena Maria , Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I do CSCM-Vitória

Para a educadora, formada em Pedagogia e especializada em Psicopedagogia, “a escolha da escola é uma das tarefas mais importantes e difíceis para os pais, pois é nela que as crianças e adolescentes passarão boa parte de seu tempo construindo conhecimentos, partilhando experiências, ampliando sua vida social”.

Com essa visão, Helena diz que “é preciso que essa escolha seja feita levando em conta alguns critérios, como a filosofia da escola, que deve estar alinhada com o perfil da família para que haja coerência e continuidade na formação da criança”. Além disso, ela ressalta que, “quando a família e a escola possuem visão de educação e de formação humana em comum, há garantias de uma educação de qualidade, pois o aprendizado será construído de maneira integrada, o que favorecerá os resultados esperados”, esclarece.

Aula para os alunos do Ensino Fundamental I do CSCM-Vitória

Quando questionada se, realmente, é possível fazer a escolha certa da escola ou se essa certeza só vem com a experiência, a pedagoga afirma que, “quando a família tem objetivos definidos, clareza quanto ao que espera da formação do filho (a) é possível sim fazer a escolha certa. Para isso, é preciso disponibilizar tempo para pesquisar suas opções e fazer sua escolha”.

Alunos da Educação Infantil interagindo com seus colegas

Já sobre quais são os principais fatores que devem ser levados em consideração pelos pais/responsáveis na hora da escolha da escola para seu filho (a), Helena cita 11, assim como explica a razão de cada ponto levantado por ela.

Confira:

1) Missão, visão e valores da escola: devem estar em sintonia com os valores da família.

2)Proposta pedagógica coerente e fundamentada na epistemologia.

3)Compromisso com o processo de aprendizagem dos alunos e não apenas com resultados.

4)Formação acadêmica e humana (aspecto cognitivo e social).

5)Qualificação dos profissionais (se a escola investe na formação de professores).

6)Proposta de avaliação que visa o processo de ensino e aprendizagem com diagnoses e intervenções diferenciadas.

7)Investimento no desenvolvimento do raciocínio, do pensamento criativo e do senso crítico.

8)Investimento tecnológico por parte da escola.

9)Propostas que objetivam a promoção da autonomia dos alunos.

10)Visão de disciplina da escola.

11)Infraestrutura da escola: biblioteca, laboratórios, quadras.

Aula para os alunos do Ensino Fundamental II do CSCM-Vitória

Além dessa verdadeira aula de como deve ser o processo de escolha da escola para seu filho (a), a profissional do CSCM-Vitória também nos deu a honra de compartilhar quais são os 7 passos que os pais/responsáveis devem seguir para fazer a escolha certa, sendo eles:

1)Ter clareza de suas expectativas em relação à formação da criança.

2)Procurar uma escola que possua os mesmos valores filosófico-educacionais.

3)Conhecer o Projeto Pedagógico da escola a partir de entrevista com a coordenação pedagógica, buscando esclarecer dúvidas.

4)Observar espaço físico da escola.

5)Conhecer a proposta de adaptação de alunos.

6)Conhecer as normas escolares (direitos e deveres do aluno).

7)Avaliar se a escola apresenta segurança para as crianças.

Alunos do Ensino Médio do CSCM-Vitória durante aula especial

E aí, gostou dessas valiosas dicas da educadora do CSCM-Vitória? Se sim, confira, abaixo, mais 2 preciosos conselhos que ela fez questão de dividir conosco:

1)Para acertar na escolha da escola dos filhos os pais devem selecionar as escolas mais coerentes com seus valores, verificando se proposta da escola atende à sua expectativa de formação em relação a seu filho.

2)Anote as perguntas que gostaria de fazer e, ao visitar a escola escolhida, procure solucionar todas as dúvidas. Pergunte sobre aspectos pedagógicos, culturais e sociais. Quanto mais informações sobre a escola você tiver, mais fácil será a decisão e, com certeza, com menor índice de erro. 

Clique aqui e conheça outras práticas pedagógicas, atividades e projetos significativos desenvolvidos pela Rede Sagrado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *