SAIBA COMO É IMPORTANTE VISITAR A ESCOLA ANTES DE MATRICULAR SEU FILHO (A)

Por Tabata Martins, Coordenadora de Comunicação Estratégica da Rede Sagrado – CSCM, e Amaro França, Diretor Executivo do CSCM-RJ

A escola é o ambiente onde as crianças e adolescentes passam um grande tempo diário, sendo também palco de produção de conhecimento e partilha de experiências sociais fora do âmbito familiar. Por isso, é mais do que normal que vocês, pais/responsáveis, tenham certas preocupações no momento da escolha da escola certa para seu filho (a). Porém, tais indagações diante desse complexo momento podem ser sanadas se optarem por conhecer as instituições antes da decisão e matrícula do (a) estudante. Afinal, a visita serve como uma verdadeira pesquisa in loco, sendo assim momento propício ao esclarecimento de dúvidas que podem interferir significativamente na escolha final.

Pensando nisso, esse post foi escrito com a intenção de que vocês saibam como é importante visitar a escola antes de matricular seu filho (a). Desta forma, entrevistamos Amaro França, Diretor Executivo do Colégio Sagrado Coração de Maria Rio de Janeiro.

                             Professor Amaro França, Diretor Executivo do CSCM-RJ

Para o professor especialista em Gestão de Instituições Educacionais, “sem dúvida alguma é importante para a família do aluno (a) conhecer o espaço onde seu filho (a) vai estar durante todo o ano letivo”. Além disso, ele afirma que “diversos elementos constituem a visita, que é uma oportunidade para conhecer mais a respeito da proposta pedagógica, segurança, infraestrutura e como as pessoas se relacionam no espaço escolar”.

Segundo Amaro, “a visita oportuniza aos pais um panorama da instituição, subsidiando um breve diagnóstico”. Mas, ele ressalta que vários fatores devem ser levados em consideração pelos pais/responsáveis durante a visita, tendo como destaque a composição dos espaços/ambientes em relação ao cuidado com a limpeza e manutenção, à maneira como os educadores se relacionam e como a escola está alinhada aos valores formativos daquela família visitante.

                          Biblioteca do Colégio Sagrado Coração de Maria Rio de Janeiro

Quando perguntado sobre o que a visita antes da matrícula traz de benefício para os pais/responsáveis e alunos (as), o Diretor Executivo afirma que o mesmo “se dá no aspecto de ampliar a visão da família sobre aquela instituição educacional avaliada. Com a visita, é possível perceber e averiguar se o que está presente no texto da proposta pedagógica ou no regimento da escola está condizente com a experiência vivenciada pelos estudantes ‘in loco’. Mesmo sendo um elemento de avaliação de primeiro nível, é um dado importante para compor essa configuração de parceria, que começa já a partir desse primeiro instante, que é a visita”, explica.

                     Alunos da Educação Infantil do Colégio Sagrado Coração de Maria – RJ

Já em relação a como a visita antes da matrícula auxilia na escolha assertiva por parte dos pais/responsáveis, o educador argumenta que o processo de conhecer as instituições possibilita que a família analise e compare com o que ela, de fato, deseja para a educação e a formação de seu filho (a). Além disso, ele ainda esclarece que, “durante a visita, o educador que apresenta a infraestrutura da escola aos pais também explica a filosofia e os princípios da instituição. Por meio desses fundamentos, configurados a partir de elementos das estruturas física e funcional da escola, as famílias obtêm referência para a tomada de uma decisão mais assertiva”.

                   Alunos do Colégio Sagrado Coração de Maria – RJ durante aula de informática

Perceberam como a visita antes da matrícula é importante para fazer uma correta escolha não é mesmo? Mas, durante a visita em si, vocês também devem ficar atentos a alguns elementos que podem interferir na decisão final.

De acordo com o entrevistado, esses componentes vão de acordo com as preferências e os valores de cada família e o que ela deseja para a educação e formação de seu filho (a). Ele compartilha sua vasta experiência de que “há pais/responsáveis que ficarão mais atentos ao quesito segurança, outros ao aspecto relacional, à proposta pedagógica e aos resultados de avaliação de larga escala ou ainda a como se dá a formação humana. No caso de uma escola confessional, pode ser de interesse da família conhecer um pouco mais da dimensão de espiritualidade promovida e vivenciada na escola. Portanto, são configurações para análises diferenciadas, mas fundamentais”, conclui.

                                            Capela do Colégio Sagrado Coração de Maria -RJ

Com esse ponto de vista, Amaro ainda fez questão de dar dicas para vocês, pais/responsáveis, no sentido de incentivá-los a visitar a escola antes de matricular seu filho (a).

Confira abaixo:

“Antes da realização da visita, indico à família analisar o ambiente virtual da escola. Site e mídias sociais podem ser fatores norteadores bastante relevantes. Na esfera cibernética, há muito sobre as instituições de ensino, principalmente aquelas que estão em sintonia com as novas tecnologias e o acesso à informação. Na maioria das vezes, constam dados sobre a identidade da instituição, como missão, visão e valores e o projeto pedagógico, divulgado por meio de notícias de atividades e eventos diversos. É relevante ouvir e analisar opiniões de amigos ou conhecidos que tenham vínculo ou filhos naquela escola. Por ocasião da visita, quando a família estiver “in loco”, poderá verificar se aquilo que está anunciado, ou que escutou nas opiniões de conhecidos, tem coerência com a prática. Por essas e outras questões, visitar a escola antes da efetivação da matrícula é importantíssimo!”

E aí? Gostou desses valiosos conselhos dados pelo Diretor Executivo do CSCM-RJ. Se sim, comente e compartilhe esse post!

Clique aqui e conheça outras práticas pedagógicas, atividades e projetos significativos desenvolvidos pela Rede Sagrado

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *