Educacional
A importância da interação na infância

Postado em: 27 de abril de 2023

Compartilhar, expressar sentimentos em palavras, lidar com as emoções e cooperar são apenas algumas entre as aptidões desenvolvidas por meio da interação na infância. As brincadeiras são o início da socialização, sendo a escola, muitas vezes, o primeiro local de contato com outras crianças da mesma faixa etária.

De acordo com estudos, as interações sociais podem também ajudar no aprendizado efetivo, tanto de conteúdos quanto de habilidades, além de sustentar valores éticos relevantes para nosso desenvolvimento moral. Afinal, é por meio do convívio que se aprende a respeitar o outro.

Por todos esses fatores, relacionar-se é fundamental desde a primeira infância.  É preciso valorizar a construção de relações humanas, com a consciência de que a interação traz benefícios sócio-cognitivos para a vida toda. Leia o nosso artigo para saber mais sobre esse assunto, aplicado ao contexto escolar:

A teoria sócio-interacionista

Na Rede Sagrado, somos adeptos da teoria sócio-interacionista, adotada em sala de aula em conjunto com o construtivismo. O teórico sócio-interacionista, Lev Vygotsky, afirmava que somente através da interação social seria possível adquirir cultura e linguagem. Ainda de acordo com ele, a interação proporciona também um estímulo ao raciocínio e ao desenvolvimento histórico do indivíduo. 

Para Vygotsky, “a interação social é a origem e o motor da aprendizagem e do desenvolvimento intelectual.” Assim, o convívio social é a base de processos de aprendizagem e, por consequência, do desenvolvimento cognitivo do ser humano.

A Base Nacional Comum Curricular, referência legalmente obrigatória na elaboração de projetos pedagógicos, também destaca a relevância da interação social. Na BNCC, as brincadeiras e interações sociais são entendidas como eixos estruturantes para a Educação Infantil. 

O documento destaca que brincar com outras crianças, e também com adultos, contribui na imaginação, criatividade, conhecimentos e experiências emocionais. 

Como o professor pode incentivar a interação entre os alunos

Nesse contexto, o professor deve estimular as interações sociais entre seus alunos. É importante que todos os membros da turma sejam incluídos em todas as atividades realizadas em um dia de aula, para que o docente guie as brincadeiras, as atividades e a socialização.

Quando possível, os alunos podem ser divididos em duplas, trios ou pequenos grupos, para realizarem projetos ou tarefas sem a condução expressa do professor, que pode atuar como um mentor. É uma oportunidade para que eles adquiram autonomia e ajudem uns aos outros.

É possível ainda criar momentos de interação entre diferentes idades. As crianças maiores não são um risco para as pequenas, muito pelo contrário. Nesse tipo de encontro, as mais novas são estimuladas a se desenvolverem, enquanto as mais velhas potencializam o senso de responsabilidade e proteção.

Os primeiros anos da vida de um ser humano são decisivos para que ele desenvolva determinadas habilidades. Por isso, na Rede Sagrado proporcionamos aos nossos alunos um ambiente favorável à interação, assim como um projeto pedagógico que permite trabalhar as relações sociais aliadas ao desenvolvimento cognitivo. 

Entendemos ainda que a Educação Infantil é determinante na construção de identidades e na formação social. Trata-se de um período de muitas descobertas, reconhecimento de emoções e de pessoas. Quer saber mais sobre a nossa proposta de ensino? Siga a nossa página nas redes sociais!