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A importância dos professores na formação de novos leitores
Os benefícios a longo prazo do hábito da leitura são inúmeros: do estímulo à imaginação até o desenvolvimento do pensamento crítico e do repertório cultural. Na infância, a leitura contribui na formação do vocabulário e na capacidade de comunicação, entre outras vantagens. Além disso, a leitura é uma forma de acesso ao conhecimento, por isso pessoas que lêem costumam ser melhor informadas e socialmente mais conscientes.
Que a literatura é fundamental no processo de aprendizagem já sabemos, mas qual é o papel dos professores na formação de novos leitores? Leia o nosso artigo para descobrir!
Como os professores contribuem na formação de leitores
Ter livros à disposição das crianças e adolescentes não é o suficiente para que eles adquiram o hábito, ou o gosto, da leitura. É necessário proporcionar experiências positivas desde cedo, além de demonstrar a importância da literatura na nossa formação cultural, educativa e humana.
Saiba agora como os professores contribuem no incentivo à leitura:
Leitura compartilhada
A leitura compartilhada é realizada em sala de aula, em voz alta pelo professor enquanto os alunos acompanham com o texto em mãos. O educador deve selecionar criteriosamente a obra abordada com seus alunos, além de elaborar perguntas e reflexões sobre ela.
Por si só, essa atividade já estabelece a leitura como um costume diário. Aos poucos, os estudantes sentem-se mais à vontade para participar, compartilhar opiniões, gostos e versões da história compartilhada. O papel do professor é favorecer o diálogo, sem centralizar a discussão ou favorecer uma interpretação em detrimento de outra.
É preciso ir além do que os alunos gostaram ou não, ou do que mudariam no texto. Assim como ler, escutar o colega e deparar-se com interpretações diversas, contribui na ampliação da visão de mundo dos jovens, desenvolve a empatia e gera maior disposição para aceitar a palavra do outro.
Leitura livre
Os momentos de leitura livre consistem em disponibilizar uma grande variedade de obras literárias, entre revistas, quadrinhos, livros, entre outros, que estimulem os alunos a interessar-se pela leitura enquanto lazer. Nesse contexto, deve-se considerar a faixa etária e os interesses individuais dos alunos, garantindo a diversidade de gênero literário.
Muitas vezes, a escola é o local de primeiro contato com a literatura, por isso é muito importante oferecer material de alta qualidade. Em caso contrário, a leitura pode gerar um senso de obrigação e ter o efeito oposto ao desejado.
Dedicação à língua portuguesa
Para que uma criança goste de ler, é preciso que ela leia bem. A habilidade de leitura é muito relevante para que essa atividade não seja desgastante ou trabalhosa.
Ou seja, a dedicação à Língua Portuguesa, à interpretação de texto e ao repertório literário em sala de aula fazem toda a diferença na formação de jovens leitores. É necessário um trabalho ativo na construção de sentidos textuais, de forma que o aluno possa atribuir relações entre os elementos do texto e entre outras obras lidas.
Professores também são leitores
Para que possam identificar boas obras literárias e ampliar seus parâmetros de comparação, os professores também são leitores, afinal, a avaliação dos livros exige prática. Os educadores devem conhecer as obras dedicadas ao público infantil e juvenil, sendo assim capazes de selecionar e opinar.
No contexto escolar, o professor é um poderoso formador de opinião. Nas séries iniciais, ele pode contribuir ativamente na formação do hábito da leitura, especialmente a partir da prática diária.
O quanto antes a literatura for introduzida na rotina da criança, maior é a chance de tornar-se um hábito para toda a vida. Gostou desse artigo? Compartilhe nos seus grupos de professores e de pais!