Sem categoria
Descansar e relaxar nesta quarentena é ideal para a família manter uma rotina

Postado em: 24 de abril de 2020

O momento atual tem trazido mudanças significativas no cotidiano das pessoas e das famílias. No entanto, é preciso entender e avaliar as atividades que são produtivas e importantes para o período, sempre preservando momentos de pausa para descansar, relaxar e acalmar.

Desconectar-se é importante 

Por isso, é interessante pensar em atividades que sejam leves para o dia a dia. E, sendo assim, planejar-se para não deixar cair em uma rotina maçante, tanto para os pais quanto para as crianças que estão em casa, nesta quarentena.

A Era Digital trouxe muitas plataformas, consequentemente a produção de mais conteúdos, seja para blog, mídias sociais, e-mails etc.

Portanto, é notório a quantidade de conteúdos que as pessoas são bombardeadas todos os dias, disponíveis em vários formatos como em vídeos (YouTube), áudios (Podcasts) e textos (Blogs e ebooks).

Informar-se é fundamental, mas entender o limite de consumo e como isso pode afetar negativamente é imprescindível, a fim de evitar a fadiga e a exaustão emocional, e, consequentemente, de uma possível perda no desempenho das atividades cotidianas.

O ócio criativo

Saber dividir e administrar as tarefas de trabalho e o lazer durante a quarentena é essencial para manter a estabilidade emocional, tanto para os adultos quanto para as crianças.

Entenda como solucionar e contornar essa situação a partir de um conceito.

A ideia do ócio criativo foi proposta pelo professor e sociólogo italiano Domenico de Mesi. Resumidamente, o ócio criativo é uma maneira inovadora de definir o trabalho.

Segundo Domenico, existe um ócio alienante, que faz com que as pessoas se sintam inúteis e vazias. Como também existe outro ócio, que faz as pessoas se sentirem livres para pensar e ativar as ideias, pois elas são necessárias para o desenvolvimento social. A partir da ativação do ócio são geradas novas ideias.

Diante disso, o que fazer para melhorar o desempenho durante esse tempo em casa?

Relaxamento

O momento pede calma e paciência para relaxar a mente.

Separar um momento para descansar e desconectar-se (nem que seja por um momento) é crucial para recarregar as energias e conseguir cumprir com as demais tarefas do dia.

É importante, também, gerenciar o dia da criança, administrando os momentos para brincar, dormir e comer, o que evita que os pequenos possam ficar estressados ou mal-humorados, devido a uma agenda cheia demais, sem períodos de descanso

Para exemplificar, abaixo estão listadas algumas atividades que podem ser incluídas de forma periódica, sem demandar muito tempo e tornar os dias mais produtivos e felizes!

Atividades que estimulam a produtividade

Exercício físico: A prática de atividade física traz bem-estar físico e mental, e contribui também para o bom funcionamento do coração, da circulação sanguínea, da respiração e dos hormônios.

Alimentação balanceada: A alimentação é um dos pilares para o bom funcionamento do corpo, além de melhorar as defesas do organismo o protegendo contra doenças infecciosas, quando a alimentação é seguida de maneira balanceada.

Para saber mais, leia o artigo sobre “Alimentação em pré-escolares e adolescentes”. 

Leitura: O hábito da leitura aprimora o vocabulário e ajuda na construção textual, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos. Esta atividade pode ser feita com as crianças, com ajuda de bonecos, fantoches e objetos tornando o momento mais divertido e proveitoso.

Lazer: É importante incluir atividades de lazer durante o dia, como assistir filmes, fazer uma receita nova, brincar com as crianças ou até mesmo jogos de tabuleiro. Atividades como essas auxiliam no combate ao estresse físico e mental, contribuindo para um dia divertido e relaxante.

Convivência com a família: cozinhar com os filhos, assistir filmes, ler um livro ou até mesmo incluir os jogos em grupo. Essas atividades de lazer com a família trazem conforto e relaxamento, o bem-estar de todos pode ser trabalhado em conjunto.

Transformar a quarentena em uma situação tranquila e serena é oportunizar o conforto para a saúde e o bem-estar da família.