EducacionalEnsino Fundamental I
Atividades para alfabetização

Postado em: 28 de dezembro de 2022

Durante toda a infância, o mundo da imaginação e das brincadeiras tem um papel poderoso nos processos de aprendizagem. Descobrir coisas novas, memorizar e desenvolver habilidades fica muito mais fácil quando são utilizadas estratégias lúdicas e divertidas.

Por isso, aderir às atividades de alfabetização é altamente recomendado pelos especialistas em educação. Quer entender melhor a importância dessa prática e saber como aplicá-la? Leia nosso artigo!

Os benefícios das atividades de alfabetização

As atividades para alfabetização aliam estudo e  brincadeira, fazendo com que o aprendizado seja divertido e natural. Realizá-las em casa faz com que o conteúdo visto em sala de aula seja melhor consolidado. Além disso, ao descobrir novas palavras e visualizar como cada palavra é escrita, a criança aumenta seu vocabulário e ainda trabalha a ortografia. 

A alfabetização é a base na qual são desenvolvidas muitas outras habilidades, como a leitura, a escrita, a comunicação e o pensamento crítico. Trata-se de um sistema linguístico, que permite interpretar textos escritos e cuja aquisição inicia-se antes do ingresso na escola, com o repertório de linguagem adquirida em contexto doméstico.

Caça-palavras

O caça-palavras é uma atividade divertida, que pode ser adaptada para todas as idades. Para os menores, você pode dispor as letras aleatoriamente, enquanto a criança deve identificar vogais e consoantes, por exemplo. Aumentando um pouco a dificuldade, insira nomes próprios, objetos e lugares. Escreva na vertical e na horizontal, e posteriormente na diagonal.

Aos poucos, faça com que o jogo se torne mais desafiador, mas sem aumentar bruscamente a complexidade. Lembre-se que a ideia é estimular a capacidade de raciocínio da criança de forma lúdica, portanto, ela precisa sentir que está brincando também. 

O ideal é que os adultos participem, atraindo mais interesse da criança pela atividade a partir do tempo de qualidade passado em família. O comportamento das crianças muitas vezes é baseado em exemplos, nesse sentido, é bom que os pais demonstrem interesse em leitura e atividades de raciocínio.

Outras atividades

Devemos estar atentos às oportunidades diárias de facilitar a alfabetização. Utilizar atividades de alfabetização significa tornar o aprendizado mais dinâmico e estimulante, incentivando a criança a buscar cada vez mais conhecimento! 

Conheça outras ideias:

  • Cortar letras de revistas e jornais para formar novas palavras
  • Organizar os brinquedos de acordo com a letra inicial de cada um
  • Ler revistas em quadrinhos e livros, destacando palavras conhecidas
  • Fazer cruzadinhas apropriadas para a faixa etária
  • Nomear e colar post its nos alimentos (biscoitos, arroz, suco, etc)

Na escola, a alfabetização ocorre ao mesmo tempo em que são desenvolvidas habilidades como trabalho em equipe, autonomia e interpretação, entre outras. Já em casa, a criança deve encontrar orientação, incentivo à leitura e métodos lúdicos para potencializar o trabalho desenvolvido pelos professores.

É muito importante que exista uma parceria entre escola e família, pois sem apoio familiar é difícil superar as dificuldades do processo educacional.

Gostou de aprender sobre atividades para alfabetização? Compartilhe esse post no seu grupo de pais para que mais pessoas conheçam essa estratégia!