EducacionalEnsino Médio
Atividades que ajudam no autoconhecimento dos adolescentes

Postado em: 25 de fevereiro de 2022

A adolescência costuma ser marcada pelas mudanças e descobertas, inclusive sobre a própria personalidade. Conhecer a si mesmo é muito importante na hora de tomar decisões sobre o futuro, desenvolver habilidades e tornar-se uma pessoa emocionalmente saudável. O autoconhecimento contribui, inclusive, na autoestima.

Pensando nisso, nossos especialistas selecionaram algumas atividades simples que contribuem para o autoconhecimento dos adolescentes. Conheça!

Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças

Dentro das empresas há uma ferramenta de planejamento estratégico chamada Análise SWOT. É a abreviação de Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). É uma maneira de compreender os pontos fortes e fracos da corporação, mas que também pode ser utilizada para avaliar personalidades.

As forças são os talentos e qualidades. As fraquezas são os hábitos ruins ou comportamentos que você mesmo não aprova ou se arrepende. As oportunidades dizem respeito ao contexto externo no qual você vive e o que contribui para que você alcance seus objetivos ou, simplesmente, sua felicidade. Já as ameaças são os fatores externos que atrapalham a busca por seus objetivos ou causam tristeza.

Faça um diagrama SWOT como forma de compreender melhor o que te faz bem ou mal, incluindo a si mesmo e às pessoas ao seu redor.

“Me sinto ___ porque ____”

Essa atividade voltada para o autoconhecimento de adolescentes requer o preenchimento da frase “me sinto _______ porque ______ “. É específica para compreender sentimentos. Ele é importante, pois muitas vezes não entendemos porque estamos tristes, com raiva ou ansiosos, por exemplo.

Para começar, crie frases como “estou feliz porque me identifico com meus amigos” ou “estou decepcionado porque queria ter tirado notas melhores”, por exemplo. A ideia é criar um hábito mental de identificar sentimentos, de forma que não seja mais necessário escrevê-los no futuro, mas trazendo para a realidade presente. A partir desse exercício, você conseguirá, inclusive, prever e mapear melhor seus próprios sentimentos em diferentes situações.

Estabeleça prioridades

Já parou para pensar que a organização pode ajudar no autoconhecimento? O motivo é que ter as tarefas organizadas ajuda a definir quais são suas prioridades, ou seja, o que é realmente importante para você.

Assim, nossa dica é, todas as noites, listar o que precisa ser feito no dia seguinte, para então definir a ordem de prioridade. Defina qual é a tarefa mais importante e o motivo.  Reflita sobre o que você valoriza e planeja para o futuro, e relacione isso às suas prioridades.

Quem eu sou e onde desejo chegar?

Refletir sobre seus objetivos e perspectivas de vida também é uma maneira de chegar ao autoconhecimento. Abaixo, existe uma lista de perguntas que propõe uma autoanálise profunda!

  1. O que te faz feliz?
  2. Quais são seus dons e talentos?
  3. Qual é o seu propósito?
  4. Qual é o legado que eu gostaria de deixar para o mundo?
  5. Onde você deseja estar daqui 5 anos, 10 anos, 20 anos?

Tenha um diário

O diário é uma ferramenta de expressão de sentimentos e pensamentos, que ajuda a compreender a si mesmo melhor. Mesmo que seja apenas relatando fatos do cotidiano, o diário muitas vezes é uma válvula de escape para emoções ou uma forma de perceber de maneira diferente os seus próprios problemas.  Você pode optar pelo tradicional ou pela versão digital, em apps. 

O autoconhecimento depende de iniciativa e é extremamente importante para a inteligência emocional e para a tomada de decisões. Conhecer melhor a si mesmo, contribui para que você não tome decisões por pressão externa ou impulsividade, por exemplo. 

Coloque as dicas da Rede Sagrado em prática! 

Aproveite para conhecer, também, o programa de Orientação Profissional que contribui para o autoconhecimento dos alunos do 9º ano e do Ensino Médio nos Colégios Sagrado Coração de Maria.