Educacional
Brincadeiras que estimulam o raciocínio lógico matemático

Postado em: 13 de março de 2023

O raciocínio lógico matemático envolve estabelecer relações entre elementos diferentes, reconhecer as etapas de um processo, conseguir solucionar problemas, trabalhar com percepções geométricas e ter noção de quantidades e valores. No nosso cotidiano, utilizamos esse raciocínio o tempo todo, na hora de fazer compras, calcular tempo e argumentar sobre um problema, por exemplo.

Na escola, são realizadas diversas atividades que favorecem o desenvolvimento de um bom raciocínio lógico matemático, permitindo um aprendizado dinâmico e prazeroso para as crianças. Nesse artigo, vamos explicar algumas dessas atividades, que também podem ser realizadas em casa para potencializar o aprendizado. Confira:

Jogos de sequência lógica

Os jogos de sequência lógica são ótimos para exercitar o raciocínio lógico e podem ser adaptados para todas as faixas etárias. A atividade consiste em ordenar  objetos em uma sequência que faça sentido, para que a criança descubra qual será o próximo elemento.

Na educação infantil podemos usar formas geométricas ou objetos de diferentes tamanhos, que a criança deve ordenar, seguindo algum atributo como, por exemplo, tamanho, forma, cor e espessura. Para as crianças maiores, é possível envolver números e operações matemáticas.

Jogo da memória

O jogo da memória já é um velho conhecido das famílias, que pode ser usado de forma estratégica, agregando à brincadeira, aquilo que está sendo aprendido na escola. Para crianças aprendendo multiplicação, por exemplo, podemos criar “pares” com operações e resultados (uma carta de 3×5 e seu par com o número 15).

Para os profissionais da pedagogia, ele pode auxiliar na detecção de dificuldades de cada aluno. Em casa, pode ser usado como reforço. O jogo da memória estimula a concentração e exige atenção da criança.

Lego e blocos de montar

Brincar com blocos de montar, como o Lego, exige concentração para encontrar as peças certas e criar a estrutura desejada. A ideia é que a criança observe o mundo ao seu redor e tente reproduzir formas, aumentando a complexidade das construções conforme a criança cresce. Criar prédios, animais, veículos e objetos estimula a criatividade, a solução de problemas, a coordenação motora e o pensamento lógico.

Minecraft e outros jogos

O Minecraft é um jogo de sucesso entre crianças e adolescentes, que permite criar mundos a partir da imaginação. Embora ofereça liberdade de criação, ele também exige planejamento e muita noção espacial. Para construir, é preciso pensar em quais ferramentas e materiais são necessários, representar o posicionamento dos objetos estabelecendo algumas noções de proximidade e ainda, fazer com que tudo seja seguro, para que nenhum monstro destrua suas edificações. Além disso, é preciso entender quantos blocos serão necessários e como eles precisam ser distribuídos.

Estimular o raciocínio lógico ao longo de toda a infância contribui no desenvolvimento de habilidades e no aprendizado como um todo. A abordagem tradicional de ensino é essencial, mas podemos também incluir jogos e recursos lúdicos no processo de aprendizagem, tornando-o mais rico e interessante para os alunos.

O prazer em aprender é um grande motivador dos estudos! Por isso, a família pode contribuir com estímulos, elogios e estratégias divertidas de aprendizado. Na Rede Sagrado, utilizamos tanto os jogos educativos, quanto as plataformas multimídia, para proporcionar momentos inesquecíveis de aprendizado lúdico. Quer saber mais? Agende uma visita!