Educacional
Como se preparar para a volta às aulas?
A volta às aulas pode ser um desafio para muitos estudantes que se acostumam com o ócio ou com o lazer diário. Para tornar essa transição entre férias e período letivo mais fácil e, ao mesmo tempo, assegurar um bom desempenho escolar, pensamos em algumas estratégias de preparação para o retorno aos estudos. Conheça todas elas:
Organize o material
Organizar o material e adquirir alguns itens novos é motivo de animação para os estudantes. Os lápis novos, a mochila limpinha, os cadernos em branco, tudo gera expectativa para o início das aulas.
Por isso, o primeiro passo para se preparar para o retorno é organizar todo o material. Limpe os estojos, doe o que não é mais necessário e reponha o que precisar. Cabe ao estudante deixar tudo pronto para o primeiro dia letivo, esse processo faz parte de começar um novo ciclo, com motivação e entusiasmo.
Crie um espaço para os estudos
Ter um lugar fixo para estudar contribui para a capacidade de concentração do aluno. Por isso, defina um local bem iluminado e arejado para ser sua mesa de estudos. Antes da volta às aulas, organize esse espaço e veja se está confortável o suficiente.
Estude desde o primeiro dia
A volta às aulas nem sempre é fácil, especialmente para quem se acostumou a relaxar o dia todo. Entretanto, o ideal é criar o hábito de estudar desde o primeiro dia. Dessa forma, fica mais fácil estar sempre preparado para as avaliações e manter todo o conteúdo em dia. A dedicação desde o começo é o que garante o bom desempenho do estudante.
Criar um cronograma contemplando todas as matérias e definindo o dia da semana dedicado a cada uma delas é a melhor maneira de organizar o estudo.
Estabeleça metas
Como forma de gerar produtividade e motivação, o estudante pode criar pequenas metas. No caso dos alunos de Ensino Médio, a meta pode ser a quantidade de acertos nos simulados ou número de exercícios realizados, por exemplo. Para alunos mais jovens, a meta pode estar relacionada ao desempenho nas provas da escola, na quantidade de conteúdo revisado ou simplesmente em aumentar o tempo de concentração.
Desafiar a si mesmo é muito estimulante e é mais um motivo para fazer as atividades da escola com dedicação.
Seja positivo
Muitas vezes o desempenho escolar deixa a desejar em um ano letivo e o aluno já inicia o ano seguinte desanimado. Na realidade, esse início é uma oportunidade de mudar de postura, levar os estudos a sério, rever os amigos e ter novas experiências.
A positividade na volta às aulas é fundamental para a motivação do aluno e, consequentemente, para seu rendimento. À família, cabe demonstrar confiança no potencial do estudante e auxiliar nas dificuldades ao longo do ano.
Mantenha momentos de lazer
O fim das férias não significa o fim dos momentos de lazer. Dentro da sua rotina, deixe tempo livre para diversão. Sem lazer, fica muito mais difícil manter-se motivado. Encontrar com os amigos, assistir a séries e ter hobbies também é importante para uma vida plena e para o sucesso nos estudos.
A volta às aulas é motivo de alegria e empolgação! Preparar-se para esse momento é necessário para pegar o ritmo desde o começo e garantir o melhor desempenho possível durante o ano.
Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse post com seus amigos!