EducacionalEnsino Médio
Dicas para adolescentes que vão prestar vestibular

Postado em: 18 de agosto de 2022

Prestar o vestibular exige muito conhecimento e concentração. E, por isso, é importante preparar-se da melhor maneira possível. Para garantir uma boa nota, existem algumas estratégias simples, que podem ser colocadas em prática durante todo o ano letivo visando a aprovação do final do ano.

Nesse artigo, você irá conferir algumas dicas valiosas que ajudam a desenvolver habilidades e facilitam a aquisição de conhecimento. Leia.

Como é a prova?

Antes de pensar em preparar-se para o vestibular, procure saber quais são as regras no dia da prova e qual é o formato dela. Lembre-se de que todos os conteúdos estudados no Ensino Médio podem ser cobrados no vestibular e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

As matérias são agrupadas de acordo com a área de conhecimento e, geralmente, as questões são de múltipla escolha. O diferencial do Enem é a interdisciplinaridade das perguntas, que muitas vezes também são contextualizadas.

É impossível prever o que vai cair na prova, por isso é importante estudar todos os conteúdos. Encontrar formas de desenvolver seu raciocínio lógico e exercitar a interpretação de texto também é importante para conseguir uma boa nota.

Pratique muito!

A principal dica para quem vai prestar vestibular é praticar muito! Tanto para as provas de múltipla escolha quanto para a redação, os simulados tem um papel importante para o estudante. 

No caso das questões fechadas, os simulados são uma oportunidade de acostumar-se com o tempo de prova, com a pressão de acertar e com o estilo das perguntas. Já no caso da redação, é necessário praticar para aprimorar a sua habilidade de escrita.

Quanto mais você pratica, melhor será a sua redação. O ideal é escrever textos dissertativos sobre temas da atualidade.

Como escrever uma boa redação?

Escrever uma redação de qualidade para o vestibular requer treino e domínio da língua portuguesa. Além disso, é necessário conhecer também os diferentes gêneros textuais. Na maior parte dos processos seletivos para as faculdades, o gênero cobrado é o dissertativo, também chamado de argumentativo.

Nesse caso, é preciso discorrer acerca de um assunto, expondo o seu ponto de vista e fornecendo argumentos ao leitor. Inserir dados, estatísticas, citações e outros recursos de comprovação é muito bom, desde que você cite também a fonte. Demonstre seu conhecimento sobre o tema e fique atento para a coerência do texto, compondo uma narrativa com introdução, desenvolvimento e conclusão.

O que é cobrado na redação do Enem?

A redação do Enem costuma ser dissertativa e exige algumas competências. Cada competência vale até 200 pontos, totalizando 1000 pontos pela redação completa. As exigências são:

  1. Domínio da língua portuguesa
  2. Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos para desenvolver o tema
  3. Apresentação de argumento em defesa de um ponto de vista
  4. Conhecimento de mecanismos linguísticos para a argumentação
  5. Apresentação de proposta de solução ao problema abordado 

A importância do hábito da leitura

O hábito da leitura é vantajoso para quem vai prestar vestibular porque auxilia em várias habilidades necessárias à prova. Em primeiro lugar, a redação exige conhecimento de mundo, ou seja, informações sobre o contexto nacional e mundial da sociedade, da economia e do meio ambiente, por exemplo. Para ter conhecimento sobre esses temas, é necessário ler.

Outro ponto relevante é que a prova exige muita interpretação de texto, uma habilidade que deve ser exercitada. A leitura frequente ajuda na melhor compreensão textual e faz com que você assimile a grafia das palavras, diminuindo as chances de cometer um erro ortográfico.

Pronto para aplicar nossas dicas na sua rotina e arrasar no vestibular? Comente aqui quais são as suas estratégias para preparar-se para a prova!