DestaqueEducação InfantilEducacionalEnsino Fundamental IEnsino Fundamental IIEnsino Médio
Dicas para incentivar a integração e o fortalecimento dos vínculos entre os estudantes

Postado em: 9 de fevereiro de 2022

Você já parou para pensar sobre as relações interpessoais na escola? Se a resposta for não, saiba que essa é uma questão muito importante para a convivência e para o aprendizado dos estudantes. A formação de vínculos interfere na motivação dos alunos e pode afetar diretamente o seu rendimento escolar, além da saúde emocional.

Nesse contexto, é preciso pensar em práticas que ajudem na integração entre os estudantes. A Rede Sagrado investe em atitudes que contribuem no fortalecimento de vínculos de amizade e companheirismo, mas os pais também podem auxiliar. Leia esse post para entender a relevância das relações interpessoais entre os estudantes e saiba ainda como torná-las mais fortes:

A importância de formar vínculos na escola

Bons relacionamentos dentro da escola geram uma série de efeitos positivos no cotidiano dos estudantes, interferindo até mesmo na capacidade de aprendizado. Veja as principais consequências da formação de laços entre eles:

  1. Motivação: quando convivemos com pessoas que nos trazem alegria e compartilham as mesmas preocupações, a tendência é ter mais motivação para alcançar objetivos. Estudantes com vínculos dentro da escola estão mais dispostos a participar das aulas, realizar as atividades e estudar.
  2. Saúde emocional: um ambiente motivador favorece o desenvolvimento emocional dos indivíduos. Perceber as próprias qualidades e ser amparado nas dificuldades também são fatores que contribuem nessa questão. 
  3. Processo de aprendizagem: com o aspecto emocional saudável e mais motivação para estudar, o processo de aprendizagem torna-se mais eficiente. Dessa forma, há mais foco e menos angústia com os fatores extraclasse.

Trabalho em equipe

O trabalho em equipe envolve fazer atividades junto com os colegas, solucionar dúvidas entre si e contribuir com ideias, mostrando uma maneira  própria de pensar. A colaboração é uma forma de criar vínculos que pode ser exercitada em casa e na escola.

Além disso, a capacidade de trabalhar em equipe é uma competência para a vida. No mundo corporativo, é necessário atuar em conjunto e ter espírito de equipe para ser bem sucedido. Isso significa que as relações interpessoais na escola também podem preparar a criança e o adolescente para o mercado de trabalho no futuro.

Comunicação e escuta ativa

A habilidade de escuta ativa pode ser desenvolvida em todas as fases da vida, mas exige prática. Estamos falando de ir além da conversa passiva, em que você simplesmente escuta o interlocutor. É preciso observar o outro, ter vontade de compreendê-lo, demonstrar interesse e ouvir com todos os sentidos. É uma forma também de desenvolver a empatia.

Nas relações interpessoais na escola, a escuta ativa e a comunicação são muito importantes para se estabelecer vínculos fortes e saudáveis. Os pais devem estimular essa habilidade nos filhos, e devem também praticá-la em casa. Lembre-se sempre de dar o exemplo. Já os professores, devem ouvir e valorizar seus alunos.

Criatividade e autonomia

Optar por uma escola, cuja proposta pedagógica estimula a autonomia e a criatividade é fundamental para o desenvolvimento de laços afetivos entre os estudantes. Quando eles podem atuar na construção do próprio conhecimento, tornam-se, igualmente, mais ativos e interativos nas aulas, conhecendo-se melhor uns aos outros. 

A variação de elementos pedagógicos, dessa forma, potencializa as relações interpessoais e gera um convívio mais prazeroso em sala de aula.

Os vínculos entre estudantes impactam no processo de aprendizagem e na saúde emocional, por isso é muito importante cultivar relações saudáveis. Professores e pais podem incentivar a tolerância, a empatia, a comunicação e a escuta ativa, contribuindo assim para uma interação mais frutuosa entre os alunos.

Quer saber mais sobre como a Rede Sagrado contribui na formação de vínculos e no preparo para a vida adulta de nossos estudantes? Acompanhe nossas redes sociais!