Educacional
Lição de casa: como a família deve conduzir este momento?

Postado em: 3 de maio de 2022

A lição de casa é um elemento importante no processo de aprendizagem, que funciona como uma extensão do estudo que ocorre na sala de aula. A partir das atividades feitas em casa, o aluno aprofunda  e sistematiza  o conhecimento e desenvolve autonomia e responsabilidade. 

Além disso, ele tem a oportunidade de testar o próprio conhecimento, colocá-lo em ação em outras situações desafiadoras e solucionar dúvidas no momento da correção. O estudante reflete sobre o próprio aprendizado e o professor utiliza a correção para ajustar o método didático utilizado em sala de acordo com o desempenho dos alunos.

Nesse cenário, qual é o papel da família? Muitos pais não sabem como se comportar quando aparecem dúvidas ou erros durante a realização da lição de casa ou, até mesmo, têm dificuldade para fazer com que o estudante conclua a tarefa. Leia nosso artigo para saber como contribuir nos estudos em casa.

Como os pais devem contribuir no momento da lição de casa?

Como o próprio nome diz, estamos falando de atividades que devem ser realizadas em casa, por isso, muitas vezes é inevitável que a família interfira na realização das lições. Veja aqui quais atitudes vocês podem colocar em prática. para favorecer o aprendizado nesse momento:

  1. Acompanhe sem opinar

É normal que a criança apresente dúvidas nesse momento, ou até que cometa erros e que os pais fiquem sem saber como reagir. O ideal é auxiliar o raciocínio da criança sem dar respostas prontas. No caso dos erros, deve-se sugerir que a criança reveja a questão: verificando suas anotações sobre o assunto no caderno e consultando o livro didático.

Você pode, sim, se estiver à vontade com o tema e ou conceito, tentar esclarecer/sanar as dificuldades do estudante, sem oferecer as respostas. Outra solução possível,  é incentivá-lo a expor a dúvida ao professor, principalmente no caso de maior complexidade. 

  1. Sem castigos

Elaborar punições, castigar, ameaçar e forçar a resolução do dever de casa são ações que não funcionam enquanto estímulo ao aprendizado. Esse tipo de atitude faz com que as crianças e adolescentes fiquem ainda mais inseguros e não se sintam confortáveis para estudar.

Os pais têm o papel de incentivar a dedicação e de encorajar os bons resultados. Assim, encontre pontos positivos no trabalho escolar do seu filho, elogie o capricho, o esforço e os acertos.

  1. Facilite a organização e o interesse

A criança deve ter um local apropriado para o momento da lição de casa, que seja limpo, claro e organizado. Além disso, o horário do dever de casa precisa ser fixo, sendo parte de uma cronograma que também inclua tempo de lazer.

Demonstrar interesse pela rotina da criança ou do adolescente, especialmente pelo tempo passado na escola, também é muito importante. Conversar sobre os conteúdos escolares, sobre os amigos e os professores, também, é um incentivo aos estudos.

O que funciona?

  • Ajudar no planejamento dos estudos
  • Construir em conjunto com o estudante quadro de rotina ou cronograma
  • Sugerir revisão ou fazer perguntas para que a criança repense as respostas da lição
  • Proporcionar um ambiente favorável à concentração
  • Estar presente e acompanhar a evolução do estudante

O que não funciona?

  • Forçar, punir ou castigar
  • Comparar com outra criança (colegas, irmãos, primos)
  • Demonstrar pouco ou nenhum interesse pela rotina escolar ou pelos deveres de casa.

A lição de casa também é importante para os professores

A lição de casa exige planejamento e estratégia por parte do professor. As atividades feitas em casa são uma das maneiras que os docentes têm para acompanhar e verificar o desenvolvimento das habilidades que estão sendo trabalhadas. 

A partir das lições, é possível avaliar o desempenho dos alunos ao longo de todo o semestre letivo, sem que seja necessário esperar pelas provas para saber se o ensino foi eficaz.

Gostou desse artigo? Compartilhe no seu grupo de pais!