Educacional
Métodos de estudo: conheça e escolha o melhor para você!

Postado em: 7 de dezembro de 2021

Muitos estudantes se contentam em apenas assistir às aulas e ler os livros didáticos, o que, às vezes, torna o aprendizado monótono. Boas escolas adotam métodos de ensino mais dinâmicos, como forma de tornar o aprendizado mais interessante e eficaz. Mas, ainda assim, é necessário que o aluno dedique-se para tornar o aprendizado dinâmico também em casa.

Nesse post, a Rede Sagrado explica alguns métodos de estudo eficientes, que ajudam o estudante a ter uma rotina menos cansativa e mais estimulante. 

Conheça cada um deles e veja o que faz mais sentido para aplicar na rotina da sua família.

Técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro baseia-se na ideia de que o cérebro humano funciona melhor com blocos de concentração intensa e intervalos de descanso. Basicamente, consiste em configurar um alarme para tocar a cada período de 25 minutos. Nesse período de tempo, você deve concentrar-se somente no estudo e não ter absolutamente nenhuma interrupção ou interferência externa.

A cada 25 minutos, descanse por 5 minutos. É um intervalo para comer, acessar redes sociais e usar o banheiro, por exemplo. A cada 4 ciclos, ou seja, 2 horas, faça uma pausa maior para relaxar, que pode ser de 20 a 30 minutos. Nesse tempo, fique livre para ver TV, caminhar ou relaxar lendo sua literatura preferida.

O ideal é observar seu próprio comportamento para então adaptar o método Pomodoro. Anote quanto tempo é necessário para concluir cada tarefa e, caso necessário, aumente um pouco o tempo de concentração.

Além de um método de estudo, a técnica Pomodoro também é uma forma de gerenciar o tempo e reduzir a ansiedade do estudante.

Simulados e testes

A realização de simulados, provas anteriores e testes práticos é um método eficiente de estudo porque faz com que você perceba no que precisa melhorar, com base nos seus resultados. Eles ajudam a apurar seu nível de conhecimento e ainda ajudam o seu corpo a se acostumar com a duração da prova, além de treinarem seu cérebro sobre o formato de prova que está sendo testado.

Para isso, você pode utilizar aplicativos de simulados on-line ou cadernos de provas passadas. Organize-se para realizar pelo menos um a cada semana e anote seus resultados, para acompanhar a evolução em cada disciplina.

Aprendizado ativo

O Aprendizado Ativo pode ter muitas aplicações. Pode ser a criação de resumos, explicar a matéria para seus pais, responder às dúvidas de um colega ou formular perguntas sobre o tema de estudo. Essas estratégias são um contraponto ao aprendizado passivo, no qual o aluno é exposto ao conteúdo e deve “simplesmente” absorver informações.

Dessa forma, a ideia é envolver-se com a matéria, explorando-a de maneiras diferentes. Esse método faz com que você desenvolva pensamento crítico sobre o conteúdo estudado, compreenda-o com maior profundidade e tenha mais recursos para lembrar-se de tudo.

Afinal de contas já diz o ditado: “Mais aprende, aquele que ensina!”

Sistema Leitner

Conhecido pelo uso de cartões informativos, ou flashcards, o Sistema Leitner utiliza o princípio de repetição espaçada como forma de aprendizado. Você pode criar os cartões manualmente ou utilizar apps com esse intuito.

Funciona da seguinte forma: cada flashcard tem uma pergunta na frente e a resposta no verso. Eles são organizados em cinco caixas numeradas (de 1 a 5), sendo que todos os cartões começam na caixa 1. 

Tente responder às perguntas dos cartões da caixa 1. Se você acertar, eles migram para a caixa 2, se errar, voltam para a caixa 1. Os cartões que você responder corretamente sempre seguem para a caixa seguinte. Cada caixa tem um intervalo diferente para ser aberta, como forma de conferir seu aprendizado e ajudar na memorização.

  • Caixa 1 – responda os cartões todos os dias
  • Caixa 2 – responda os cartões a cada 3 dias
  • Caixa 3 – responda os cartões a cada 5 dias
  • Caixa 4 – responda os cartões a cada 7 dias
  • Caixa 5 – responda os cartões a cada 14 dias

Sempre que um cartão for respondido incorretamente, ele retorna para a primeira caixa. Sempre que um cartão for respondido corretamente na caixa 5, ele é eliminado “do jogo” e deve ser substituído por um cartão novo, com outra pergunta.

São muitas opções e diferentes técnicas de estudo. Por isso, encontrar uma estratégia de estudos que funcione para você será útil pelo resto da sua vida. Além de auxiliar no aprendizado, esses métodos evitam que você caia na monotonia, ajudam a gerenciar o tempo, facilitando assim a sua concentração. 

Para encontrar a metodologia, faça testes e adapte cada uma delas para a sua realidade, hábitos de estudo e, especialmente, suas aptidões.

Gostou dos métodos de estudo sugeridos pela Rede Sagrado?

O objetivo é que você aprenda de verdade, sem decoreba!

E você, quais os seus métodos de estudo preferidos? Deixe suas dicas nos comentários.

Ah, lembre-se de compartilhar esse post com seus amigos estudantes!