EducacionalEnsino Médio
Métodos de estudos para adolescentes

Postado em: 29 de junho de 2023

De acordo com alguns especialistas, há muitos tipos de inteligência. Há pessoas, por exemplo, que aprendem melhor escutando. Outras, por sua vez, fixam o conteúdo a partir da escrita ou leitura. Há, ainda, aqueles que conseguem mais conhecimento por meio de músicas ou “colocando as mãos na massa”.

Se há tantos modos de aprendizagem, nada mais natural do que compreender que nem sempre o ensino tradicional servirá para todos, não é mesmo?

Pensando nisso, a implementação de metodologias de ensino como a Cultura Maker foi criada. Mas estudar em casa também é essencial para consolidar o aprendizado e fazer revisões. É aí que entram as metodologias de estudo, que podem ser adaptadas para cada tipo de inteligência.

Agora, conheceremos algumas opções de metodologias de estudo que são superfamosas e muito eficientes para a maioria dos estudantes. Vamos lá?

Por que adotar um método de estudo?

Os métodos de estudo servem para tornar o aprendizado mais dinâmico, interessante e até simples. Além disso, eles contribuem para:

  • Assimilar o conteúdo mais rápido
  • Manter a concentração
  • Evitar procrastinação
  • Adquirir conhecimento de longo prazo
  • Fazer revisões mais eficientes

Mapa mental

O mapa mental é uma técnica de organização visual que ajuda a capturar e estruturar informações. Nos estudos, o mapa mental pode ser uma ferramenta eficaz para revisar, resumir e organizar conceitos e ideias.

Na prática, você deve colocar a ideia principal no centro de um papel ou tela, e a partir dela criar ramificações. Esse método é útil para visualizar conexões entre conceitos, lembrar informações importantes e estabelecer relações entre diferentes temas. Ou seja, o mapa mental pode ser utilizado para resumir capítulos de livros, revisar para provas e planejar trabalhos ou projetos, por exemplo.

A chave para aproveitar ao máximo os mapas mentais nos estudos é personalizá-los de acordo com seu estilo de aprendizado e preferências. Use a criatividade e faça com que a elaboração de um mapa mental seja leve e prazerosa.

Técnica Pomodoro

A técnica Pomodoro é uma forma de gerenciar tempo, com o objetivo de aumentar a produtividade nos estudos. Basicamente, resume-se em dividir o tempo entre períodos de trabalho concentrado e pequenos intervalos para descanso. É uma estratégia eficaz para evitar distrações e manter o foco.

Originalmente, são 25 minutos de estudo para cinco minutos de descanso, mas cada pessoa pode adaptar de acordo com as próprias necessidades. Veja como colocar em prática em passos simples:

  1. Escolha uma tarefa 
  2. Defina um cronômetro para 25 minutos, que será o período de trabalho chamado de um “pomodoro”
  3. Concentre-se totalmente na tarefa durante esses 25 minutos, evitando totalmente as distrações
  4. Após os 25 minutos, faça uma pausa curta de 5 minutos, em que você pode ir ao banheiro e usar o celular, por exemplo
  5. A cada quatro pomodoros concluídos (4×25), faça uma pausa mais longa, entre 15 e 30 minutos.

Estudar em pares

Estudar em duplas, ou até em grupos, pode ser muito produtivo. A ideia é levar dúvidas para o encontro de estudo, e desafiar os colegas a respondê-las, além disso, debater favorece o aparecimento de ideias e a melhor compreensão do conteúdo.

Resumos e fichamentos

Os resumos e fichamentos são técnicas de estudo amplamente utilizadas pelos alunos. O resumo consiste em apresentar superficialmente o conteúdo, destacando as ideias principais. Já o fichamento é mais completo, pois reproduz todo o conteúdo, mas em outras palavras e no formato de blocos. Na elaboração do resumo ou do fichamento as informações são fixadas, e depois disso ele é aproveitado para revisão. 

Agora que você conhece diversas metodologias de estudo, compreende as vantagens que elas oferecem e sabe como implementá-las no cotidiano, é hora de agir! 

No caso dos pais e responsáveis, é importante ajudar os filhos a descobrirem qual técnica se adequa melhor a eles e participar ativamente desse processo de aprendizagem. Ao apoiá-los nessa jornada, estaremos contribuindo para o desenvolvimento de habilidades de estudo eficazes e promovendo um ambiente propício ao crescimento acadêmico. 

Lembre-se de que a educação é um trabalho em conjunto, e ao oferecer o suporte necessário, estaremos preparando nossos filhos para alcançarem seu pleno potencial!