EducacionalEnsino Fundamental II
Meu filho está na pré-adolescência. E agora?

Postado em: 29 de junho de 2022

Lidar com pré-adolescentes muitas vezes pode ser difícil: nessa fase ocorrem várias mudanças, que transformam a forma como o jovem vê o mundo e se relaciona com a família. 

Com o intuito de facilitar essa transição e, também, a convivência em casa, a Rede Sagrado traz este artigo abordando algumas das dificuldades enfrentadas na pré-adolescência e, especialmente, trazendo dicas para superar essa fase. Descubra agora como os pais podem amenizar essa fase desafiadora.

Quando começa a pré-adolescência?

Como o próprio nome diz, a pré-adolescência é uma fase anterior à adolescência. Ocorre, normalmente, entre os 10 e os 14 anos de idade. É uma fase de transição mental e corporal, entre o fim da segunda infância e o começo da puberdade.

Quais são as mudanças nessa fase?

Durante a pré-adolescência ocorrem uma série de mudanças corporais, como crescimento em estatura e o aumento na quantidade de pêlos corporais. No caso das meninas, geralmente ocorre também o crescimento das mamas e o início do ciclo menstrual. Para os meninos, os testículos se desenvolvem.

Essas alterações corporais despertam curiosidade e, muitas vezes, levam também a uma busca maior por privacidade. É quando eles passam a ter vergonha de serem vistos no banho, por exemplo.

Paralelamente, nessa fase também é desenvolvida certa consciência sobre a aparência física. É comum que, na pré-adolescência, haja uma preocupação maior em “estar bonito” e ter a aparência validada pelos colegas e pela mídia. 

Além disso, nessa faixa etária, o pensamento pode tornar-se bastante dicotômico, determinando as coisas simplesmente como boas ou ruins, bonitas ou feias, certas ou erradas, sem meio termo. Também é uma fase auto-centrada, que muitos pais consideram até mesmo egocêntrica.

Como conversar sobre essas mudanças?

As mudanças físicas devem ser abordadas pelos pais no momento em que acharem oportuno. Devemos enfatizar que são alterações normais e naturais, pelas quais todos os seres humanos passam. Outra questão é que cada pessoa tem um ritmo. Alguns colegas podem sim desenvolver-se mais rápido e outros lentamente, e isso deve ser respeitado. 

Em relação à aparência física, não há nada de errado em ter vaidade, mas precisamos ter atenção aos excessos e à influência das mensagens publicitárias. Ressalte que a saúde é mais importante que a beleza e que nem sempre o que vemos na mídia é real. Fique atento aos sinais de dismorfia corporal, que podem levar a distúrbios alimentares, por exemplo. 

Como lidar com os pré-adolescentes?

Fique calmo e lembre-se: pré-adolescência é uma fase. E como todas as outras, vai passar!

Lidar com um pré-adolescente pode ser um desafio diário, pois as transformações dessa fase certamente afetam o convívio familiar. Veja aqui nossas dicas para tornar essa etapa mais tranquila para todos os envolvidos:

Muita paciência!

Alguns pré-adolescentes conseguem lidar tranquilamente com as mudanças dessa fase, tanto corporais e mentais quanto sociais. Outros, podem ter mais dificuldade e, por isso, precisam de paciência e empatia dos familiares.

Seja presente, busque entender os conflitos pelos quais o jovem está passando e seja um ponto de apoio, que compreende, aconselha e respeita.

E muito diálogo!

Em todas as fases da vida, o diálogo é fundamental para uma convivência familiar saudável e também para o desenvolvimento pleno desde a infância. No caso dos pré-adolescentes, muitas vezes eles são mais fechados e demonstram não querer conversar, mas é importante que saibam que a família está disponível para o diálogo.

Assim, aproveite os momentos juntos. Pais que adotam uma postura agressiva diante da rebeldia pré-adolescente acabam afastando os filhos, que sentem-se oprimidos.

Dê atenção aos sentimentos e dificuldades

Você já percebeu que, para o pré-adolescente, um pequeno problema pode ser uma grande tragédia? Pois bem, insinuar que é besteira ou menosprezar os sentimentos apenas piora a situação. Compreenda que o jovem está passando por várias emoções novas e sente-se confuso, tenha empatia.

Leve a sério as preocupações dessa fase e faça com que ele se sinta confortável para contar problemas, desejos e decepções. Ou seja, escute com atenção e tente ajudar. 

Tenha rotina e regras, mas estimule a autonomia

Ainda que os pré-adolescentes sintam-se “crescidos”, eles ainda precisam de ajuda para organizar-se e honrar com todas as responsabilidades. Nessa fase, o ideal é conversar com o jovem e compor juntos regras e rotina para ele. Assim, você estimula a autonomia, mostrando que ele tem certo nível de liberdade e que as vontades dele também são importantes.

Ter uma rotina fixa facilita muito na hora de cumprir com as obrigações de casa e da escola, além de gerar a sensação de segurança para o pré-adolescente. 

Você pode combinar o horário de dormir, os limites no uso do celular, as expectativas sobre as notas na escola, dentre outras questões. Conforme ele cresce ou demonstra responsabilidade, pode aos poucos ser mais independente e ter regras mais flexíveis.

Os desafios da pré-adolescência são muitos, aos pais e responsáveis cabe dar suporte emocional e contribuir para que seja também uma etapa alegre e tranquila. Afinal, gerenciar mudanças físicas e emocionais é difícil e, sem o apoio familiar, é ainda mais complicado.

Gostou de saber como lidar com os pré-adolescentes? Compartilhe esse post no seu grupo de pais!