Educacional
Protagonismo do estudante

Postado em: 3 de maio de 2023

Ao contrário das metodologias tradicionais, nas quais o estudante é passivo ao receber conhecimento, as metodologias de educação atuais propõem que o aluno seja agente ativo de sua própria educação. Estamos falando do protagonismo do estudante, quando as dúvidas, necessidades e interesses do aluno são o foco central do processo educativo.

Nesse contexto, as experiências em sala de aula, na escola e em projetos extraclasse permitem desenvolver não apenas conhecimento, como também autonomia, responsabilidade, pensamento crítico, entre outras características relevantes por toda a vida. Ao professor, cabe contribuir com a didática e as ferramentas necessárias ao protagonismo do estudante. Quer saber mais sobre a metodologia ativa de ensino? Leia o nosso artigo!

Como podemos incentivar o protagonismo do aluno

O professor é o intermediador do processo educativo, sendo assim um agente decisivo no desenvolvimento dos estudantes. Seu papel é de incentivo e orientação, fomentando debates, compartilhando informação e conhecimento e despertando a curiosidade dos alunos. Pensando nisso, selecionamos algumas ideias para potencializar a metodologia de aprendizado ativo, na qual o estudante é protagonista. Conheça:

Trabalho em equipe

O trabalho em grupo está entre os métodos mais comuns para incentivar a participação e a proatividade dos alunos. O contato com colegas estimula ainda o senso de responsabilidade, a interação e a liderança.

Learning By Doing

O Learning By Doing é o que chamamos de “aprender fazendo”. Ou seja, um método no qual as vivências do aluno geram aprendizado. O professor propõe pesquisas, organiza experiências práticas e questiona sobre as diversas possibilidades de solução de um problema, sempre estimulando a reflexão dos estudantes. A ideia é que o aluno se envolva com o conteúdo e aprenda com seus erros.

Projetos

Trabalhar em projetos, sejam eles em grupo ou individuais, desperta a curiosidade dos alunos pelo tema proposto e costuma resultar em aprendizado de qualidade. Entretanto, para que eles sejam protagonistas, é necessário que estejam envolvidos desde a fase de planejamento. Os alunos devem discutir e  organizar as etapas do projeto, como pesquisa, discussão, elaboração e apresentação para a turma. 

Uso da tecnologia

Existem várias ferramentas tecnológicas para tornar o processo de aprendizagem mais atraente, fazendo com que os alunos se tornem mais engajados nas aulas. Além disso, a tecnologia permite o acompanhamento do professor, que pode conferir o desempenho individual dos alunos com mais facilidade. Entre os recursos disponíveis temos:

  • Google Classroom
  • Gamificação
  • Criação de blog ou podcast
  • Leitura online
  • Jogos interativos

Votações e debates

Debates e votações estimulam o pensamento crítico e a participação em sala de aula, e podem ser feitos até para as decisões mais simples da turma. Para isso, o professor deve criar um ambiente receptivo e acolhedor à novas ideias, pois todos devem ficar confortáveis para expressar opiniões.

Fatores que dificultam o protagonismo do aluno

O papel da escola e do corpo docente é fundamental no sucesso do estudante enquanto protagonista de seu próprio aprendizado. Da mesma forma, existem atitudes do professor que podem prejudicar esse processo. 

Dificultar a participação dos alunos em sala de aula, recusar-se a esclarecer dúvidas, levantar a voz e expor dificuldades frente aos colegas são algumas das ações que inibem o envolvimento deles na dinâmica de aprendizado ativo. 

Outros fatores que prejudicam não apenas o protagonismo do aluno como também o desempenho dos estudantes em geral são:

  • Bullying
  • Baixa autoestima
  • Estresse, ansiedade ou depressão
  • Ambiente familiar conturbado

A educação em que o estudante é o protagonista gera cidadãos mais proativos, responsáveis pela própria caminhada acadêmica, e com maiores chances de sucesso profissional. O protagonismo do aluno também faz com que ele adquira autoconhecimento, pois precisa explorar possibilidades e descobrir quais são as melhores técnicas de estudo para si mesmo.

A postura autônoma adquirida por estudantes protagonistas é valiosa por toda a vida. Cabe à instituição de ensino estimular esse protagonismo em sala de aula e em projetos extraclasse, de forma que os jovens possam desenvolver todo o potencial que possuem.

A Rede Colégios Sagrado Coração de Maria, leva muito a sério o protagonismo e as metodologias ativas que favorecem um aprendizado de qualidade.