Educacional
Você sabe o que é TOD?
O Transtorno Opositivo Desafiador é um desafio pelo qual passam muitas famílias. A falta de um diagnóstico correto desse transtorno faz com que ele se prolongue por muito tempo, afetando o desenvolvimento e a convivência social da criança, podendo prejudicá-la até mesmo na vida adulta.
Nesse artigo, vamos explorar as particularidades do TOD. Trata-se de um transtorno que não tem cura, o que faz com que seja ainda mais importante compreendê-lo. Leia tudo para saber mais:
Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)
Conhecido pela sigla TOD, o Transtorno Opositivo Desafiador é um transtorno de comportamento disruptivo, que se manifesta na infância ou na adolescência. Sua principal característica é a oposição do jovem às regras, fazendo com que ele torne-se agressivo quando é contrariado e não saiba lidar com a frustração, tendo pouco ou nenhum controle emocional.
Ou seja, o indivíduo com TOD tem enorme dificuldade para seguir regras e respeitar opiniões diferentes da própria. Ele apresenta um padrão de comportamento desafiador e hostil, seja na relação com os pais, avós ou com os professores, por exemplo.
O TOD muitas deixa de ser corretamente tratado, pois é entendido como uma birra ou pirraça. Entretanto, é um transtorno, que exige atenção, diagnóstico e tratamento.
Diagnóstico e sintomas do TOD
Os sintomas do Transtorno Opositivo Desafiador podem aparecer desde a idade pré-escolar até a adolescência, sendo mais comuns entre os 6 e os 12 anos de idade. Para que ocorra o diagnóstico, é preciso que os sintomas estejam presentes no comportamento da criança durante pelo menos 6 meses ou que estejam dificultando seu desenvolvimento.
Lembramos ainda, que o diagnóstico deve ser feito por um profissional de saúde mental. O TOD pode ser facilmente confundido com outros transtornos, e por isso é muito importante buscar um profissional qualificado para avaliar a criança ou o adolescente.
O diagnóstico de TOD costuma ocorrer quando são observados no mínimo 4 entre os sintomas abaixo:
- Irritabilidade
- Desobediência
- Recusa a receber instruções, regras e pedidos
- Comportamento desafiador
- Comportamento vingativo
- Recusa a pedir e receber ajuda dos professores
- Implicância com outras pessoas
- Agressividade
- Perda de paciência frequente
Quais são as causas para TOD?
Embora não existam causas específicas ou bem definidas para a manifestação desse transtorno, podemos considerar que ele é resultado de fatores genéticos e sociais, aliados ao temperamento do indivíduo. Ambientes familiares agressivos ou em que há negligência são mais propícios ao aparecimento do TOD, mas não são os únicos em que o transtorno pode se manifestar.
Como tratar o TOD?
É fundamental tratar o Transtorno Opositivo Desafiador assim que ele é identificado, primeiramente para que a criança tenha mais qualidade de vida e inteligência emocional. Em segundo lugar, o TOD pode desencadear outros transtornos na vida adulta, como a ansiedade, por exemplo. Outro problema é que os comportamentos característicos do TOD podem levar à exclusão na escola, dificuldade para estabelecer amizades e até bullying, sendo o tratamento relevante também no contexto social.
Assim, um tratamento multidisciplinar e que envolva toda a família é muito importante. É por meio da psicoterapia que a criança encontra mecanismos para uma mudança de comportamento, além de ajudar a lidar com a frustração e com a agressividade. A família deve ser orientada sobre como proceder em casa, especialmente nos momentos de embate. Nos casos mais graves, o psiquiatra pode prescrever o uso de medicamentos.
Entendeu a importância de estarmos atentos aos sintomas do Transtorno Opositivo Desafiador? Identificar o TOD é o primeiro passo para iniciar o tratamento e promover o bem-estar da criança.
Na Rede Sagrado, temos professores preparados para lidar com as particularidades dos alunos e garantir uma boa experiência educacional para todos. Marque já uma visita à unidade mais próxima, estamos com matrículas abertas!