Ensino Médio
4 Dicas para redação

Postado em: 30 de novembro de 2021

Tanto o Exame Nacional do Ensino Médio quanto a maior parte dos vestibulares do Brasil incluem uma redação para avaliar os estudantes. Ou seja, escrever bem é um pré-requisito para ser aprovado nas melhores faculdades do país. Além disso, redigir, interpretar e argumentar são habilidades necessárias para a maioria das carreiras.

É ainda por meio da redação que o estudante demonstra sua capacidade de comunicação, seu conhecimento da língua portuguesa, sua criatividade e também sua aptidão para organizar ideias. Mais que uma parte importante dos vestibulares, praticar a redação permite desenvolver competências importantes para a vida! 

Nesse texto, selecionamos as quatro recomendações mais importantes para escrever uma redação de qualidade. Optamos por orientar a escrita de um texto dissertativo, visto que é o gênero mais frequente nos vestibulares. Confira:

Analise os textos de apoio

Os textos de apoio, aqueles que acompanham a proposta de redação, têm uma função importante: guiar o estudante. Eles entregam muitas pistas sobre a expectativa dos organizadores da prova e oferecem contexto para o desenvolvimento do tema. São muito úteis para dar ideias e inspirar o estudante quanto aos caminhos argumentativos possíveis.

Após ler os textos de apoio, procure lembrar-se de informações ou notícias semelhantes, que você leu anteriormente. Incluir dados novos é uma estratégia muito boa, que diferencia sua redação dos outros estudantes.

Tome cuidado apenas para não cometer plágio. Não copie trechos ou repita o que já foi dito nos textos de apoio, mesmo que em outras palavras. 

Nada de gírias, estrangeirismos e palavrões!

A redação precisa, necessariamente, estar de acordo com a norma culta da língua portuguesa. Recursos linguísticos informais, como gírias e palavras de baixo calão são proibidos. Já os estrangeirismos devem ser evitados ao máximo, e usados apenas quando não houver uma alternativa em português.

O edital do Enem, por exemplo, aborda o uso de palavras estrangeiras, observando que não deve-se fazer uso excessivo delas. O ideal é utilizar essa recomendação para todos os vestibulares. Na prática, utilizar estrangeirismos pode tirar pontos da sua redação. 

Finalize da maneira certa

Existem duas maneiras de finalizar um texto dissertativo: com uma simples conclusão ou com uma proposta de intervenção. O vestibulares muitas vezes exigem que o estudante pense em ações para solucionar o problema abordado no texto.

Por isso, leia com muita atenção o enunciado na questão e já comece o texto tendo em mente qual será sua proposta, caso ela seja necessária. Essa proposta deve conter a atitude necessária à resolução do problema, quem será o responsável por ela, os recursos utilizados e o resultado esperado.

Quando é exigida apenas uma conclusão, utilize conectivos de conclusão, como: portanto, dessa forma, diante disso e em suma, por exemplo. Tente também retomar o que foi explicado no texto, resumidamente e sem ser repetitivo.

Treine bastante

A dica mais importante para escrever uma boa redação é praticar muito! Para alcançar a excelência é preciso treinar, não existe um caminho mais fácil. 

Peça à sua professora de redação para corrigir seus textos e ajudar a torná-los cada vez melhores. Ao iniciar uma nova redação, tome cuidado para não cometer os mesmos erros do passado.  

A prática constante auxilia também na hora de cumprir com requisitos como a quantidade de linhas e de parágrafos, assim como na estrutura do texto de maneira geral. Após se acostumar com a estrutura, você só precisa se preocupar com o conteúdo.

Escrever uma redação de alta qualidade não é fácil, exige prática, estudo e muita atenção! Siga as nossas dicas para escrever redações cada dia melhores!  

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com colegas e amigos!