Educação InfantilEducacionalEnsino Fundamental IEnsino Fundamental IIEnsino Médio
Responsabilidades com a saúde física e mental na educação

Postado em: 13 de julho de 2023

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, em 2019 quase um bilhão de pessoas em todo o mundo viviam com algum transtorno mental, incluindo 14% dos adolescentes. É uma quantidade alarmante de jovens, que demonstra a necessidade de nos preocuparmos com o estado mental dos nossos estudantes.

Além disso, sabe-se que a escola é local fértil para a transmissão de doenças virais, principalmente respiratórias. Ou seja, é também dever dos gestores escolares prezar pela saúde física de seus alunos e funcionários.

Acreditamos que a escola é mais que um local para o processo de ensino-aprendizagem, sendo também onde oportunidades de desenvolvimento acadêmico, social e emocional prosperam. Por isso, elaboramos esse artigo sobre as responsabilidades da instituição de ensino com a saúde física e mental de seus alunos. Confira:

Saúde física

A comunidade escolar é vulnerável a doenças contagiosas, como a gripe, resfriados, H1N1, catapora, sarampo, entre outras que espalham-se por gotículas no ar. Durante surtos, é comum que um grande número de alunos e até mesmo professores sejam infectados. Isso ocorre principalmente devido à presença de muitas pessoas no mesmo ambiente, facilitando a propagação das doenças.

Para lidar com essa situação, é importante adotar medidas preventivas. Uma delas é incentivar a vacinação, que ajuda a proteger contra os principais vírus e já evita uma série de doenças. Além disso, é essencial explicar aos alunos a importância de manter uma boa higiene, especialmente lavando as mãos corretamente após tossir, espirrar ou antes das refeições.

Outras orientações importantes incluem não tocar os olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos adequadamente, proteger boca e nariz ao tossir e espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal como copos e garrafinhas, e estimular o uso de copos descartáveis em vez de beber água diretamente do bebedouro.

A escola deve higienizar adequadamente os materiais utilizados pelos alunos, como brinquedos, material de uso compartilhado e corrimãos, além de fornecer sabonete líquido, papel-toalha e dispensadores de álcool em gel para uma higiene adequada das mãos.

Saúde mental

Já no que diz respeito à saúde mental, na maioria das vezes, é no ambiente escolar que crianças e adolescentes apresentam os primeiros sinais de problemas. Esses problemas podem ter diversas origens, sendo a pressão acadêmica combinada com questões pessoais, sociais ou familiares fatores que contribuem principalmente para o desenvolvimento de quadros de depressão e ansiedade entre os alunos.

A saúde mental dos estudantes desempenha um papel fundamental no bom funcionamento da educação básica. Problemas nesse contexto afetam a disposição, a atenção e o comportamento dos alunos, resultando em queda de desempenho acadêmico, dificuldade de relacionamento com os colegas e uma menor capacidade de absorver conhecimento.

Além disso, os impactos não se restringem ao indivíduo. Caso a criança ou adolescente não receba o cuidado e o apoio adequados, os problemas de saúde mental podem prejudicar também o convívio e a aprendizagem dos demais colegas, bem como o trabalho dos professores. Dessa forma, é preciso ter atenção às evidências de que há algum problema nesse sentido.

Sinais de problemas na saúde mental de crianças e adolescentes

São muitos os indícios de que um aluno está vivenciando problemas relacionados ao seu bem-estar mental. É preciso ter cuidado, pois esses sinais podem também estar relacionados a outras questões, ocorridas na vida familiar. Entre as evidências que podem ser observadas pelos professores estão:

  • Falta de auto estima
  • Sonolência em sala de aula
  • Isolamento dos colegas
  • Ansiedade durante aulas e avaliações
  • Oscilação constante de humor
  • Agressividade

Qual é o papel da escola na saúde mental dos estudantes?

É fundamental destacar que a responsabilidade do professor não inclui o diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, mas sim observar, alertar a família e encaminhar o aluno para profissionais especializados, como médicos e psicólogos. Dito isso, podemos considerar que o papel da escola é:

  • Tornar o ambiente escolar acolhedor
  • Não aceitar bullying em nenhuma hipótese
  • Promover a inclusão
  • Ter uma comunicação aberta com pais e responsáveis
  • Falar sobre saúde mental em sala de aula
  • Capacitar professores 
  • Estimular alunos, pais e responsáveis a buscarem ajuda externa

Seja na saúde física ou na saúde mental, a responsabilidade da escola é prezar pelo respeito e promover cuidados simples mas significativos, através de um ambiente de acolhimento e aprendizado. ]

Quer saber mais sobre nossos valores e proposta? Siga a Rede Sagrado nas redes sociais!