Sem categoria
A importância da convivência infantil no ambiente escolar

Postado em: 1 de agosto de 2021

A convivência das crianças no ambiente escolar é fundamental para o seu desenvolvimento. Na Rede Sagrado – Colégios Sagrado Coração de Maria, as crianças aprendem de forma lúdica e com participação de todos os pequenos.

Neste artigo, a Rede Sagrado convida você para entender um pouco mais sobre o processo de desenvolvimento da criança em convivência com os colegas no ambiente escolar. 

Continue a leitura! 

A importância da convivência das crianças na escola  

Quando se inicia a vida escolar, a criança amplia o meio social em que vive, saindo do convívio restrito da família para uma interação com outros grupos, principalmente com outras crianças.

A convivência entre as crianças é um dos fatores que promovem o conhecimento e o desenvolvimento infantil. Isso porque, o ser humano é um ser sociável. Além disso, estar em sociedade é fazer com que as necessidades de interação sejam atendidas, isso é válido desde a primeira infância. 

É importante a convivência entre as crianças, pois assim se torna fundamental para o desenvolvimento de outras habilidades como, por exemplo, o senso de pertencimento, capacidade de compartilhar, cooperar e de ser empático. 

O colégio exerce um papel fundamental na socialização, sendo um espaço de convivência que “abriga” crianças de diversas características. Assim proporciona para os pequenos uma extensão de novos conhecimentos sociais. 

Além de novas práticas como, por exemplo, iniciar uma conversa, fazer amizades, demonstrar afeto, respeito e carinho. 

Como a Rede Sagrado estimula as crianças para desenvolvimento social? 

A ação pedagógica da Rede Sagrado para a Educação Infantil prioriza e valoriza a brincadeira como forma de pensar, comunicar-se, sentir e agir. É também por meio do brincar, dos pequenos jogos e das atividades musicais que a criança vai construindo sentido para o que está aprendendo.

Os espaços da Educação Infantil traduzem as intenções educativas para essa faixa etária. As salas de aula são cuidadosamente ambientadas, tornando-se, também, espaços de diálogo entre os educadores e os familiares das crianças.

Outro diferencial na ação pedagógica desse segmento é o de registrar, por meio de filmagens, todos os momentos significativos das crianças no cotidiano da escola.

No Sagrado Coração de Maria, as crianças também aprendem por meio de oficinas. Essa é uma atividade voltada para a prática de tutoria e de troca de saberes entre crianças com idades aproximadas e de salas diferentes, o que favorece o desenvolvimento da socialização e da autonomia.

As atividades lúdicas no ambiente escolar como fator importante para o desenvolvimento infantil 

O ato de brincar é uma forma de comunicação da criança. Ele facilita, para os pequenos, o processo de entender e aprender, como uma forma significativa de ensino e aprendizagem.

A brincadeira ajuda no desenvolvimento de novas habilidades e, também, estimula a criança a pensar e buscar explicações para determinadas situações.

Brincar é colocar a imaginação em ação, estimular as crianças a desafiar a maneira de pensar e portar-se perante diferentes situações. As atividades lúdicas ampliam a capacidade de cooperação, libertação e socialização. 

Mas é importante ressaltar que, quando elas são coordenadas por um pedagogo, por exemplo, ele consegue aplicar o ensino e instruir a didática em um contexto no qual os pequenos têm a oportunidade de compreender e assimilar conteúdos educacionais.

A Rede Sagrado preza por um ensino de qualidade focado na formação humana dos estudantes, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

Compartilhe este conteúdo com mais pessoas e continue acompanhando a Rede Sagrado nas plataformas digitais!