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Atividades sobre identidade na educação infantil

Postado em: 7 de agosto de 2023

Nos primeiros anos de vida, bebês e crianças embarcam em uma jornada de autoconhecimento. É um tempo para identificar gostos, preferências, qualidades e interesses, além de reconhecer-se como um indivíduo único no meio de tantos outros igualmente especiais – tudo isso começa desde o nascimento e perdura ao longo da vida toda. 

Esse processo de descobertas é influenciado pela cultura, pelas pessoas com quem a criança convive e pelo ambiente que a rodeia. E é nesse ponto que a escola desempenha um papel fundamental na construção da identidade e autonomia de cada criança, especialmente na faixa etária até 3 anos.

Quer entender melhor como a escola pode contribuir na formação identitária? Leia nosso artigo! 

Qual é a relevância da construção da identidade na infância?

Desde o momento em que nascemos, inicia-se um processo contínuo de autoconhecimento que nos acompanha ao longo de toda a vida. Através dessa jornada, aprendemos a perceber a nós mesmos como indivíduos, descobrindo nossas habilidades e limitações.

A construção da identidade da criança começa junto à família e ganha força no ambiente educacional, onde as atividades diárias desempenham um papel fundamental. Ao introduzir a criança em um universo social diversificado, a escola estimula novas interações e a percepção dos outros como indivíduos únicos.

Uma criança que se enxerga como pessoa, de identidade própria e única, tem um desenvolvimento mais saudável, adquire maior autonomia infantil e tende a se tornar um adulto com mais confiança em si mesmo. A construção da identidade na infância é, portanto, um dos pilares essenciais para um futuro sólido e positivo.

Como professores e pais podem contribuir nesse processo?

O papel dos adultos na construção identitária de uma criança é de extrema importância e influência. Tanto pais como professores têm a responsabilidade de criar um ambiente seguro e acolhedor, onde a criança possa se desenvolver livremente, respeitando suas particularidades e ritmo próprio.

Para contribuir nesse processo, é essencial eliminar a comparação de desempenho entre as crianças e evitar estereótipos que possam limitar o crescimento individual de cada uma. Cada criança é única, e é fundamental reconhecer e valorizar suas características singulares.

Os adultos devem estar atentos e sensíveis às manifestações das crianças, mesmo as mais sutis, pois essas são formas de comunicação que expressam suas emoções e necessidades. Observar e respeitar seus gostos e preferências individuais é uma maneira de fortalecer sua identidade.

Além disso, chamar sempre todos pelo nome é uma atitude simples, mas poderosa, que mostra o cuidado e o reconhecimento da individualidade de cada criança.

Proporcionar momentos de interação com colegas de diferentes idades também é enriquecedor para o desenvolvimento da identidade, pois permite que a criança se reconheça em relação aos outros e aprenda a lidar com as diversidades.

 Atividades para construção de identidade na Educação Infantil

A construção da identidade na escola é uma etapa fundamental para o seu desenvolvimento saudável. Nesse ambiente acolhedor, algumas atividades podem ser incorporadas à rotina para favorecer esse processo tão importante. Vejamos algumas delas:

  • Autorreconhecimento diante do espelho: Levar a criança à frente de um espelho e nomeá-la, identificando características particulares e as partes do corpo, é uma forma de incentivar a percepção de si mesma.
  • Escolha e preferências: Criar diferentes situações em que cada criança tenha a oportunidade de escolher a brincadeira de sua preferência, estimula a noção de individualidade, desejos e características próprias.
  • Valorização da individualidade: Montar um mural com fotografias dos aluninhos ao lado de seus pais, irmãos ou amigos, auxilia cada criança a se diferenciar dos demais e a perceber-se como um ser único e como integrante de um grupo.
  • Exposição de fotos individuais: Expor na sala de aula a foto de todos com seus nomes, permite que eles se reconheçam mais facilmente e se sintam parte do grupo.
  • Baú de memórias: criar um acervo de memórias da família, com objetos da infância dos pais e da criança, fotos e recordações, fortalecendo a ideia de que todos têm uma origem individual.
  • Promover o contato com a diversidade: contato com histórias, livros e brincadeiras de diferentes povos e etnias, bonecas com diversos tipos físicos, receitas de culinária regional, músicas e danças típicas, mostrando que há múltiplas possibilidades de SER no mundo.
  • Interação com crianças mais velhas: Promover aprendizagem e interação com crianças mais velhas, que podem servir de modelo na sala de aula, possibilita um enriquecimento social e cultural.

Adultos que são sensíveis, atentos e respeitosos com as particularidades de cada criança contribuem significativamente para que elas vivenciem um processo de construção identitária saudável e positiva. Essa abordagem é fundamental para que as crianças se sintam valorizadas, confiantes e preparadas para enfrentar os desafios da vida de forma autêntica e genuína.

Na Rede Sagrado acreditamos que o entendimento da própria identidade é essencial para uma infância saudável, segura e feliz. Para nós, educadores que trabalhamos com crianças nos primeiros anos da Educação Infantil, participar desse processo é um verdadeiro privilégio.

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