Sem categoria
A importância da leitura no processo de aprendizado

Postado em: 27 de agosto de 2021

A Rede Sagrado preparou este conteúdo para falar sobre a importância da leitura no processo de aprendizagem.

Continue acompanhando e entenda como a leitura é uma atividade fundamental para o desenvolvimento integral do ser e como é significativo para o aprendizado, além de dicas de leitura.  

A importância da leitura e seus benefícios  

A construção da cidadania passa pelo eixo da leitura. Ler é uma prática essencial para uma formação integral do sujeito. Através da leitura aprendemos a operar criativamente, conhecemos nossa história, e nos comunicamos. 

O domínio da leitura é muito importante para o aprendizado humano, pois, além de favorecer no entendimento dos conteúdos, ajudam a formular e organizar uma linha de pensamentos.  

Além disso, a leitura é essencial para aprimorar a escrita. Um ótimo exercício para aperfeiçoar a produção de textos.  

A leitura também pode ser uma boa opção de lazer para as férias, pois é uma excelente forma para compreender conteúdos ou conhecer vários lugares sem sair do lugar! Assim, o estudante continua exercitando a prática de conhecimento de forma lúdica. 

Mas é valioso criar hábitos de leitura, para não tornar essa atividade cansativa.

Criando o hábito da leitura 

Um dos primeiros passos para criar o hábito da leitura é estabelecer uma rotina com local e horário reservados para isso, uma vez que ler pode ser prazeroso e divertido mas exige concentração. 

Uma forma de favorecer o hábito da leitura é optar por temas de interesse e leituras que despertem a curiosidade. 

Exercitar a leitura de forma organizada é o passo inicial para fazer desta prática um hábito corriqueiro, gerando mais interesse e curiosidade para aventurar-se em outros temas. Vale viajar por outros formatos, tais como: revista, jornais, poesias, quadrinhos dentre tantos. 

Inserir o hábito da leitura ainda na infância é importante para que a criança consiga realizar com prazer o mergulho nos textos e histórias, desenvolvendo a imaginação, a escuta atenta e a linguagem. 

Sugestões de obras nacionais

E, por fim, o Colégio Sagrado Coração de Maria traz algumas dicas de livros nacionais em comemoração ao Dia do Leitor. 

  • Dom Casmurro – Machado de Assis
  • A Hora da Estrela – Clarice Lispector
  • Memórias de um Sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida
  • Dois Irmãos – Milton Hatoum
  • Iracema – José de Alencar

Aproveite a leitura e divirta-se com as obras aclamadas pela literatura brasileira. Acompanhe a Rede Sagrado nas mídias sociais para ter acesso a mais conteúdos e artigos.