Educação InfantilEducacionalEnsino Fundamental I
Alguns mandamentos para a alimentação infantil

Postado em: 12 de agosto de 2022

Fazer com que as crianças tenham uma alimentação balanceada é um desafio diário na maioria das famílias. Com tantas opções industrializadas no mercado, é difícil fazer com que os pequenos gostem dos vegetais e cereais que devemos comer todos os dias para manter a saúde. 

Alimentar-se bem e fazer exercícios é essencial para a saúde e longevidade. Por isso, para pais e mães, a preocupação com a alimentação saudável é uma demonstração de amor.

Pensando nisso, elaboramos esse guia, com alguns mandamentos valiosos para a alimentação infantil. Confira nossas dicas:

O almoço e o jantar são momentos familiares

Sentar-se à mesa com a família na hora das refeições, conversar e apreciar juntos o cardápio contribui muito para uma alimentação saudável. É uma oportunidade de dar um bom exemplo na alimentação e ainda reforçar os laços afetivos. 

Aproveite a hora do almoço e do jantar para perguntar como está sendo o dia da criança e saber mais sobre seus interesses. Assim, as refeições deixam de ser uma obrigação para tornarem-se momentos agradáveis com pessoas que amamos.

Nada de eletrônicos

A alimentação deve ser associada aos momentos prazerosos de conversa e convivência em família, e isso não é possível se a atenção dos envolvidos está na TV ou no celular. Na hora da refeição, desligue a televisão e deixe todos os eletrônicos de lado. Devemos prestar atenção ao que estamos ingerindo, comer com educação e sem pressa.

Seja criativo

Muitas vezes, a criança prova determinado alimento e já diz que não gosta. Entretanto, todos os alimentos existem em inúmeras formas, que podem alterar a percepção da criança sobre ele. 

Ou seja, a criança que diz não gostar de peixe pode até não gostar de bacalhau, mas pode ser convencida com outras opções. Já a criança que não gosta de beterraba cru, pode se interessar por esse legume em formato de purê, refogada ou até em chips. Existem várias maneiras de preparar o mesmo alimento, e a criança deve ser encorajada a provar várias delas antes de tomar a decisão final. 

O prato deve ser colorido

Ter um prato colorido significa ter vários nutrientes diferentes na mesma refeição. Verde, amarelo, laranja, vermelho e branco formam uma bela combinação alimentar, rica em nutrientes, vitaminas e minerais. O prato fica mais bonito e mais saudável.

Além das cores, o ideal é contar com as quatro categorias de alimentos: leguminosas (lentilha, feijão), proteínas (ovo, frango, carne, peixe), vegetais (verduras e hortaliças) e cereais (trigo, aveia, arroz).

Autonomia para comer e fazer o prato

Fazer o próprio prato e comer sem ajuda é um estímulo para a maioria das crianças. Não tem problema se elas sujam a mesa ou fazem um pouco de bagunça, o importante é que sintam-se bem durante a refeição. 

Para tornar o momento mais divertido, você pode cortar os vegetais de uma forma diferente, desafiar a criança a montar carinhas ou criar um prato bonito. Tudo faz parte da aquisição de autonomia na infância. 

Sem lanchinhos na hora da refeição

A criança não precisa comer se não estiver com fome. Mas antes da refeição, não deve ter acesso a guloseimas e lanches. Na hora do café da manhã, do almoço e do jantar, a refeição não pode ser substituída por outras comidas. 

Desembalar menos, descascar mais

Comida de verdade não vem em embalagens plásticas. Sempre que possível, devemos optar pelos alimentos frescos, pelas compras a granel e pelo uso integral dos vegetais. 

Comece eliminando os embutidos e os temperos industrializados. Use alho, cebola, ervas e pimentas. Eles melhoram o paladar e valor nutricional do prato. Inclua também frutas e sucos naturais nos intervalos entre as refeições.

Atenção à mastigação

Mastigar bem os alimentos favorece a digestão e contribui na melhor absorção de nutrientes pelo corpo. Esse aspecto costuma ser negligenciado na educação alimentar, mas é relevante no processo digestivo e ainda faz com que a refeição seja mais apreciada. Devemos degustar os alimentos, com calma e atenção aos sabores.

Os mandamentos são para toda a família

Você pensou que esses mandamentos eram apenas para a alimentação de crianças? Pois é, não adianta nada querer que seu filho coma chuchu se você vai jantar uma lasanha. 

Lembre-se de que o exemplo dos pais é o maior incentivo. A cultura da alimentação saudável deve ser parte da rotina familiar, e seguida por todos os membros da família. 

A alimentação equilibrada é uma forma de demonstrar carinho e cuidado. Além de oferecer opções saudáveis, devemos cultivar um estilo de vida que permita os valiosos momentos diários na hora da refeição! Gostou desse conteúdo? Compartilhe com a sua família!