Sem categoria
Bilinguismo: como a tendência educacional da década auxilia na formação do seu filho

Postado em: 15 de julho de 2021

Como parte do processo de desenvolvimento cognitivo, na primeira infância, as crianças aprendem o primeiro idioma, chamado de língua nativa ou língua materna.

Isso dá-se de forma natural e espontânea, uma vez em que a criança está inserida diretamente naquela cultura e tem a necessidade instintiva de socializar, expressar e suprir necessidades.

O aprendizado de um segundo idioma, por outro lado, ocorre de maneira distinta e demanda diferentes incentivos e ensinamentos. Ele é influenciado, principalmente, pela idade em que é inserido no currículo do estudante, apresentando melhores resultados quando iniciado na primeira infância.

Por isso, a Rede Sagrado instituiu o Programa Bilíngue, que contempla a Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental! O programa oferece o bilinguismo aos pequenos através da educação ministrada em português e inglês.

O que é necessário para conquistar o bilinguismo e quais são as maiores vantagens essa proposta pedagógica?

Para começar a responder à essa grande questão, é preciso ressaltar que, apenas, aprender uma segunda língua não torna uma pessoa, necessariamente, bilíngue. Para tanto, é essencial ir muito além e capacitar o estudante para se comunicar com clareza em duas línguas.

Por isso é tão importante que o aprendizado comece desde cedo, na escola. No Programa Bilíngue, o corpo docente da Rede Sagrado é preparado para envolver os estudantes em um contexto de ensino e aprendizagem do idioma inglês para além das aulas específicas e o integra às demais atividades escolares, facilitando a apropriação de uma nova língua, pelas crianças, desde cedo. Assim, os estudantes da Rede Sagrado desenvolvem esse grande diferencial.

Isso faz com que a associação do conteúdo seja facilitada, bem como a memória e a criatividade. Tais habilidades acompanham a criança por toda a vida acadêmica, oportunizando um aprendizado mais dinâmico e interativo.

Como é o Programa Bilíngue na Rede Sagrado?

No Colégio Sagrado Coração de Maria, o corpo docente ministra a educação bilíngue dentro e fora das salas de aula. O projeto começou com o pé direito em todas as unidades da rede, com a inclusão do inglês na grade curricular! 

O idioma é considerado uma ferramenta de transformação na educação, que auxilia os estudantes a compreender o mundo em que vivem.

Ao desenvolverem novas atividades em inglês, os alunos aprendem conceitos como cidadania, criatividade, senso crítico, empatia e comunicação. 

Os professores trabalham o inglês na maioria das matérias – não apenas nas que são específicas do idioma – de forma natural. Isso, somado ao desenvolvimento constante da construção gramatical da língua, garante que a assimilação pelos estudantes seja mais plena e eficaz.

Agindo no presente, pensando no futuro!

É muito comum que as pessoas perguntem aos pais de crianças pequenas se elas já estão aprendendo inglês assim que elas começam a falar. Pode parecer exagero, mas quando o assunto é garantir o melhor para o futuro do seu filho, nada é demais!

Pesquisas apontam que o inglês é, atualmente, o idioma mais falado no mundo, sendo considerado a “língua universal”. Se, quem tem boca vai a Roma, quem fala inglês vai, praticamente, a qualquer lugar e se comunica com qualquer pessoa!

Outra pesquisa, feita pela Revista Exame, diz que profissionais que falam fluentemente a língua inglesa ganham bem mais que os demais, além de terem mais oportunidades de emprego.

Tudo isso parece longínquo na vida da sua criança, certo? Errado! O futuro está logo ali, e a preparação para um horizonte brilhante se inicia desde cedo, na infância. Por isso, com todos esses dados, a tendência atual da área acadêmica foca no bilinguismo cada vez mais cedo, na Educação Infantil.

Concluindo, a evolução global dos últimos anos tornou imprescindível a garantia de um segundo idioma para as crianças! O bilinguismo vai além do aprendizado do inglês na escola, por si só, mas assegura o desenvolvimento de outras aptidões, como a auto suficiência e a criatividade.

Se quiser saber mais sobre o Projeto Bilíngue da Rede Sagrado, visite a unidade mais próxima ou acesse o site!