DestaqueEducação InfantilEducacional
Atitudes que pais devem tomar para evitar a carga mental das mães

Postado em: 11 de outubro de 2022

O nascimento de um filho ou filha certamente é motivo para muitas alegrias. Além da felicidade por aumentar a família, junto à criança nascem também sonhos, expectativas e responsabilidades. No caso dos homens, é preciso lembrar que estão se transformando em pais, ainda inseridos em uma sociedade patriarcal e machista, na qual os cuidados com os filhos ainda são delegados principalmente às mulheres.

Nesse contexto, as mães acabam ficando sobrecarregadas, sendo responsáveis por todo (ou quase todo) o cuidado com a criança. Homens reproduzem comportamentos retrógrados, mesmo sem perceber, muitas vezes pela falta de referência masculina durante a própria infância.

A falta de apoio masculino é um dos fatores que mais contribuem para a sobrecarga materna. O pai presente pode aliviar a carga mental da mãe da criança, e ainda permite que a própria criança tenha uma infância mais acolhedora.

Quer saber como os pais devem agir para evitar a sobrecarga mental das mães? Descubra nesse post!

Divisão justa de tarefas

Pai e mãe devem ter responsabilidade iguais em relação aos filhos. Quando o casal se separa ou quando uma das partes trabalha mais que outra, os deveres devem ser ajustados de acordo, mas de forma justa para evitar a sobrecarga materna.

Ajustar os horários de trabalho e também os horários das necessidades da criança, para que tudo se encaixe em uma rotina que inclua mãe e pai, é o primeiro passo. Revezar-se na hora da alimentação e do banho, por exemplo, já contribui muito, pois permite momentos de descanso programados para ambos.

Antecipe-se

Dentre os fatores mais relevantes no desgaste mental materno está a falta de atenção paterna. Estamos falando do pai que, simplesmente, não está atento ao que acontece em casa ou às necessidades das crianças, porque sabe que a companheira ou ex-companheira cuidará de tudo. Roupas ficando pequenas, leite em pó acabando, consultas ao pediatra agendadas, reunião na escola prevista, vacinas a serem tomadas, dentre muitas outras questões.

Antecipar e programar-se para esses cuidados demonstra interesse no bem estar da criança e alivia a carga mental de preocupações da mãe. Parece um cuidado simples, mas ter alguém com quem contar faz com que a mulher não precise lembrar-se de tudo sozinha e, por isso, contribui para que ela não fique sobrecarregada mentalmente.

Descubra como cuidar da criança

Essa dica parece boba, mas, na verdade, revela aspectos interessantes da dinâmica familiar. Muitos homens esperam que a esposa defina como solucionar problemas e quando cada atitude deve ser tomada em relação à criança. Boa parte deles não procura informações ou, quando procuram, não avaliam se aquela solução é adequada para a família.

O desfralde, por exemplo, é um processo que deve ser realizado por ambos, em conjunto. O pai deve pesquisar como ocorre, conversar com outros pais e contribuir tanto quanto a mãe. Ele não deve apenas seguir instruções, e sim compreender por si mesmo e participar.

Tenha empatia

Existe uma barreira empática de gênero, causada pelas situações que apenas mulheres vivenciam e homens têm dificuldade para compreender em plenitude. É o caso da amamentação, das mudanças hormonais da gravidez e da cobrança da sociedade pelo cumprimento dos “deveres” maternos, por exemplo.

Entretanto, mesmo que não seja possível saber como a mulher se sente, o homem pode sim colocar em prática a empatia. Entender o que é importante para o outro e respeitar isso já é um grande passo, principalmente quando não é uma questão tão relevante para você. A empatia ajuda a formar conexões genuínas e favorece a comunicação sincera.

Incentive e participe de grupos de apoio

As redes de apoio são muito importantes tanto para as mães quanto para os pais. É a partir desses grupos, que ambos podem ter contato com outras pessoas, que passam pelas mesmas situações. É um espaço para compartilhar vivências, sentimentos e desejos, capaz de tornar os desafios diários da paternidade mais leves.

Pode ser o grupo de pais da escola ou do condomínio, por exemplo. Conversem com outros pais e reúnam-se com outras famílias, a carga mental pode ser aliviada pela conversa! Além disso, o contato com outros pais contribui para que você saiba cuidar melhor da criança.

Tanto a maternidade quanto a paternidade são transformadoras na vida de qualquer pessoa. No caso dos homens, são cada vez mais comuns os pais participativos, que se envolvem tanto quanto a mãe na vida da criança. Esse cenário é o ideal, afinal ambos devem ter responsabilidades iguais na criação dos filhos.

Gostou desse post? Aproveite para compartilhar no seu grupo de pais do whatsapp!