DestaqueEducacional
Por que é importante preservar o meio ambiente?

Postado em: 20 de abril de 2023

O desenvolvimento da civilização e a exploração promovida pelos seres humanos ao longo dos séculos causaram inúmeros danos à natureza. Especialmente ao longo dos séculos 20 e 21, o meio ambiente tem sofrido as terríveis consequências da destruição ecológica em todos os biomas do planeta Terra. Entre os maiores problemas temos:

  • Desmatamento
  • Aquecimento global (efeito estufa)
  • Poluição
  • Degradação do solo
  • Extinção de espécies animais e vegetais
  • Chuva ácida
  • Queimadas

Conhecendo todos esses estragos causados pelo homem, você entende por que é tão importante lutar pela proteção da natureza? Nesse artigo, vamos falar sobre duas maneiras diferentes de defender o meio ambiente, além de mostrar a relevância desse assunto tão atual. Leia:

Existe diferença entre preservação e conservação?

Os termos “preservação” e “conservação” muitas vezes são usados como sinônimos, mas são correntes ideológicas diferentes, cada uma com sua importância. Ambas referem-se ao cuidado com a natureza, mas divergem quanto à maneira de fazer isso. Vamos saber as diferenças entre o conservacionismo e o preservacionismo?

Preservação

Preservar significa manter a natureza sem a interferência humana. É o que acontece nas reservas florestais, por exemplo, onde o meio ambiente é integralmente protegido independente do valor que possa ter para a sociedade. Ou seja, a natureza permanece intocada. Muitas vezes, o preservacionismo é importante para salvar espécies ameaçadas de extinção.

Conservação

Já conservação é um conceito menos rígido, pois permite a intervenção humana desde que ocorra de maneira sustentável. Os conservacionistas defendem a integração do ser humano à natureza, com harmonia e proteção. Nesse sentido, o ideal seria usufruir dos recursos naturais sem prejudicar o meio ambiente como um todo, causando o mínimo possível de estrago.

Por que é importante preservar a natureza?

A natureza é fonte do ar que respiramos, da água que bebemos, da comida que consumimos, do combustível que utilizamos e de todas as matérias primas dos produtos que usamos todos os dias. É a partir do meio ambiente que obtemos todos os recursos necessários para a sobrevivência humana e de todos os outros seres vivos. 

Sendo assim, quando prejudicamos a natureza, estamos colocando em risco não apenas a nossa sociedade, como também todas as plantas e animais que habitam o planeta Terra. A importância de salvar o meio ambiente está no fato de que toda a vida acontece a partir dele. 

Além disso, é preciso pensar no futuro. Cuidar do meio ambiente é de extrema importância para todas as espécies que habitarão o planeta nos próximos anos. Considerando as mudanças climáticas pelas quais a Terra está passando, é urgente que sejam criadas novas medidas de proteção e conservação ambiental, e também que todas as pessoas contribuam, deixando um legado positivo para as próximas gerações.

Como eu posso contribuir?

A legislação brasileira, no artigo 225 da Constituição Federal, expressa que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.

Dessa forma, é dever dos governantes prezar pela proteção da natureza, a partir de políticas públicas e campanhas de conscientização. Além disso, as empresas e a população também têm o dever de contribuir na defesa do meio ambiente. Entre as atitudes simples que todos podemos adotar diariamente como contribuição à preservação ambiental, podemos citar:

  • Economizar água e energia elétrica
  • Priorizar o consumo de produtos eco-friendly
  • Reciclar o lixo
  • Diminuir o uso de plástico e aumentar o uso de embalagens reaproveitáveis
  • Não vender ou comprar animais silvestres
  • Não pescar em locais proibidos
  • Diminuir o consumo de carne
  • Consumir vegetais orgânicos e de pequenos produtores
  • Jogar lixo somente nos locais corretos
  • Cobrar iniciativas ambientais das empresas

Tanto a preservação quanto a conservação tem papéis importantes na proteção da natureza. Ambas as correntes de pensamento são importantes para a sociedade humana, que necessita de recursos naturais para sobreviver e para desenvolver-se. Proteger o meio ambiente é fundamental para garantir o futuro do nosso planeta e de todos os seres vivos que o habitam.

Aqui na Rede Sagrado, acreditamos a Educação Ambiental além do caráter utilitarista, promovendo um verdadeiro respeito pela natureza e pelos seres vivos com os quais compartilhamos o nosso planeta. Como você contribui para a preservação do meio ambiente?