Educação InfantilEducacional
Atividades ao ar livre na Educação Infantil

Postado em: 11 de maio de 2023

Atualmente, a tecnologia tem oferecido variadas opções de entretenimento virtual, o que faz com que tanto adultos quanto crianças passem menos tempo fora de casa. 

No entanto, pesquisas mostram que brincar em contato com a natureza pode trazer benefícios significativos para o desenvolvimento das crianças em idade escolar. Além de estimular a criatividade e a cooperação, atividades ao ar livre ajudam a promover uma infância saudável, estimulando a imaginação, a capacidade física e a sociabilidade.

O movimento físico também estimula o desenvolvimento de habilidades importantes para o futuro, como organização espacial e equilíbrio, ao mesmo tempo em que aprimora a convivência social com outras pessoas.

Nesse texto, falamos um pouco sobre as vantagens das brincadeiras ao ar livre. Para aproveitar melhor esses benefícios, sugerimos também algumas atividades, adequadas a diferentes faixas etárias. Aproveite e confira!

Autonomia e criatividade

O exterior, de casa e da escola, é repleto de estímulos sensoriais. Ambientes ao ar livre podem despertar a imaginação e ainda contribuem na autonomia da criança, que inventa brincadeiras e supera os obstáculos daquele lugar. Os brinquedos são criados de acordo com o que está disponível: galhos são espadas, folhas mapas do tesouro e assim por diante.

Interação

As atividades ao ar livre na Educação Infantil costumam ser interativas e criativas, contribuindo no desenvolvimento de relações sociais positivas com outras crianças e até com adultos. Brincar do lado de fora é uma oportunidade de desenvolver laços afetivos e criar memórias valiosas por toda a vida.

Coordenação e equilíbrio

As atividades ao ar livre envolvem correr, pular, sentar, rodar, inclinar-se, fazer força e muito mais. Tudo isso favorece o desenvolvimento das habilidades espaciais, como a coordenação e o equilíbrio. Além disso, as noções de tempo e espaço também são desenvolvidas.

Exercícios físicos

O sedentarismo deve ser evitado desde a infância. Para isso, exercícios ao ar livre como bicicleta, esportes, skate, patins ou até pequenas trilhas são muito bons, tanto para a saúde física quanto para a saúde mental.

Contato com a natureza

Cavar na terra, contemplar a linha do horizonte no oceano, escalar uma (pequena) montanha, caminhar entre as árvores, ver animais em seu habitat natural. Esse contato com a natureza não é tão frequente no dia-a-dia das famílias, especialmente as que moram em grandes cidades. Entretanto, passeios no parque ou em praças arborizadas também são válidos e contribuem na saúde mental, proporcionando momentos de calmaria e sensação de paz. 

Vale lembrar a importância da educação ambiental, uma vez que o futuro do planeta (e da humanidade) está nas mãos das crianças. Por isso, a sensibilidade delas pela natureza deve ser estimulada.

Ideias de atividades ao ar livre

Agora que já sabemos o quanto é benéfico para as crianças brincar ao ar livre, vamos conhecer algumas vantagens específicas de brincadeiras tradicionais. Além delas, também recomendamos deixar as crianças livres, para que inventem suas próprias brincadeiras.

Pula corda

Pular corda é um exercício aeróbico, contribuindo com a saúde de maneira geral, e ainda contribui na melhora da coordenação motora e resistência muscular.

Bolhas de Sabão

As bolhas de sabão estimulam a concentração ao serem sopradas e a percepção ao serem seguidas pelas crianças. A coordenação dos músculos faciais é ativada, além de ser uma brincadeira lúdica, que traz bem-estar e estimula a imaginação.

Pipa

Soltar pipa também é benéfico para a coordenação motora e pode trazer boas lições de física para os jovens. Aproveite para explicar porque a pipa precisa ser leve, porque é necessário correr para que ela suba e como ela se mantém tanto tempo no ar. É ainda uma boa oportunidade para trabalhar em equipe na confecção do brinquedo.

Cantigas de roda

As cantigas de roda fazem parte da cultura brasileira, que favorecem também a com os colegas. Por meio das canções, é possível trabalhar a audição, o ritmo, o equilíbrio e a memória. Entre as cantigas mais conhecidas temos:

  • Peixe Vivo
  • Alecrim Dourado
  • Eu entrei na roda
  • Marinheiro Só
  • Ciranda Cirandinha
  • Pai Francisco
  • O Jipe do Padre

Esportes com bola

Todos sabemos que os esportes são ótimos para estimular o trabalho em equipe e o desenvolvimento físico. Eles contribuem no desenvolvimento de características como o companheirismo e liderança e são ótimos para aproveitar bem o espaço ao ar livre.

Uma criança saudável é aquela que tem liberdade para se movimentar, sujar, desafiar-se, brincar, experimentar, investigar e descobrir tudo o que o mundo tem a oferecer! Por isso, é essencial incentivar a prática de atividades fora do ambiente doméstico, a fim de estimular a saúde física, mental e emocional dos pequenos.

Quer saber como a Rede Sagrado promove as atividades ao ar livre no dia a dia escolar? Entre em contato com a gente!