DestaqueEducação Infantil
Benefícios e ideias para manter uma conversa saudável com as crianças

Postado em: 13 de setembro de 2022

A comunicação está entre os elementos mais importantes para a felicidade de uma família, independente de sua configuração. Saber conversar e estar aberto ao diálogo muitas vezes é o que permite superar dificuldades e construir confiança entre pessoas de todas as idades, inclusive crianças.

Embora cada família tenha características únicas, em todas elas deve ser cultivado o hábito de conversar e criar vínculos. Nesse artigo, vamos mostrar os benefícios de promover conversas saudáveis com crianças e dar algumas orientações para conduzir esse diálogo. Confira: 

Podemos conversar sobre qualquer assunto?

A maior dificuldade na hora de conversar com crianças é a crença de que aquele diálogo não pode ser interessante ou de que a criança não tem capacidade de compreensão suficiente. Na prática, muitas vezes há o diálogo familiar e a troca de confiança, mas não há troca intelectual.

Você considera seu filho como uma criança inteligente? Pois saiba que a inteligência não diz respeito somente ao desempenho na escola. Ter inteligência também significa compreender informações, analisar o mundo à sua volta e até ter ideias. Falar sobre assuntos profundos é uma demonstração de respeito ao intelecto da criança. 

Assim, é inteiramente possível conversar sobre qualquer tema com a criança, desde que a linguagem seja adaptada. Enfrentar assuntos como sexualidade, relacionamentos, depressão, drogas, entre muitos outros, é benéfico quando a criança faz perguntas ou demonstra interesse. Ao negar a conversa, você aumenta a curiosidade pelo tema e facilita que o jovem tenha uma compreensão equivocada, por falta de orientação.

Três grandes benefícios de conversar com as crianças

O primeiro benefício de manter conversas saudáveis com a criança é que ela pode aprender muito com essa troca. O adulto também pode aprender, mas a vantagem para a criança é muito maior pois ela descobre como se comunicar, compartilhar ideias, discordar e dizer o que pensa. Há ainda a oportunidade de aumentar o vocabulário.

Em segundo lugar, por meio da conversa, a criança adquire autoconfiança. Ela percebe que é ouvida e que seus pensamentos são importantes. É assim que ela passa a se expressar cada vez melhor e com mais segurança.

Por fim, mas não menos importante, o relacionamento com a família pode melhorar muito a partir do diálogo. Devemos privilegiar as conversas francas, em detrimento de castigos, punições e brigas. O raciocínio e a argumentação devem ser as ferramentas de educação usadas em casa. 

Por meio do diálogo, pais e filhos aproximam-se, encontram interesses em comum e desenvolvem relacionamentos mais fortes. Ao conversar sobre todos os assuntos, você demonstra empatia e preocupação com o bem-estar da criança, fazendo com que no futuro não haja espaço para mentiras.

Como ter um diálogo aberto com os filhos?

A conversa saudável entre crianças e familiares é muito benéfica do ponto de vista educacional e social. Mas como estabelecer esse canal de diálogo? Saiba agora!

Saiba ouvir

A conversa é uma via de mão dupla, ou seja, o espaço de fala deve ser dividido entre os interlocutores. Isso pode parecer óbvio, mas muitas vezes o problema é que os pais não têm interesse em escutar. Lembre-se de que, em uma conversa, todos podem expor suas opiniões e devem respeitar a opinião dos outros.

Para melhorar a comunicação com o seu filho, valorize o ponto de vista dele. Não parta direto para o sermão e não encare suas próprias opiniões como definitivas. Quando a criança procura um familiar para conversar, ela muitas vezes deseja apoio, acolhimento ou validação.

Não mude de assunto

Conforme já explicamos, qualquer temática pode ser discutida com crianças. Evite mudar de assunto apenas porque está desconfortável: seja honesto e claro. Ao desviar do tema, a criança pode procurar outras fontes.

Quando você não souber o que dizer ou não tiver a informação que a criança procura, diga a ela que vai procurar saber e que podem falar sobre aquilo em outro momento. 

Invista em momentos de diversão

Ainda que você trabalhe muito, tenha tarefas em casa e diversas questões à serem resolvidas, é importante demonstrar disponibilidade para a criança. O ideal é ter momentos de diversão mútua, em que a conversa ocorra naturalmente e vocês possam conhecer melhor um ao outro. Passeios, viagens, filmes e brincadeiras devem fazer parte da rotina da família por diversos motivos, inclusive por facilitarem o diálogo.

Respeite os sentimentos da criança

Na infância, nossa formação emocional ainda não está completa, e por isso é normal que alguns sentimentos sejam mais intensos que na vida adulta. Nesse contexto, é essencial que esses sentimentos não sejam minimizados ou desprezados.

Dificuldades e frustrações devem ser levadas a sério pelos pais, que devem oferecer apoio e compreensão, além de ajuda na solução do problema. Desconsiderar um “problema” vivido pela criança dificulta o diálogo e pode fazer com que ela se torne mais fechada.

É necessário superar a barreira que impede adultos de conversar sobre assuntos complexos, ou polêmicos, com crianças. Cada família tem seus hábitos, crenças e peculiaridades, mas o diálogo saudável deve ser parte da rotina de todas elas. O objetivo é que as crianças cresçam seguras, cercadas de amor e compreensão.

Saia do básico. Você pode continuar perguntando como foi o dia na escola e quais são os desenhos preferidos dele, mas vá além. Aborde assuntos que você conversaria com um amigo e entenda que a opinião do seu filho pode ser interessante também. O resultado será uma relação duradoura, fortalecida pelo diálogo e pelo respeito.

Gostou desse conteúdo? Deixe aqui a sua opinião e compartilhe esse texto no grupo de pais!