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Cada criança tem seu tempo. E isso deve ser respeitado
Em muitas famílias, há ansiedade em relação ao desenvolvimento da criança. São feitas comparações entre irmãos ou primos, deixando de lado a individualidade e os talentos únicos de cada ser humano. Esse tipo de expectativa é prejudicial ao desenvolvimento, pois pode gerar uma pressão desnecessária na criança.
Entretanto, existem sim algumas capacidades esperadas para cada faixa etária, que quando não são conquistadas, indicam a necessidade de intervenção. Cada criança tem seu tempo, mas família e escola devem trabalhar juntas para entender se a criança precisa de ajuda. Respeitar o tempo da criança é não ter pressa, mas acompanhar de perto seu desenvolvimento. Entenda melhor como fazer isso lendo nosso artigo de hoje:
Acompanhe o desenvolvimento da criança
Respeitar o tempo de cada criança não significa ignorar tudo o que é considerado normal para aquela idade. Existem marcos de desenvolvimento, que ajudam pais e professores a entender em quais áreas cada criança precisa de mais estímulo. Além disso, os marcos auxiliam na identificação de dificuldades e problemas, permitindo buscar ajuda mais cedo e com maiores chances de sucesso.
Estamos falando de comportamentos esperados para cada faixa etária, que refletem as capacidades sociais, cognitivas e motoras. Por exemplo, sabemos que há uma faixa etária para começar a falar, a andar e a ler. Embora cada pessoa adquira essas habilidades em seu tempo, a fase em que cada competência é adquirida é bem definida.
Acompanhar esses marcos é muito importante para garantir que a criança desenvolva todo o seu potencial. Ao saber o que esperar do seu filho, você pode contribuir com os estímulos correspondentes, mas sem pressioná-lo. Veja o que pode impactar no desenvolvimento dele:
Fatores relevantes no desenvolvimento infantil
Existem várias questões que interferem no tempo de desenvolvimento de cada criança, tanto para os aspectos físicos e motores, quanto nos níveis cognitivo e emocional. Os fatores mais relevantes são:
- Contexto familiar e ambiente em que a criança vive
- Hereditariedade – herança genética e condições físicas
- Estímulos recebidos – incentivos para comunicar-se e aprender
Meu filho não tem as habilidades previstas para a idade, e agora?
Não estar de acordo com a expectativa para a idade nem sempre significa um atraso. Talvez a criança simplesmente precise de um incentivo diferente. O ideal é conversar com a professora e com outros profissionais, como um psicólogo ou pediatra, por exemplo.
O papel dos pais é contribuir com estímulos e prestar atenção aos sinais de dificuldade da criança. Buscar ajuda de especialistas no assunto pode ser a solução para obter um diagnóstico ou apenas uma orientação, que permita auxiliar no desenvolvimento de habilidades.
Muitas vezes, o medo de receber um diagnóstico impede a solução do problema, agravando-o ou postergando sua solução. Em casos de síndromes e transtornos, o tratamento desde cedo é muito importante na qualidade de vida e no desenvolvimento adequado da criança.
Cada criança é única, e por isso eles se desenvolvem de centenas de maneiras diferentes. Não tenha pressa, acompanhar é importante, mas também devemos curtir todas as fases da infância. Alguns bebês andam aos 10 meses, outros podem só fazer isso aos 18 meses, não é uma competição. Por isso, viva cada momento com alegria, sabendo que a infância passa em um piscar de olhos.
Dê tempo ao tempo, aproveite todas as fases! Entretanto, não deixe de lado os marcos de desenvolvimento, e contribua para que seu filho possa alcançá-los. Cada criança tem seu tempo, mas esse tempo não é indeterminado. Saber o que esperar significa poder ajudar seu filho a dar o melhor de si mesmo!
Nesse contexto, o ideal é contar com o apoio de uma escola preparada para lidar com todos os marcos de desenvolvimento. Na Rede Sagrado, a equipe pedagógica é parceira das famílias, favorecendo o aprendizado e a aquisição habilidades na escola e em casa. Quer saber mais sobre nossa metodologia? Agende uma visita!