DestaqueEducacionalEnsino Fundamental IEnsino Fundamental II
Cantinho da leitura em casa: incentivando nas crianças o hábito da leitura

Postado em: 10 de maio de 2022

A leitura é benéfica em todas as fases da vida, mas na infância tem um papel, especialmente, importante. O motivo é que as crianças estão em processo de aprendizado constante, construindo uma base de conhecimento e de valores que as acompanharão pelas décadas seguintes e determinarão o hábito de leitura ao longo da vida.

Além disso, é também na primeira infância que são desenvolvidas as conexões neurais relacionadas com as áreas da linguagem expressiva e receptiva, escrita e comunicação. A leitura é um grande estímulo a esse desenvolvimento. Portanto, é importante ter contato com os livros desde bem cedo, mesmo antes da alfabetização.

Pensando nisso, escrevemos esse artigo ensinando a criar um cantinho da leitura especial na sua casa. A partir dele, a criança pode criar o poderoso hábito da leitura, que terá benefícios para toda a vida. Confira! 

Como montar um cantinho da leitura em casa?

Reunimos aqui algumas dicas para tornar o cantinho da leitura um local convidativo e aconchegante. Leia as três dicas fundamentais para entender como criar um lugar muito especial:

  1. Conforto, decoração e luminosidade

O cantinho da leitura precisa ser um lugar agradável, onde a criança consiga passar um longo tempo de forma confortável. Por isso, você pode escolher entre um pufe, poltrona, almofadas ou até um tapete bem macio. Lembre-se de que esse é um espaço para relaxar e curtir os livros e não um local de estudos.

O cantinho pode ocupar qualquer lugar da casa, mas o ideal é que seja silencioso e bem iluminado. Na maioria das vezes, ele é montado na sala de estar ou no quarto da criança. Quem tem um quintal, cobertura ou varanda pode aproveitar esses espaços também, criando um cantinho da leitura ao ar livre e com muita luz natural.

Quanto à decoração, é legal convidar a criança para opinar, até para que ela saiba que aquele espaço é dela e se aproprie dele.  O ideal é utilizar decoração simples e cores claras, para manter o foco no principal: os livros. Organize-os numa estante ou prateleira de forma que sempre estejam acessíveis para a criança.

  1. Esteja presente no cantinho da leitura

A presença dos pais é um grande incentivo para frequentar o cantinho da leitura. Esse espaço pode ser usado como um lugar de convivência familiar, onde todos fortalecem juntos o hábito da leitura.

Principalmente, no caso das crianças que ainda não aprenderam a ler ou estão em fase de alfabetização, os pais precisam separar um tempo para ler juntos, mas estimular que eles, também, frequentem o espaço sozinhos. Inclusive, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a leitura em voz alta como contribuição ao desenvolvimento integral desde a primeira infância.

  1. Como escolher os livros?

O cantinho da leitura deve ser equipado com títulos diversos, apropriados para a faixa etária do seu filho. Você pode oferecer fábulas, livros de aventuras, gibis, contos de fadas e obras clássicas da literatura infantil brasileira. Converse com a criança para entender o que é mais interessante para ela. Pense também nos livros que você gostava quando tinha aquela idade e compartilhe.

O desenvolvimento do hábito da leitura deve ter início na infância, por isso o contato com os livros é essencial nessa fase da vida. Para adquirir esse hábito e, ainda, beneficiar-se da leitura no processo de aprendizagem, o cantinho da leitura é um facilitador. Nele, a leitura é um prazer, que diverte, ensina, transcende universos e acelera o coração.

Viu que é simples criar um cantinho da leitura na sua casa e o quão importante ele pode ser para criação dos seus filhos. Aproveite essas dicas, selecione os livros e estimule a participação das crianças neste momentos de prazer.

Pronto para criar o cantinho da leitura na sua casa? Comente aqui suas ideias para  esse espaço!