Educação InfantilEducacionalEnsino Fundamental I
Como ajudar as crianças a lidar com a frustração
A frustração é um sentimento complexo, que pode ser desencadeado por muitas situações diferentes. Durante a infância é comum que ela apareça quando a criança é contrariada e que os pais não saibam como agir no momento. Eles, então, passam a buscar formas de auxiliar os filhos a entender esse sentimento e reagir melhor a ele.
Afinal, ensinar as crianças a lidar com emoções negativas é fundamental para que cresçam emocionalmente saudáveis e, também, para que saibam lidar com as adversidades no futuro.
Pensando nisso, a Rede Sagrado traz este artigo que mostra a melhor maneira de ajudar seu filho a lidar com a frustração. Leia e informe-se.
O primeiro passo é esperar
Assim como outras emoções, a frustração tem efeitos no cérebro humano, nesse caso estimulando a produção de hormônios relacionados ao estresse. É quando seu corpo reconhece que há alguma dificuldade e procura maneiras de lidar com ela, entrando em estado de alerta. Por isso, no momento em que uma grande frustração ocorre, é muito difícil focar no raciocínio lógico.
A criança chora, grita e bate a porta, deixando que a emoção (e os hormônios) dominem a situação. Ter uma conversa tranquila é extremamente difícil e isso é compreensível, neste momento. Assim, dê alguns minutos para que ela se acalme, pois somente após a explosão inicial será possível ajudar a lidar com a frustração.
Com o passar do anos, com o desenvolvimento da inteligência emocional, torna-se mais fácil ter autocontrole e manter a calma ao deparar-se com decepções, erros e insatisfações. Na infância, o auxílio familiar faz toda a diferença para superar estes momentos.
Mantenha a calma
Muitas vezes, a frustração da criança acaba sendo o catalisador para uma briga. Os pais precisam ter calma para não tornar o problema ainda maior, mantendo a compostura e sendo um exemplo de comportamento. Ou seja, para ajudar a criança a lidar com a frustração, primeiramente é necessário lidar com a sua própria frustração naquele momento.
Ajude a criança a compreender o que sente
Durante a infância, é normal não entender com profundidade os próprios sentimentos ou ter alguma dificuldade em lidar com as emoções negativas. São questões aprendidas com o tempo e, de preferência, com o apoio da família.
Assim, converse com o seu filho sobre o ocorrido. Ajude-o a dar um nome ao que sentiu naquele momento, como raiva, tristeza, nervosismo, decepção ou ciúme, por exemplo. Tentem juntos entender o que provocou esses sentimentos e qual seria a melhor maneira de lidar com eles.
Ofereça apoio
Quando o ser humano sente-se frustrado, ele enfrenta uma série de emoções, que muitas vezes são acompanhadas do sentimento de solidão. Pensamos que somos os únicos a sofrer ou a se importar com determinada situação e, por isso, as outras pessoas não podem nos compreender ou compartilhar da nossa frustração.
Portanto, demonstrar para a criança que ela tem seu apoio é muito importante para que ela não se sinta sozinha. Não diminua os sentimentos dela, eles são reais e válidos. Conte sobre momentos em que você sentiu frustração, seja na infância ou já na vida adulta. Seu filho precisa saber que pode contar com a sua presença independente da situação.
Estratégias para lidar com a frustração: conheça e ensine!
Dentre as estratégias para lidar com a frustração na infância, podemos citar alguns métodos simples para acalmar a mente. Meditar, rasgar folhas de papel, respirar lentamente, bater os pés no chão ou recitar o alfabeto são alguns exemplos práticos.
Praticar exercícios físicos com regularidade também é um bom método para aprender que vitórias e derrotas fazem parte da vida. Já a utilização de um diário, para crianças que já sabem escrever, pode ajudar a refletir sobre o que elas sentem e pensam, contribuindo para a inteligência emocional a longo prazo.
Mantenha seu posicionamento
Quando a frustração foi causada por uma resposta negativa dos pais, seja para uma compra, uma permissão ou um passeio, mantenha a sua decisão. Ajudar a criança a lidar com a frustração não significa dizer sim.
Ofereça apoio, trabalhe a consciência emocional dele e converse, mas mantendo sua decisão. Caso contrário, será muito difícil não apenas lidar com frustrações futuras como também respeitar os limites impostos.
Elimine a superproteção
Para aprender a lidar com frustração, a criança precisa se frustrar correto? A superproteção paterna não faz com que a criança saiba lidar com as emoções, somente a torna despreparada para quando essas emoções chegarem, inclusive na vida adulta.
O efeito da superproteção pode ser muito diferente das expectativas dos pais, ao gerar dependência. É claro que não devemos criar dificuldades ou incentivar esforços que sabemos ser em vão. É preciso buscar um equilíbrio, dando oportunidades de autoconhecimento e de conhecimento de mundo.
Lidar com a frustração não é uma tarefa fácil, nem mesmo para os adultos. Entretanto, é com as adversidades que aprendemos a corrigir erros e superar desafios. Para ajudar seu filho a lidar com esse sentimento, é necessário ter calma, paciência e empatia.
Gostou das nossas dicas? Compartilhe esse artigo com seu grupo de pais! Converse com eles sobre a estratégia de cada um para educar crianças mais conscientes dos próprios sentimentos!