EducacionalEnsino Médio
Como ajudar seu (a) filho (a) a se preparar para o vestibular

Postado em: 22 de julho de 2022

O ano de fazer os processos seletivos para ingresso no Ensino Superior é tenso para a maioria dos estudantes. Seja Enem ou vestibular, é uma fase avaliativa que separa o aluno do Ensino Médio da graduação que ele sonha cursar. É um período no qual o apoio da família é um diferencial, que pode contribuir muito no desempenho do aluno.

Porém, muitos pais ainda não sabem como auxiliar os filhos nesta preparação, neste momento fundamental. Nesse post, vamos mostrar como a família pode ajudar um estudante a manter a concentração nos estudos. Confira:

Contribua com a rotina de estudos

O preparo para o vestibular ou para o Enem exige uma rotina de estudos que inclua todas as matérias avaliadas, incluindo a prática da redação. É uma rotina cansativa, que pode ser mais fácil com a ajuda da família.

4 Dicas para redação
https://blog.redesagrado.com.br/4-dicas-para-redacao/

Nesse contexto, o que os pais e irmãos podem fazer é auxiliar para que o estudante tenha foco e siga o cronograma. Ou seja, lembrá-lo dos horários das aulas, respeitar o estudo, oferecer uma carona quando possível e preparar um lanche, por exemplo. São atitudes simples, que fazem a diferença. Com essas pequenas contribuições, o aluno consegue dedicar-se somente aos estudos, sem se preocupar com outras questões.

Ofereça um ambiente tranquilo

O ambiente de estudos tem grande influência na consolidação do aprendizado. Em casa, o estudante deve ter um local fixo para estudar, que seja organizado, bem iluminado e silencioso. Além disso, o equilíbrio emocional dele na hora de aprender também afeta o resultado do estudo, pois impacta diretamente na capacidade de concentração.

Um ambiente doméstico repleto de discussões não favorece o aprendizado. Para contribuir no preparo para o vestibular,  toda a família deve esforçar-se para uma convivência harmoniosa. 

Cobrança é diferente de incentivo!

É natural querer que os filhos sejam bem sucedidos, mas é preciso tomar cuidado para não exagerar na cobrança. A pressão psicológica sofrida pelo estudante, muitas vezes atrapalha o seu desempenho, causando ansiedade generalizada e nervosismo excessivo na hora da prova. 

Por isso, o papel dos pais é incentivar o estudo, fazendo com que o adolescente sinta-se motivado. Valorizar o esforço e orientar o aluno é mais importante que cobrar por resultados de alto nível.

Caso perceba que seu filho está desmotivado, converse com ele e busque ajuda na escola ou em grupos de apoio específicos. Você pode, ainda, trabalhar com metas, propondo pequenos avanços diários nos estudos.

Mostre interesse e disponibilidade

Na idade em que costuma ocorrer o preparo para o vestibular, muitos jovens são resistentes a pedir ajuda aos pais. Por isso, mesmo que você tenha diversas obrigações e compromissos diários, tente reservar um tempo para dialogar com o adolescente e mostrar-se disponível para ajudá-lo nos estudos. 

Oferecer-se para tirar dúvidas, caso tenha domínio de algum conteúdo, ajudar em pesquisas, corrigir simulados ou simplesmente estar lá em um momento de desabafo já pode ser suficiente.

Respeite a escolha da graduação

É legal compartilhar experiências com os mais novos, mostrando que vocês já passaram pelas mesmas dificuldades e alegrias. Entretanto, é preciso lembrar de que cada indivíduo é único e tem caminhos próprios para seguir. Muitos pais desejam que os filhos sigam a mesma carreira que eles ou que escolham determinada carreira de prestígio, sem realmente conhecer e respeitar o desejo dos filhos.

Criar esse tipo de expectativa é negativo tanto para os pais quanto para os adolescentes. Respeitar a escolha profissional do jovem é um estímulo extra para que ele se dedique ao vestibular, sabendo que terá o apoio familiar ao longo da graduação. Em caso de dúvidas, o ideal é procurar orientação vocacional.

Na véspera da prova

O dia anterior às provas e as horas que antecedem o exame são de muita ansiedade. Para ter um bom desempenho é preciso ter uma boa noite de sono, alimentar-se adequadamente e controlar o nervosismo. Para ajudar seu filho, até o último momento desta jornada, propicie momentos de descanso mental para ele.

Na véspera, nada de estudar, estimule o adolescente a assistir um filme ou saia para um passeio ao livre com ele. Ajude-o a preparar o lanche e os materiais para o dia da prova, garantindo um trajeto tranquilo e pontual. Se possível, visitem juntos o local da prova com antecedência.

Mesmo após alguns anos sem contato com os conteúdos do Ensino Médio, ainda existem muitas formas de ajudar seu filho no preparo para o vestibular. Nessa etapa da vida acadêmica, o papel dos pais é estar presente e contribuir para uma rotina de estudos tranquila e sem estresse. 

Gostou das dicas?!

Compartilhe com outras famílias que possuem filhos nesta fase da vida: o ingresso ao Ensino Superior.