DestaqueEducacionalEnsino Médio
Como auxiliar os adolescentes na escolha da profissão?

Postado em: 30 de setembro de 2022

Entre os adolescentes, a escolha da profissão pode ser motivo para angústia e ansiedade. Trata-se de uma decisão importante, que exige autoconhecimento e muita pesquisa sobre o mercado de trabalho. 

Aos pais, cabe apoiar e orientar o estudante, que está passando por um momento de pressão e incertezas. Leia esse artigo para descobrir como ajudar seu filho na fase de escolha por uma carreira:

Estimule o autoconhecimento

O autoconhecimento é o fator mais importante na hora de escolher a profissão a ser seguida. Entender as próprias preferências e habilidades faz com que o jovem sinta identificação por determinadas atividades, enquanto a falta de autoconhecimento faz com que ele fique perdido, sem conectar-se com nenhuma área de atuação. 

Além disso, conhecer a si mesmo é essencial para traçar objetivos de vida, não apenas em relação à carreira. Afinal, é a partir do autoconhecimento que conseguimos corrigir nossas falhas e desenvolver nossas qualidades. 

Assim, estimule o adolescente a descobrir talentos, compreender quais tarefas ele se sente mais confortável para desempenhar e de quais obrigações ele menos gosta. Pergunte quais qualidades ele admira em um profissional e quais assuntos despertam seu interesse, por exemplo.

Busquem juntos informações sobre o mercado de trabalho

Antes de ingressar em qualquer profissão, é interessante descobrir como são o mercado de trabalho, a rotina profissional, os segmentos com mais oportunidades, a média salarial, as dificuldades e as alegrias em cada carreira. Essa é uma pesquisa que o adolescente pode realizar junto dos pais. 

Conheça as diferentes profissões que interessam a ele, encontre profissionais de sucesso para que ele possa solucionar dúvidas ou até organize uma visita a um local de trabalho que interesse ao jovem. Ele pode explorar sozinho os detalhes da profissão, enquanto você ajuda com contatos e opiniões.

Ofereça apoio

Conforme você provavelmente já percebeu, a adolescência é uma fase cheia de descobertas. Os jovens sentem-se pressionados pela chegada da idade adulta, e podem beneficiar-se de todo o apoio possível para chegar a faculdade mais seguros da opção de carreira escolhida. 

Nesse contexto, o papel dos pais é oferecer apoio emocional. Conversar sobre as angústias do estudante, ouvindo o que ele sente e deseja para o futuro pode trazer ótimos frutos. O apoio verdadeiro é muito importante para aliviar a pressão que o jovem sente nessa fase, contribuindo para que sinta-se mais seguro ao optar por determinada graduação.

Respeite a decisão dele

Pais e mães sempre desejam o melhor para seus filhos, e por isso podem tentar interferir nas escolhas deles, o que não é indicado. No caso da escolha por uma profissão, a família deve apenas orientar, além de respeitar o adolescente como uma pessoa consciente, que já é capaz de tomar suas próprias decisões. 

Impor determinada carreira ou curso é prejudicial, pois dificulta não apenas que ele sinta-se realizado profissionalmente no futuro, como também impede que você conheça quem ele verdadeiramente é. Caso você não concorde com a escolha profissional dele, exponha sua opinião, mas lembre-se de que a decisão não é sua.

Lembre-se: a escolha por uma profissão não é definitiva

No mundo contemporâneo, é cada vez mais comum mudar de carreira. De acordo com estudos, é crescente o número de profissionais já estabelecidos no mercado que decidem mudar de profissão, em geral buscando áreas de trabalho mais alinhadas com seus propósitos de vida.  

Ou seja, é importante fazer uma escolha consciente, mas optar por determinado curso de graduação não significa que todas as outras portas estarão fechadas no futuro. 

Deixe claro para o seu filho que todas as carreiras contam com diferentes ramos de atuação, e que diferentes faculdades muitas vezes se cruzam. É possível mudar de área dentro da mesma profissão e até mesmo mudar completamente de carreira. O ideal é sempre buscar a realização profissional, com o apoio da família.

Gostou das nossas dicas para auxiliar adolescentes na escolha da profissão? Aproveite para conhecer o programa de Orientação Profissional da Rede Sagrado! Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e de todo o Ensino Médio participam de atividades que estimulam o autoconhecimento e também têm oportunidades para conhecer as mais diversas profissões. 

Quer saber mais? Comente aqui!