Educação InfantilEnsino Fundamental IEnsino Fundamental II
Como identificar o TDAH em crianças

Postado em: 7 de junho de 2022

O ritmo acelerado, a dificuldade em ficar quieto e a falta de atenção são características comuns em muitas crianças. Mas, como saber se é um traço de personalidade, uma ansiedade passageira ou um transtorno mental? 

Essa é uma questão preocupante para muitas famílias, que devem ficar atentas ao comportamento dos filhos para reconhecer sintomas e, caso necessário, procurar tratamento o quanto antes possível. Isso porque, dentre as condições que mais afligem os pais está o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o TDAH.

Nesse artigo, vamos explicar o que é e como ele se manifesta. Leia para saber mais!

Entenda o TDAH 

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos distúrbios de neurodesenvolvimento mais conhecidos pelas famílias. De acordo com pesquisas, cerca de 3% a 5% das crianças de todo o mundo têm TDAH.

O transtorno é caracterizado por hiperatividade e desatenção às tarefas, duas questões evidenciadas pela rotina escolar. Para crianças abaixo de 6 anos, existe o tratamento a partir da hipótese de TDAH, mas o diagnóstico pode ser dado somente a partir dessa idade.

Quando a criança não é assistida com o diagnóstico e o tratamento adequados, o transtorno pode impactar negativamente o aprendizado e a vida social. Os sintomas que permitem identificar essa condição podem ser divididos em três categorias, entenda.

Categorias de sintomas do TDAH

A criança que sofre com o TDAH pode apresentar sintomas relacionados à hiperatividade, impulsividade e desatenção. É possível predominar um tipo de sintoma ou a criança pode apresentar todos os três. Veja como cada um é caracterizado:

Hiperatividade

A dificuldade de ficar parado, de permanecer sentado ou de brincar em silêncio pode caracterizar a hiperatividade. A criança precisa manter-se em movimento e conversar constantemente.

Impulsividade

A dificuldade para aguardar, interrupções constantes e a propensão a responder perguntas rapidamente e sem reflexão são os sinais da impulsividade dentro do TDAH. Muitas vezes esse comportamento é mais facilmente identificável em crianças mais novas.

Desatenção

A desatenção é mais fácil de ser percebida quando a criança passa a ter compromissos escolares e a necessidade de ficar sentada prestando atenção por mais tempo. Pode ser caracterizada pela desorganização, baixo rendimento, baixo nível de concentração e facilidade de esquecer e perder objetos.

Sintomas de TDAH

Veja agora alguns exemplos práticos de comportamentos e ações que representam cada tipo de sintoma do TDAH. O objetivo é que os pais possam ficar atentos a esses comportamentos e observar, caso algum deles predomine.

Contudo, o diagnóstico preciso só é possível mediante acompanhamento e identificação de profissional especializado!

Os sintomas a seguir podem sinalizar a presença do TDAH e podem levar a outras questões, como a dificuldade para dormir e alterações de humor. 

Alguns sintomas da hiperatividade são:

  • Dificuldade em jogos e brincadeiras de ritmo lento;
  • Falar muito e o tempo todo;
  • Movimentação constante de pés e mãos quando sentado;
  • Energia excessiva quando comparado à colegas na mesma idade;
  • Correr sem necessidade em situações cotidianas;
  • Inquietude geral.

Alguns sintomas da impulsividade são:

  • Interrupção de conversas e brincadeiras de outras pessoas;
  • Responder perguntas antes que o interlocutor as finalize;
  • Dificuldade em aguardar a vez de falar ou de esperar em fila.

Alguns sintomas da falta de atenção são: 

  • Dificuldade de finalizar tarefas;
  • Esquecimentos frequentes;
  • Dificuldade para manter a concentração nos deveres;
  • Evitar atividades que demandam atenção, como jogos de raciocínio.

Diagnóstico

Muitos dos sinais que evidenciam o TDAH são facilmente encontrados em crianças que não possuem o transtorno. Por isso, a identificação é muito difícil para os pais. Em geral, os sintomas apresentam-se em maior intensidade ou frequência naqueles que têm TDAH.

A avaliação de um neuropediatra, neurologista ou psiquiatra é a única maneira de obter um diagnóstico. Também são esses profissionais que podem indicar o melhor tratamento para a criança.

Para que o diagnóstico ocorra é preciso ter identificado os sintomas há pelo menos seis meses, ou seja, que não seja uma situação específica passageira. A criança com TDAH apresenta sintomas antes de completar 12 anos de idade e os manifesta em no mínimo dois locais (escola e casa, por exemplo). Também é necessário excluir a possibilidade de distúrbios mentais diferentes, visto que muitos transtornos possuem sintomas similares.

Como os pais podem lidar com o TDAH

Além de procurar acompanhamento com um profissional da saúde especializado, os pais podem tomar algumas atitudes que ajudam a família e a criança a lidar com o TDAH. Em primeiro lugar, estabelecer um diálogo e uma relação de confiança é positivo para qualquer criança e contribui muito para que ela se sinta acolhida e segura.

No caso dos pequenos com hiperatividade e desatenção, na hora de realizar tarefas é preciso passar instruções claras e objetivas, com apenas um comando de cada vez. O ideal é estimular que a criança se esforce para alcançar o resultado esperado.

Utilize recursos com um calendário, agenda ou alarmes para ajudar com lembretes de rotina. Deve-se estimular a autonomia da criança, sem que ela fique sobrecarregada. Você pode pensar em algumas tarefas simples que ela possa fazer sozinha, como arrumar a mochila da escola, por exemplo.

O TDAH é um transtorno que pode gerar problemas de aprendizado e prejudicar relacionamentos, além de acarretar outras consequências. Por isso, é importante observar o comportamento da criança e perceber a necessidade de auxílio médico, quando ela apresenta os sintomas. 

Ficou com alguma dúvida sobre TDAH? Comente aqui!