Ensino Fundamental IIEnsino Médio
Como incentivar o aprendizado dos adolescentes?

Postado em: 22 de outubro de 2021

Cativar a atenção de adolescentes para estudar ou fazer tarefas do colégio em casa, é um grande desafio. A boa notícia é que, sim, é possível criar hábitos saudáveis de estudos e esta pode ser uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos. 

Foi pensando nesses desafios, que a Rede Sagrado preparou este conteúdo do blog. Aqui, você entenderá quais são os estímulos e as ferramentas fundamentais para incentivar o aprendizado do seu filho(a).

Continue a leitura e compartilhe com quem precisa ler este artigo!

Incentivar faz parte do processo de aprendizado

Primeiro, é necessário entender o conceito de incentivar. De acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa, significa: dar incentivo a; despertar o ânimo, o interesse, o brio de; encorajar, estimular ou incitar algo ou alguém.

Incentivar é um estímulo à pessoa, por meio de ações que fazem com que ela sinta-se capaz e motivada a fazer algo. É promover uma mudança, ainda que singela. Mostrar que tem alguém que acredita nela e a apoia, são algumas atitudes que fazem com que a outra pessoa creia na própria capacidade de realizar algo.

Por isso, é de extrema importância estimular o adolescente na vida escolar utilizando ferramentas que vão auxiliá-lo, o que favorece o processo de ensino e aprendizagem, deixando os estudos mais intuitivos.

E, para te ajudar nessa tarefa, a Rede Sagrado separou algumas ações motivadoras que podem estimular o estudante a se empenhar mais nas tarefas, tanto em casa, como também no colégio. 

Continue a leitura!

O que fazer para incentivar?

Confira algumas dicas que você pode fazer para estimular o(a) seu(a) filho(a)!

1- Esteja disposta a ajudá-lo: estar presente na hora de fazer “aquela” tarefa, ajudar nas pesquisas quando o(a) filho(a) não souber a resposta e colocar-se à disposição para as atividades, são posturas que o(a) estimulam a continuar a busca pelas respostas. Assim, ele(a) sentirá mais segurança, percebendo que tem com quem contar.

2- Estabeleça uma rotina, faça um cronograma: criar uma rotina de estudo aproxima o adolescente do compromisso e faz com que ele tenha clareza e regularidade para superar a agitação do dia a dia. Por isso, fazer um cronograma de horários e tarefas, organizando o que deverá ser feito, é uma boa opção!

3- Inclua ferramentas tecnológicas: inserir ferramentas que complementam os estudos é algo motivador para jovens dessa nova geração. Jogos, aplicativos e vídeos tutoriais são excelentes escolhas. Prefira aqueles que possuem linguagem e interatividade apropriada à faixa etária do seu filho(a).

4- Crie um espaço para o estudo: escolha um espaço e defina a estrutura conforme as necessidades que o estudante tem. Disponibilizar todo material, manter o ambiente limpo, confortável e o mais silencioso possível cria um clima mais propício ao aprendizado. Isso ajuda na concentração e estimula o estudante a realizar as tarefas.

Por fim, lembre-se de que o apoio e a motivação da família são essenciais para o desenvolvimento do estudante ao longo da jornada escolar. Contribua com o sucesso do seu filho(a)!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com mais famílias!