Ensino Médio
Como passar pelo vestibular e ENEM de forma mais tranquila e facilitada?

Postado em: 22 de setembro de 2021

Faltando apenas dois meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2021 e pouco mais de um mês para o vestibular de muitas faculdades e universidades particulares, a Rede Sagrado – Colégios Sagrado Coração de Maria separou algumas dicas para quem está vivenciando este período.

As provas de ingresso para instituições de ensino superior, sejam elas particulares ou públicas, exigem que o estudante esteja preparado academicamente, fisicamente e, especialmente, preparado psicologicamente. Além de ter conhecimento sobre o conteúdo que será cobrado, é importante que o estudante mantenha a calma durante os certames, para conquistar melhores resultados. Por isso, o Colégio Sagrado Coração de Maria recomenda algumas atividades que ajudarão nesse preparo da mente. Continue a leitura.

Hábitos saudáveis

Apesar dos alunos já terem conhecimento sobre isso, é preciso reiterar a importância de manter uma atividade física regular, boas noites de sono e alimentação saudável, principalmente quando sob pressão e estresse. Existem diversos estudos comprovando que a prática desses hábitos garantem maior concentração, bem-estar, melhor rendimento nos estudos, fortalecimento da memória, dentre outros benefícios para a saúde e para o sistema imunológico. 

Meditação

Outra atividade muito benéfica para a saúde mental e física é a meditação. Comprovada por pesquisas ao redor do mundo, a prática da meditação ajuda no controle da ansiedade, promove o autoconhecimento e auxilia no controle de emoções.

A rotina do vestibulando costuma ser cheia de atividades e é comum que eles se sintam pressionados a estudar o tempo todo. Entretanto, é importante dedicar uma pequena parte do dia para a realização de hábitos mais leves e saudáveis que contribuirão para o bom desempenho nos exames, como um todo.

A preparação para o futuro

O Colégio Sagrado Coração de Maria, ao longo da vida acadêmica, prepara os estudantes da melhor forma, ensinando-os tudo o que precisam saber para alcançarem as tão sonhadas aprovações.

O CSCM promove a excelência acadêmica e a formação humana em todos os anos escolares, tanto para que os estudantes aprendam o que será cobrado nos vestibulares, mas, também, preparando-os para a vida e para que sejam cidadãos globais. Isso se torna possível, por meio da realização de atividades curriculares e extracurriculares que oferecem aos estudantes o melhor desenvolvimento intelectual, profissional e pessoal.

Além disso, com o objetivo de ajudar na escolha da profissão, a instituição organiza anualmente eventos presenciais e, agora, virtuais, como a Mostra das Profissões. Assim, o acadêmico pode conhecer e escolher com mais consciência, o curso para o qual se aplicará, tendo em vista a profissão desejada.

Estratégias para o melhor resultado nos vestibulares

O ENEM é uma prova destinada aos concluintes do Ensino Médio, que demanda conhecimento amplo e articulado sobre as quatro áreas do conhecimento estudadas durante a vida escolar e planejamento para sua realização.

O Colégio inicia o preparo do estudante desde o princípio do ensino médio, aplicando provas e simulados, no mesmo formato do ENEM, com dois dias de aplicação, seguindo todas as regras oficiais, tempo de realização, bem como com os mesmos critérios de correção e avaliação.

Assim, nesta reta final, é preciso equilibrar o estudo dos conteúdos, a realização de questões extras e a prática das redações, a fim de treinar a estratégia e levando em consideração o tempo da prova.

A Rede Sagrado – Colégios Sagrado Coração de Maria conta com professores e pedagogos inteiramente dispostos a ajudar os estudantes no que for preciso para garantir o melhor resultado nos vestibulares e ENEM. Tudo isso visando garantir que o projeto de vida, individual de cada aluno, seja colocado em prática.

O Colégio Sagrado Coração de Maria prepara o(a) seu(sua) filho(a) para o melhor futuro.