DestaqueEducacionalEnsino Médio
Como preservar a saúde mental dos adolescentes?

Postado em: 5 de janeiro de 2023

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, metade dos distúrbios mentais em adultos começa aos 14 anos de idade, mas não são detectados ou tratados. A verdade é que a infância e a adolescência são fases muito importantes do desenvolvimento humano, que tem impacto a longo prazo na nossa saúde mental. 

Nesse artigo, reunimos algumas atitudes que contribuem na preservação da saúde mental de adolescentes. São comportamentos que aumentam o bem-estar e a qualidade de vida, e portanto diminuem fatores de risco e protegem as condições mentais. Confira:

Tenha planejamento

Ter um planejamento ajuda muito no controle da ansiedade, além de garantir que haverá tempo para cumprir com as obrigações, descansar e se divertir. Sem uma programação, é fácil perder-se em estudos e tarefas e acabar deixando de lado um destes elementos. O ideal é ter uma rotina diária, que possa ser adaptada de acordo com a demanda da escola.

Conexão com família e amigos

As conexões humanas são essenciais para a saúde mental. Devemos investir no reforço das relações afetivas, com pais, avós, primos, amigos e até professores. Os laços de amizade afastam a solidão e formam uma rede de apoio, benéfica para todos os envolvidos.

Já o acolhimento da família é muito importante tanto na prevenção quanto no tratamento de transtornos mentais. O adolescente com um bom nível de diálogo em casa, que tem um estilo de vida saudável e consegue lidar com os próprios sentimentos tem menos chances de desenvolver problemas de saúde mental.

Use a tecnologia de forma ativa

Passar o dia na internet de forma passiva e despropositada, não é bom. Use os recursos disponíveis de forma ativa, criando conteúdo e aprendendo coisas novas. A internet está cheia de possibilidades, por que não aprender a falar um idioma, a tocar um instrumento musical ou a usar um software de design? O importante é estar ativo e consumir conteúdos que podem contribuir positivamente na vida offline.

Administre as emoções

Sabe qual é a melhor forma de lidar com as emoções? Sentindo-as. Mas após vivenciar as emoções, é preciso saber lidar com elas, sem negá-las ou deixar que dominem completamente sua mente. Saber administrar emoções é muito importante para o bem-estar mental, além de desenvolver resiliência e autoconhecimento. 

Administrar emoções significa compreendê-las, para então avaliar suas razões. Observar a si mesmo é o primeiro passo.

Pratique a gentileza

Seja gentil com os outros, e com si mesmo também. Não se cale ao presenciar ao sofrer bullying, aceite as diferenças e cultive amizades baseadas no afeto mútuo. Nas redes sociais, antes de publicar, pense se seu comentário pode prejudicar alguém.

Busque ajuda profissional quando necessário

Assim como as doenças que acometem nosso corpo fisicamente, como problemas cardíacos ou dermatológicos, os transtornos mentais também são tratáveis e devem ser levados a sério. Questões como depressão, transtornos alimentares, ansiedade generalizada, entre muitos outros, exigem atendimento psicológico o quanto antes possível.

Aos pais, cabe encontrar maneiras saudáveis e positivas de auxiliar os filhos no enfrentamento das dificuldades nos estudos e de todas as pressões sociais que acompanham essa fase da vida. Nesse sentido, deve-se investir em diálogo e escuta ativa, sem julgamentos.

Quais são as suas estratégias de preservação da saúde mental? Compartilhe esse post nas suas, contando também a sua experiência no assunto!