Educação InfantilEducacional
Desenvolvendo o autocuidado desde a infância

Postado em: 18 de maio de 2023

O autocuidado para crianças é um assunto de grande importância, que requer compreensão por parte dos pais e professores, a fim de proporcionar uma infância de qualidade e uma vida adulta mais plena. Ele abrange diversas áreas das nossas vidas, incluindo bom desenvolvimento físico, emocional, social e até mental.

Acreditamos que a educação vai além de apenas ensinar as crianças a obterem boas notas acadêmicas. O aprendizado também pode ser a chave para estabelecer uma relação saudável consigo mesmo. Ensinar os pequenos a se cuidarem é essencial para que possam ser saudáveis e felizes.

Quer entender melhor o que é o autocuidado e por que ele deve ser praticado desde a infância? Leia o nosso artigo!

A importância de desenvolver o autocuidado desde a infância

Durante a infância, os primeiros hábitos são adquiridos, muitas vezes por influência das pessoas que convivem com a criança. Portanto, é crucial estimular hábitos saudáveis desde cedo, não somente no ambiente familiar, como também dentro da escola.

A escola desempenha um papel essencial, pois pode incentivar e mostrar às crianças que os hábitos saudáveis podem ser agradáveis. Conhecimentos adquiridos na escola são internalizados, tornando-se parte do cotidiano de seus alunos.

Um exemplo clássico é o hábito de lavar as mãos antes de comer, que pode ser explicado (germes e bactérias que podem contaminar a comida), para que a criança passe a valorizar o hábito e não encarar como obrigação. O autocuidado com a saúde é adquirido desde cedo, e traz consequências benéficas por toda a vida. 

Além dos hábitos relacionados à saúde física, podemos citar também os cuidados com a saúde emocional e até a capacidade de relacionar-se de forma empática, que também farão toda a diferença no futuro. Em ambos os casos, o autocuidado está relacionado à felicidade.

Como colocar o autocuidado em prática

De acordo com especialistas, é fundamental que os pais demonstrem paciência e transmitam aos filhos a importância de cada comportamento relacionado ao autocuidado, independentemente da idade da criança. Em outras palavras, os adultos devem explicar o motivo de cada hábito saudável e dar um bom exemplo diariamente, a fim de garantir resultados positivos.

Para que funcione, é preciso haver um comprometimento diário tanto por parte da família quanto da escola. Lembre-se: não adianta ensinar o certo e fazer o errado dentro de casa. 

Se você quer incentivar a higiene bucal, por exemplo, converse sobre os problemas causados pela falta de higiene adequada e escove os dentes junto à criança após as refeições todos os dias. Se você ensina sobre respeito e autoconsciência (habilidade de compreender suas próprias emoções), tenha diálogos pacientes e sinceros com a criança, além de investir na sua própria inteligência emocional. 

Bons exemplos são essenciais para desenvolver o autocuidado.

Alguns hábitos saudáveis que fazem parte do autocuidado

Ao abordarmos os hábitos saudáveis, devemos considerar seu impacto a longo prazo, uma vez que esses hábitos influenciarão a vida adulta da criança. Veja agora alguns hábitos saudáveis que fazem parte do autocuidado e devem ser abordados ainda na infância:

Alimentação

No que diz respeito à alimentação, é fundamental priorizar alimentos naturais em vez de produtos industrializados. É possível envolver as crianças no preparo dos alimentos, trabalhando com cores, cheiros, texturas e apresentando os alimentos de maneira atrativa. 

A educação nutricional contribui muito na formação de um estilo de vida saudável, com menores chances de problemas vasculares ou diabetes na idade adulta, por exemplo.

Atividades físicas

As atividades físicas fortalecem o sistema imunológico, reduzem o risco de doenças cardíacas, melhoram a circulação sanguínea e combatem o sedentarismo. Ao serem estimuladas desde a infância, há menos chances de formar adultos sedentários. Professores e familiares podem promover gincanas, atividades de dança, recreação e estimular a prática de esportes.

Convívio social

O convívio social é extremamente relevante na formação de valores. Devemos estimular sempre o respeito ao próximo e a solidariedade. Quando a questão da interação é trabalhada na escola, as crianças aprendem a mudar suas atitudes em relação umas às outras, desenvolvendo valores éticos e habilidades sociais saudáveis.

Além disso, a conexão estabelecida com familiares é quase tão importante quanto a relação consigo mesmo. O ser humano é um ser relacional, cujo bem-estar depende também da socialização saudável. 

Higiene

A higiene é um hábito essencial para a saúde e o pleno desenvolvimento das crianças. É importante incentivar a lavagem das mãos, o banho regular e a escovação dos dentes, explicando a importância dessas práticas e as possíveis consequências de negligenciá-las.

Existem muitos outros hábitos saudáveis que podem ser incorporados no ambiente familiar e escolar, como a autonomia, o sono adequado, o contato com a natureza, o autodiálogo e a hidratação.

São assuntos que devem ser abordados desde cedo na vida das crianças, a fim de promover um crescimento saudável. Com o tempo, os benefícios do autocuidado se refletem em bem-estar, no desempenho escolar e na redução de casos de ansiedade, depressão e outras doenças. Por fim, o autocuidado permite desenvolver habilidades para lidar com as outras pessoas e enfrentar os desafios de cada fase da vida.

Quer saber como a Rede Sagrado promove o autocuidado? Conheça melhor o nosso projeto pedagógico e nos acompanhe nas redes sociais!