DestaqueSem categoria
O brincar como fator importante para o desenvolvimento cognitivo e mental da criança

Postado em: 27 de agosto de 2021

O ato de brincar é uma forma de comunicação da criança. Ele facilita, para os pequenos, o processo de entender e aprender, como uma forma significativa de ensino e aprendizagem.

Por definição, o verbo brincar se traduz no desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos social, físico, cultural, afetivo, emocional e cognitivo. 

É essencial, e muito importante, que os pais compreendam o brincar como parte do processo de desenvolvimento da criança. E, claro, acompanhar o filho durante a primeira infância.

Como a brincadeira pode ser um estímulo para a aprendizagem infantil?

A brincadeira ajuda no desenvolvimento de novas habilidades e, também, estimula a criança a pensar e buscar explicações para determinadas situações.

Os jogos e as recreações oferecem circunstâncias nas quais as crianças conseguem inserir as próprias ideias e, ainda, a imaginação no contexto da brincadeira, representando assim as emoções, a tomada de decisões e características específicas sobre o próprio modo de ser e agir.

Brincar é colocar a imaginação em ação, estimular as crianças a desafiar a maneira de pensar e portar-se perante diferentes situações.

As atividades ampliam a capacidade de cooperação, libertação e socialização. Quando elas são coordenadas por um pedagogo, por exemplo, ele consegue aplicar o ensino e instruir a didática em um contexto no qual os pequenos têm a oportunidade de compreender e assimilar conteúdos educacionais.

4 brincadeiras que ajudam no desenvolvimento infantil

Algumas brincadeiras estratégicas são bastante conhecidas e muito divertidas!

Amarelinha

Muitos já brincaram quando criança (e até mesmo na adolescência). A amarelinha ajuda a criança a estabelecer mais equilíbrio e sobre como estimular as noções básicas de matemática.

Jogos de carta

Os jogos de carta são divertidos tanto para a criança, quanto para o adulto. Os jogos estimulam o raciocínio lógico, a estratégia e a organização.

Bolinhas de gude

Mais uma brincadeira muito conhecida por várias gerações. O jogo ajuda a criança sobre como lidar com a frustração (quando perde o jogo ou uma bolinha), e, também, estimula as habilidades matemáticas.

Esconde-esconde

O esconde-esconde é uma brincadeira muito conhecida e divertida. A brincadeira ajuda a criança a concentrar no sentido auditivo para encontrar os escondidos, além de reforçar as habilidades matemáticas e de sociabilidade.

Desenvolvimento infantil: o papel dos mentores, na prática

O educador promove as atividades estimulando as crianças a partir de jogos e brincadeiras.

O papel do mentor, também, é observar as ações das crianças e registrar cada atitude durante a brincadeira, além de facilitar o entendimento para jogar e compreender para além da brincadeira.

É de extrema importância o respeito às diferenças culturais e a valorização da diversidade dos indivíduos na prática do brincar. Além disso, também é importante ressaltar que professores e educadores devem planejar o ambiente de aprendizado para que ele seja propício às brincadeiras que serão realizadas.

Portanto, é muito importante o acompanhamento de profissionais capacitados para entender e analisar o desenvolvimento infantil.

Gostou do conteúdo? Saiba como todo esse processo é feito na educação infantil da Rede Sagrado e conheça de perto a infraestrutura impecável que o colégio oferece para as crianças. 

Agende agora mesmo uma visita!