Ensino Fundamental I
Por que escrever à mão é importante?

Postado em: 27 de maio de 2022

No século XXI temos à nossa disposição várias tecnologias digitais, que facilitam as tarefas diárias e a comunicação. Atualmente, utilizamos celulares e computadores para enviar mensagens e fazer pesquisas, mudando a forma como escrevemos. No caso das crianças e pré-adolescentes, essa presença digital pode mudar também a forma como adquirem e desenvolvem a linguagem escrita.

A crescente integração do digital ao cotidiano das famílias tende a desvalorizar a escrita manual. Muitas crianças têm os primeiros contatos com as letras por meio dos dispositivos eletrônicos, ou até as primeiras experiências de escrita no meio digital, muito antes de aprenderem a escrever com o lápis.

Porém, a substituição da escrita a mão pela escrita digital traz prejuízos no processo de aprendizagem. O desenvolvimento da criança exige estímulos cerebrais que os teclados não oferecem. Quer entender o motivo? Leia nosso artigo!

Escrita manual e desenvolvimento neurocognitivo

A escrita à mão é muito mais que uma habilidade motora. Embora auxilie sim no desenvolvimento da coordenação motora fina, a escrita manual também ativa a região do cérebro onde ocorre a união entre visual e linguagem. Essa região, chamada de giros fusiforme, é onde o estímulo visual é transformado em palavras.

Na prática, sabemos que a escrita com lápis ou caneta exige atenção e cuidado na reprodução de cada letra. Já a escrita utilizando um teclado de computador ou celular não tem relação com as formas das letras, e por isso não é uma atividade grafomotora. O uso das tecnologias simplesmente não demanda o mesmo nível de atividade cerebral.

Ao utilizar a caligrafia, são ativadas áreas do cérebro responsáveis pelo planejamento e controle motor, pelo processamento da linguagem e pela percepção visual. Ou seja, ao escrever à mão, todas essas áreas trabalham juntas, favorecendo o desenvolvimento neurocognitivo.

Escrita à mão e leitura

Praticar a escrita manual contribui também na habilidade de leitura das crianças. O motivo é que ao escrever manualmente, prestamos mais atenção à linguagem escrita, reconhecemos mais facilmente as palavras e desenvolvemos melhor o conhecimento da língua. Tudo isso nos torna leitores melhores! 

Além disso, pesquisas indicam que crianças com prática da escrita manual tendem também a ter melhores resultados acadêmicos a longo prazo. 

Escrita à mão e memória

Escrever com a mão ajuda a ler mais rápido, e também permite reter informações melhor. Ao utilizar o teclado, o processamento cerebral é mais superficial, tornando a composição de memórias mais difícil. Até mesmo entre adultos, ao fazer anotações em teclados temos uma propensão menor a recordar o conteúdo mais tarde, em comparação à escrita tradicional em papel. 

Escrita híbrida

Aqui na Rede Sagrado somos adeptos da tecnologia como facilitadora da educação e do conhecimento, e por isso sabemos que o contato com teclados e apps também faz parte da infância do século XXI. Por isso, defendemos a escrita híbrida gradativa.

O ideal é sempre começar a alfabetização com a escrita manual, e permitir o uso de dispositivos tecnológicos gradativamente. Escrever manualmente é uma experiência importante, que auxilia no desenvolvimento cerebral, e não pode ser subestimada. Já a adesão precoce ao digital, pode ter impactos negativos nas habilidades e competências da criança a longo prazo.

Estimule seus pequenos na escrita manual! Escrever a mão faz com que informações fiquem melhor retidas na memória, ajuda a aprender a ler melhor e permite um desenvolvimento conjunto de várias regiões do cérebro. A tecnologia deve sim ser parte das nossas vidas, mas o modo tradicional de escrever é o mais benéfico para o intelecto humano. 

Gostou desse post? Compartilhe no grupo de pais! Aproveite para comentar aqui: como você estimula o aprendizado do seu filho?