Educação InfantilEnsino Fundamental IEnsino Fundamental II
Rotina relaxante para a hora de dormir

Postado em: 23 de março de 2022

De acordo com a pesquisa “Rotinas na hora de dormir para crianças pequenas”, realizada pela Academia Americana de Medicina do Sono, crianças que têm uma rotina noturna conseguem dormir melhor. Ou seja, ter hábitos antes de dormir e horários fixos é benéfico para a qualidade do sono, o que tem reflexo direto na qualidade de vida como um todo.

Ao adotar uma rotina, a criança terá mais facilidade para adormecer, despertará menos vezes durante a noite e tem menos chances de desenvolver sonambulismo, insônia e outros problemas relacionados ao sono. Nesse post, vamos explicar alguns fatores que afetam o sono da criança, confira:

Diminua os estímulos

A televisão, o tablet e o smartphone são soluções fáceis para os pais que querem tranquilidade antes de dormir. Entretanto, esses aparelhos emitem luz azul, que estimula a atividade cerebral e inibe a produção de melatonina, o hormônio que dá sono, entre outras funções.

Assim sendo, dispositivos eletrônicos devem ser evitados durante as duas horas que antecedem o momento de ir para a cama. Essa atitude permite a produção normal de melatonina e ajuda a deixar os pequenos mais sonolentos.

Além dos aparelhos, é interessante evitar também brincadeiras muito agitadas, que fazem com que a criança precise se acalmar antes de dormir.

Prepare o ambiente

Quando chegar a hora de escovar os dentes, dar boa noite e entrar embaixo das cobertas, você pode escolher uma música relaxante para o ambiente. Coloque uma luz mais fraca no quarto e torne o ambiente convidativo para o descanso. 

Faça junto com a criança um exercício de respiração, respirando fundo pelo nariz e soltando o ar lentamente pela boca algumas vezes. Se a família for religiosa, cabe ainda uma oração antes de partir para a história antes de dormir.

Ter um ritual para esse momento, faz com que a mente da criança entenda que a hora de dormir chegou. Fica mais fácil entregar-se ao descanso e ceder ao sono. É interessante criar uma rotina que possa ser aplicada em qualquer local, como no caso de passar a noite na casa dos avós ou quando os pais são separados, por exemplo. 

Leia um livro

A leitura antes de dormir é um hábito saudável, que ajuda a relaxar, estimula o hábito da leitura desde cedo e ainda fortalece o vínculo familiar. Esse momento pode ser parte da sua rotina noturna, tornando a hora de dormir algo agradável e divertido.

No caso dos pais ou responsáveis que trabalham fora ou passam muito tempo longe das crianças, é comum que a hora de dormir seja adiada para que possam passar mais tempo juntas. Inclusive, a criança pode ser resistente e querer ficar acordada mais tempo apenas para estar na companhia da família. A hora da leitura antes de dormir proporciona tempo de qualidade e também soluciona essa questão.

Como lidar com os pesadelos?

Os pesadelos são comuns e podem ocorrer desde os três anos de idade. Eles podem gerar ansiedade, medo, entre outras sensações ruins. A grande maioria dos adultos é capaz de diferenciar realidade e ilusão, e por isso não acordam durante o pesadelo ou, mesmo ao acordar, não se sente perturbado com a situação.

Entretanto, as crianças têm mais dificuldade para separar o sonho da realidade e, por isso, despertam assustadas ou confusas quando têm pesadelos. Principalmente entre os 3 e 4 anos de idade, é comum ter problemas para dormir após um sonho ruim. Nesses casos, devemos:

  • Conversar com a criança e mostrar que o pesadelo não faz parte da realidade;
  • Acalmar a criança;
  • Oferecer um brinquedo de conforto para dormir, como um ursinho;
  • No dia seguinte, tentar descobrir possíveis motivos para preocupação ou ansiedade;
  • Criar mecanismos de relaxamento, que ajudem a dormir novamente.

Terror noturno infantil

O terror noturno não é tão comum quanto os pesadelos, mas ainda assim, acontece com algumas crianças e não é motivo para preocupação. Na prática, são cerca de 15 minutos em que a criança chora, grita, se senta na cama ou até se debate, mas ainda está dormindo. Geralmente, ela não acorda, não se lembra do ocorrido e não percebe a presença dos pais.

Não há indícios de que o terror noturno tenha qualquer efeito no desenvolvimento da criança, mas o ideal é consultar um especialista caso os episódios sejam frequentes. Quando o terror noturno ocorre, não é necessário acordar a criança, mas devemos:

  • Acalmar a criança com toques de carinho
  • Esperar com paciência

O terror noturno e os pesadelos raramente causam danos à saúde psicológica, mas são desconfortáveis e causam angústia na família. Lidar com eles com atenção e paciência é fundamental, e uma rotina relaxante antes de dormir também contribui para o sono tranquilo e sem surpresas.

Lembre-se que é durante o sono que o cérebro da criança processa o aprendizado e gera energia. Um sono de má qualidade faz com que a criança fique irritada, não tenha vontade de fazer as atividades do dia e pode até afetar sua capacidade de aprender. 

Gostou das nossas dicas para criar uma rotina relaxante para a hora de dormir? Comente aqui como é esse momento na sua casa!