DestaqueEducação InfantilEducacionalEnsino Fundamental I
Trabalhando o vocabulário da criança em casa

Postado em: 27 de janeiro de 2022

Muito antes de aprender a ler, a criança já possui compreensão de milhares de palavras e seus significados. O tamanho e a qualidade desse vocabulário interfere na capacidade de interpretar conversas e textos ao longo da infância, e também é relevante no processo de alfabetização.

Existem maneiras simples de contribuir para o desenvolvimento do vocabulário infantil. Nesse post, explicamos algumas iniciativas que podem fazer parte do cotidiano da família, trabalhando o vocabulário de forma fácil e divertida. Confira!

O poder da leitura

Desde o primeiro ano de vida, os livros são uma maneira de aprender a nomear objetos, animais, lugares, emoções e ações. A partir da leitura, a criança é exposta a palavras novas e contextualizadas. Por isso, ler em voz alta antes da alfabetização, e junto com a criança quando ela já souber formar palavras, contribui diretamente para a formação do vocabulário.

Escolha obras de interesse da criança e apropriadas para a faixa etária. O ideal é ter temáticas variadas para explorar novas palavras e entender o que elas significam em cada contexto.

A leitura é uma atividade poderosa, com uma série de vantagens para o desenvolvimento infantil. Além disso, contar as histórias em voz alta é uma boa maneira de passar tempo de qualidade com o seu filho e estimular o desenvolvimento do vocabulário dele. 

Converse!

Sabemos que durante a primeira infância, que vai até os seis anos de idade, o ser humano se desenvolve a cada dia. Pesquisas indicam que ainda nos primeiros meses de vida, o cérebro humano já ativa regiões relacionadas à fala e à linguagem. Com a mente em desenvolvimento constante, tudo que a criança escuta é relevante para dar sentido aos sons e, assim, compreender palavras. 

Dessa forma, conversar com a criança é importante em todas as idades. Fale sobre questões de interesse dela, estimule que ela também se manifeste e não tenha pressa para terminar o diálogo. Quando ela demonstrar interesse por algo, interaja, faça descrições e dê nome aos objetos. 

Use sinônimos 

A utilização de sinônimos é uma maneira muito simples de apresentar palavras novas para a criança. Expanda o seu próprio vocabulário e seja um modelo nesse quesito. Lembre-se que, muitas vezes, duas palavras podem ter o mesmo significado, mas uma delas pode ser mais descritiva ou específica que a outra.

Brinque de faz de conta

O mundo da imaginação pode ser acessado por meio da linguagem e, assim, contribuir para a construção de um vocabulário mais rico. O faz de conta é uma grande oportunidade para utilizar expressões e palavras que não fazem parte do cotidiano da criança. 

Durante a brincadeira, você pode apresentar novas profissões, objetos, cenários e ideias. Ampliar o vocabulário significa também ampliar o conhecimento de mundo.

Para reforçar, desenvolver o vocabulário da criança contribui para um melhor rendimento no processo de alfabetização. A família pode contribuir com atividades e atitudes simples, que ainda enriquecem os momentos passados em companhia uns dos outros.

Vai colocar nossas estratégias em prática? Compartilhe esse post nas redes sociais para ajudar outras famílias!