Educação InfantilEducacional
Unindo diversidade e diversão na infância
Embora o Brasil seja um país multicultural e diverso socialmente, o preconceito ainda faz parte da realidade de muitas pessoas. Temos aqui indivíduos de diferentes cor de pele, modos de falar, tipos físicos, costumes e culturas, que devem conviver em paz, se respeitar e contribuir na construção de um país mais justo para todos.
No que diz respeito à erradicação do preconceito, pais, mães e professores têm um papel fundamental: promover a valorização da diversidade desde a infância, como prevenção. Quer entender melhor: Leia nosso artigo!
Devemos abordar a diversidade ainda na infância?
A infância não é naturalmente carregada de preconceitos. Entretanto, o preconceito pode ser aprendido a partir de ações discriminatórias de pessoas próximas, e também se fortalece quando não há diversidade na vida da criança.
Por isso, mais do que falar sobre o tema, devemos promover o contato com o diferente. A exposição a pessoas de diversas etnias, tipos físicos, costumes e culturas previne contra preconceitos no futuro, além de promover uma visão de mundo mais completa aos pequenos.
A socialização é importante, em locais como a própria escola e parques, por exemplo. O convívio social leva à descobertas e a interação contribui para que a criança tenha mais empatia.
A cultura negra nas escolas
As culturas africana e afro-brasileira ainda não são abordadas por todas as escolas, e até pouco tempo eram abordadas por poucas. Há algumas décadas, a África era vista apenas pela perspectiva escravagista, e não como um lugar complexo, de diferentes nações e culturas riquíssimas.
Além da cultura afro, também existem muitas outras que podemos abordar pensando na diversidade. Entretanto, no contexto brasileiro, em que mais da metade da população considera-se negra, consideramos que estudar aspectos culturais e históricos do continente africano é fundamental para compreender o Brasil enquanto país diverso.
Tanto na escola quanto em casa, é possível inserir essa temática através das artes plásticas, da música e de contos infantis, por exemplo. São maneiras lúdicas e divertidas de valorizar e dar visibilidade à cultura negra.
Atividades que valorizam a diversidade
Agora vamos explicar algumas atividades simples, que permitem conhecer diferentes culturas e mostrar a beleza nas diferenças. A ideia é entender que existem muitas realidades possíveis, e nenhuma é melhor do que a outra. Conheça:
Sessão de cinema
Que tal sair das produções de Hollywood e dos filmes de heróis e princesas? Filmes e animações são uma ótima opção para conhecer outros povos, idiomas e tradições. Você pode começar pelo brasileiro Tainá, e depois conversar um pouco sobre os povos indígenas do nosso país.
Mural do mundo (ou do Brasil)
Um mural é uma oportunidade para aprender sobre outras culturas e vivências junto com o seu filho. Utilize um mapa do Brasil ou do mundo para começar a investigar as diferentes regiões, pesquisem juntos e conversem sobre o que há de mais interessante ou diferente em cada local.
Outros aspectos culturais que podem ser trabalhados para demonstrar a diversidade são:
- comidas típicas
- vestuário tradicional
- danças
- idiomas e dialetos
- tradições curiosas
Além de culturas diversas, podemos falar sobre diferentes composições familiares e deficiências, que geram também diferentes modos de viver.
Está pronto para falar de diversidade com seus filhos? Lembre-se que a educação é uma ferramenta muito importante no combate à descriminação, ao racismo e todos os tipos de preconceito. Na hora de escolher uma proposta pedagógica, opte pelas que valorizam também a formação humana dos pequenos estudantes!
Já conhece a proposta da Rede Sagrado? Agende uma visita! Estamos com matrículas abertas!