Institucional
Viver para aprender, aprender para viver

Postado em: 8 de fevereiro de 2021

Os colégios da Rede Sagrado contam com infraestrutura pensada para oferecer segurança, receptividade e excelência acadêmica aos estudantes.

A Rede Sagrado – Colégios Sagrado Coração de Maria está sempre se renovando para oferecer um ambiente acessível, confortável, seguro e contemporâneo para os estudantes. Um dos principais objetivos da Rede Sagrado é suprir as necessidades cotidianas de cada criança e adolescente, adaptando avanços tecnológicos para garantir um ensino de qualidade.

Além disso, os colégios da Rede Sagrado contam com infraestrutura pensada para oferecer segurança, receptividade e excelência acadêmica aos estudantes.

Valores Humanos

Para entender e vivenciar todas as habilidades desenvolvidas em sala de aula, os estudantes participam de projetos criados e mediados pelos professores, equipe pedagógica e coordenações das áreas de conhecimento.

Atividades extracurriculares, como pesquisas de campo e visitas técnicas, ampliam o conhecimento, diversificam as fontes de informação e permitem a vivência de novas experiências.

Crianças e os adolescentes, em nossos colégios, também participam de projetos sociais e missionários visando prepará-los para desempenharem papéis fundamentais na sociedade. A formação humana na Rede Sagrado contempla, além dos valores da própria rede, os 4 pilares da educação: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos e, por fim, aprender a ser.

Os Colégios Sagrado Coração de Maria prezam a participação efetiva dos pais/responsáveis no planejamento e acompanhamento das atividades. Sendo assim, a família é previamente comunicada sobre todas as ações em que os estudantes estarão envolvidos e, mais que isso, é convidada a fazer parte, sempre que possível, destes momentos, de forma integrada. 

Projetos para ir além

A prática de esportes faz com que o indivíduo desenvolva inúmeras habilidades. Os benefícios são indispensáveis à formação do estudante, tais como:

·     Melhoria do humor

·     Melhoria da capacidade de concentração

·     Aumento da autoconfiança

·     Desenvolvimento da liderança

Esses são aspectos extremamente importantes para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Pensando nisso, os Colégios Sagrado Coração de Maria oferecem campeonatos de modalidades esportivas diversas. Assim, os jovens entre 11 e 17 anos podem participar e interagir em equipe.

Conheça o Intersagrado. 

Outra atividade que também aguça os estudantes é o projeto Intercâmbio Internacional da Rede Sagrado. O projeto tem como objetivo levar estudantes da Rede Sagrado para experienciar a cultura, os hábitos e o idioma de outros países, nas escolas da Rede Global RSHM.

A Missão Jovem SCM – Intercâmbio Solidário é uma das mais importantes estratégias de aprimoramento do protagonismo juvenil, do autoconhecimento, da elaboração do projeto de vida, da vivência da fé e da alteridade entre os adolescentes e jovens. O projeto leva estudantes e educadores da Rede Sagrado para vivenciar outras realidades e costumes, proporcionando a educação do olhar para o outro e a vivência da partilha, motivando o desenvolvimento de iniciativas proativas frente a problemas políticos e sociais contemporâneos.

Excelência acadêmica – a Rede Sagrado Coração de Maria

A Rede Sagrado – CSCM, também conhecidos como Sacré-Coeur de Marie, tem uma história consolidada de 109 anos no Brasil, pertence ao Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, fundado em 1849, na França. 

No Brasil existem cinco unidades da rede:

  • CSCM  Belo Horizonte
  • CSCM Brasília
  • CSCM Rio de Janeiro
  • CSCM Ubá 
  • CSCM Vitória

Refletir sobre os conceitos educacionais faz parte da história do colégio, a fim que possamos estar em constante evolução. Sendo assim, o corpo docente da escola empenha-se em contribuir para que as crianças e adolescentes desenvolvam suas habilidades e competências ao máximo, tornando-se capazes de explorar novas fronteiras e se destacarem no meio profissional que escolherem e na sociedade onde vivem.

Conheça a Rede Global de Escolas RSHM

Por todos esses motivos, o Colégio Sagrado Coração de Maria está de portas abertas para receber pais e responsáveis que buscam por excelência acadêmica pautada em valores humanos para os filhos.