DestaqueSem categoria
TECNOLOGIA A FAVOR DO ENSINO É NA REDE SAGRADO

Postado em: 7 de outubro de 2021

A tecnologia é um dos fatores fundamentais na atualidade. O mundo está cada vez mais tecnológico, isso faz com que tudo ao redor acompanhe essa tendência. E isso também acontece no ambiente escolar. 

No conteúdo de hoje, você entenderá as vantagens da tecnologia a favor do ensino e, também, conhecerá ferramentas que os estudantes podem usar como apoio para aprendizagem. 

Continue e boa leitura!

Ensino híbrido em tempos de pandemia

A pandemia impactou diretamente na vida de todos, tanto no trabalho quanto nas escolas. Muitas coisas foram adaptadas, inclusive o próprio ensino, que se tornou remoto e, posteriormente, híbrido – a forma mais viável de dar continuidade ao processo de ensino de milhares de crianças e adolescentes.

Para quem não conhece, o termo “ensino híbrido”, significa, de forma resumida: a convergência de dois modelos de aprendizagem – o presencial, no qual o processo ocorre nas dependências da escola, especialmente em sala de aula – o modelo mais conhecido e tradicional, e o “on-line”, que utiliza as tecnologias digitais para promover o ensino, podendo o estudante estar em um ambiente diferente da escola.

A Rede Sagrado, como uma rede contemporânea, entende que a tecnologia é fundamental para o ensino-aprendizagem. Tanto que, antes mesmo da pandemia, os colégios já contavam com ferramentas tecnológicas a serviço da educação, como por exemplo, a Plataforma Google For Education.

As vantagens da tecnologia no ambiente escolar 

É importante entender a tecnologia como uma ferramenta aliada e hoje indispensável para a aprendizagem. Além disso, a tecnologia favorece também os processos de gestão de um colégio, fazendo com que o trabalho seja otimizado.

Como foi mencionado anteriormente, o mundo está cada vez mais tecnológico e, consequentemente, as pessoas precisam acompanhar as tendências que acabam por serem incorporadas na cultura da sociedade. Por isso, é fundamental inserir a tecnologia no ensino.

Os benefícios são muitos, tais como: 

  • Aumento do desempenho do estudante. 
  • Aulas mais interativas e dinâmicas.
  • Incentivo da autonomia do aluno. 
  • Estímulo da curiosidade do estudante, fazendo com que ele vá além da sala de aula.
  • Promoção da participação das famílias nos processos escolares.
  • Desenvolvimento do protagonismo dos alunos 

 São inúmeras as vantagens e possibilidades!

Quatro ferramentas e aplicativos para estudantes

Para tornar o ensino ainda mais intuitivo e, claro, a fim de ajudar na organização das demandas, a Rede Sagrado conta com quatro ferramentas e aplicativos indispensáveis para estudantes. 

Confira: 

Aprovado: somado à dedicação e aos estudos, o aplicativo surge para ajudar os vestibulandos a conquistarem a aprovação no ENEM. O Aprovado possibilita ao estudante registrar seus estudos, analisar gráficos e manter um histórico para ter controle total do seu engajamento e desempenho. O aplicativo é gratuito!

Trello: o Trello oferece uma perspectiva de todas as tarefas a serem realizadas pelo estudante. Seja para montar o calendário de atividades ou organizar os dias de provas, tudo está em um grande cronograma que pode ser apresentado como cards e priorizados de acordo com a necessidade. O app possui uma interface intuitiva e de fácil acesso.

Duolingo: este app vai ajudar quem está estudando línguas estrangeiras.  É possível aprender inglês, espanhol, alemão ou francês com os cursos grátis do Duolingo! Além disso, o usuário é desafiado a continuar os estudos e ganha pontos por cumprir as tarefas e lições.

Wattpad: neste aplicativo é possível acessar milhares de livros e contos gratuitos. No Wattpad o usuário consegue encontrar várias obras, separadas por estilos e temas literários. A ferramenta é gratuita e está disponível para acesso pela web, pelo computador ou pelos celulares com sistema Android e IOS.

Agora que você já leu este conteúdo, é possível compreender o quanto as tecnologias são essenciais para uma boa gestão do tempo e dos estudos!
Gostou do conteúdo? Compartilhe e continue acompanhando os blogposts da Rede Sagrado!