Destaque
EDUCAÇÃO E EMPREENDEDORISMO É NA REDE SAGRADO

Postado em: 14 de outubro de 2021

A Rede Sagrado – Colégios Sagrado Coração de Maria busca preparar o estudante para a vida, para o mundo contemporâneo, repleto de oportunidades e desafios. Por isso, todas as unidades empregam metodologias que visam capacitar os estudantes para a solução de problemas, tais como discussões, reflexões, trabalhos em grupo e outras atividades que ampliam o seu conhecimento de mundo.

O objetivo final é formar um estudante apto para tomar decisões, superar dificuldades e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O desenvolvimento desses atributos, aliás, abre portas para diversas oportunidades, além de criar uma postura favorável para o empreendedorismo.

Para você entender como o projeto é realizado na prática, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Conceito de educação e empreendedorismo

É muito comum associar empreendedorismo à criação e ao gerenciamento de empresas, mas o conceito vai muito mais além. Empreender significa decidir e colocar em prática. É tornar-se capaz de idealizar, realizar e concluir projetos, sejam eles pequenos ou grandes, em âmbitos diversos da vida.

Portanto, para ser um empreendedor, não é preciso ter ou abrir uma empresa; basta apenas uma meta e força de vontade para desenvolvê-la.

Muitas pessoas acreditam que, para empreender, é necessário um talento de nascença, mas não é bem assim. Essa ação se torna possível através da potencialização de um conjunto de habilidades, estimuladas, por sua vez, por meio da educação.

A Educação é o processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, crenças e hábitos. É desenvolvida a partir da convivência humana na família e na sociedade, de modo geral, mas é sistematizada, nas instituições de ensino. 

E uma educação comprometida com o desenvolvimento de competências como liderança, autonomia, responsabilidade, trabalho em equipe e postura de negócios, você encontra no Colégio Sagrado Coração de Maria.

Os benefícios do empreendedorismo na escola 

Desenvolvendo-se as habilidades empreendedoras do estudante na escola, ele torna-se capaz de pesquisar dados, analisar contextos e de planejar ações para estruturar projetos, que podem ser empreendidos no colégio ou na vida pessoal futuramente.

Além disso, através de práticas e metodologias consistentes e intencionais, o estudante da Rede Sagrado cresce como um ser humano de senso crítico apurado, confiança, autonomia, responsabilidade, bem como com grande capacidade de solucionar problemas e tomar decisões assertivas em cenários desafiadores – como o mundo exige!

Em resumo, trabalhar o empreendedorismo na escola faz com que o jovem se torne um adulto com múltiplas habilidades e que saiba elaborar planejamentos e metas, para o alcance dos seus objetivos.

Empreendedorismo e Liderança na Rede Sagrado

A Rede Sagrado – Colégios Sagrado Coração de Maria incentiva os alunos a empreender e a exercitar a liderança por meio do Projeto de Formação de Liderança. O mesmo consiste na eleição de um líder para cada turma, sob a responsabilidade das Coordenadoras Educacionais, a fim de estimular nos estudantes habilidades indispensáveis não só para liderar, mas também para exercer seu protagonismo e o compromisso para com seu próprio futuro. Na vivência do projeto, ainda, o jovem se responsabiliza por auxiliar os colegas e aprimora várias outras atitudes que agregam valor ao seu comportamento. Dessa forma, vão sendo preparados para atuar no contexto social do século XXI de forma empática e corresponsável.

A Rede Sagrado – Colégios SCM também promove o Fórum JPIC SCM, um projeto que oportuniza aos estudantes momentos de aprendizado, partilha e fortalecimento de vínculos. Isso porque, no Fórum eles são desafiados a pensar e a apresentar estratégias e soluções para questões que impactam a vida da sociedade, apontando para o bem comum.

O Fórum social, além de favorecer um ambiente de debate e a oportunidade de desenvolver todas as habilidades necessárias para empreender, também dá aos estudantes a chance de exercerem a liderança como organizadores ou coordenadores do evento. A participação nele confere certificado e muita experiência para a vida.

Para saber mais sobre o Fórum e se inteirar sobre os temas de debate desse ano, clique aqui.

A Rede Sagrado educa seus filhos para o mundo!