Institucional
Aa vantagens das atividades extracurriculares no colégio

Postado em: 30 de setembro de 2021

As atividades extracurriculares ajudam o estudante a desenvolver novos estímulos de criatividade e melhorar o desempenho nas tarefas. É por meio delas que se descobre um hobby ou um talento promissor, que vem a acrescentar novas habilidades na vida do estudante.

Pensando nisso, a Rede Sagrado traz um conteúdo que explica a importância das atividades extracurriculares e quais delas podem ajudar o estudante a se desenvolver no decorrer do processo de aprendizagem durante a vida escolar.

O que são atividades extracurriculares

Atividades extracurriculares podem ser aulas temáticas, cursos, oficinas e várias  outras iniciativas realizadas no contraturno escolar, como parte do “tempo livre” das crianças e adolescentes. Por meio delas é possível adquirir habilidades e conhecimentos diferenciados, para além da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Esse tipo de atividade é excelente para complementar as disciplinas escolares, garantindo uma formação ainda mais ampla e, sobretudo, mais humana.

A importância das atividades extracurriculares para os estudantes

As atividades extracurriculares são oferecidas pelas escolas com o objetivo de enriquecer a aprendizagem estudantil por meio de diferentes metodologias, sem contar que a inserção de outras fontes de conhecimento é essencial para a formação geral do indivíduo, contribuindo para evolução de jovens e adultos mais críticos, participativos e culturalmente desenvolvidos.

Além disso, essas atividades favorecem aspectos, como: 

  • A socialização;
  • A ampliação da visão de mundo das crianças e adolescentes;
  • O despertar da criatividade e do talento;
  • O entendimento prático dos conteúdos em sala de aula.

E muito mais! 

Quais atividades extracurriculares a Rede Sagrado oferece?

O Colégio Sagrado Coração de Maria proporciona experiências que impactam significativamente no desenvolvimento dos estudantes. As atividades extracurriculares ofertadas pelo colégio são a base para a formação humana. Conheçam algumas delas: 

  • Projetos pedagógicos inovadores como autorregulação: a autorregulação da aprendizagem é a capacidade do estudante planejar e gerenciar os próprios estudos. É também um processo que envolve fatores como autoconhecimento, autorreflexão e inteligência emocional.
  • Intercâmbios Internacionais: a Rede Sagrado oferece aos estudantes a possibilidade de realizar intercâmbios internacionais com os colégios Marymount School de Nova Iorque, Londres, Bogotá e Medellín, todos pertencentes à Rede Global de escolas do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria.
  • Equipes de Alta Performance: com foco na 3ª série do Ensino Médio, as Equipes de Alta Performance (EAP) são formadas por estudantes dispostos a aprofundar ainda mais nos estudos.
  • Viagens Pedagógicas: a Rede Sagrado desenvolve, em cada colégio, uma série de projetos interdisciplinares e pesquisas de campo durante todo o ano letivo.

E não para por aqui! A Rede Sagrado dispõe de grandes projetos extracurriculares para os estudantes, conheça todos clicando aqui.

O que achou deste conteúdo? Compartilhe com mais pessoas e continue acompanhando o Blog da Rede Sagrado