Educação InfantilEnsino Fundamental IEnsino Fundamental II
Inteligência emocional para crianças. Você já ouviu falar?

Postado em: 20 de junho de 2022

Durante a infância, são desenvolvidas uma série de características que permitem uma vida adulta mais plena e harmoniosa. Dentre elas, está a inteligência emocional, que contribui para a construção de relacionamentos sólidos e estáveis, na vida acadêmica e no bem-estar psicológico a longo prazo.

Quer saber mais sobre inteligência emocional e como desenvolvê-la? Leia esse post!

O que é inteligência emocional infantil?

A inteligência emocional infantil é como chamamos a capacidade de uma criança de reconhecer as próprias emoções e lidar com elas, assim como as das outras pessoas. É algo que permite compreender os sentimentos e até mesmo transformá-los em aprendizado. Estamos falando de reconhecer, expressar e gerenciar as emoções.

No que diz respeito aos relacionamentos, a criança com inteligência emocional é aquela que possui empatia, ou seja, consegue compreender os sentimentos e o ponto de vista das outras pessoas. É a empatia que permite desenvolver relações saudáveis, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional.

No caso das crianças, a inteligência emocional é desenvolvida gradualmente e de acordo com a idade. Durante os primeiros anos de vida, ocorrem muitas mudanças na maneira de compreender a si mesmo e ao próximo. Veja como essa característica se manifesta em cada faixa etária: 

  • Até os 6 meses: o bebê se comunica com linguagem corporal e pela demonstração de emoções (riso, choro).
  • Entre 6 meses e 1 ano: o bebê desenvolve consciência de si mesmo e pode demonstrar estranheza ou ansiedade perante desconhecidos.
  • Entre 1 e 4 anos: fase de consolidação das relações familiares. A criança busca aprovação e desenvolve comunicação verbal. É quando as birras se intensificam.
  • Entre 4 e 7 anos: torna-se mais fácil socializar fora da família. A imaginação é mais desenvolvida.

Todo esse conceito foi desenvolvido pelo psicólogo e escritor Daniel Goleman, que também definiu os cinco pilares da inteligência emocional. São eles:

  1. Autoconhecimento
  2. Autocontrole 
  3. Motivação
  4. Empatia
  5. Relacionamentos interpessoais

Ao desenvolver a habilidade necessária para atender com êxito aos cinco pilares, entende-se que o indivíduo possui inteligência emocional em sentido pleno. 

A importância da inteligência emocional para crianças

A inteligência emocional começa a ser construída desde os primeiros dias de vida. As frustrações e as alegrias ensinam a gerenciar os sentimentos e lidar com os desafios de maneira mais equilibrada. Ou seja, a inteligência emocional não é importante apenas durante a infância, mas sim durante toda a vida.

É na infância que as crianças compreendem que para tudo existem regras e que o descontentamento não faz com que essas regras mudem ou deixem de existir. Por exemplo, se você tem um compromisso às 13h mas se atrasa, significa dizer que perdeu o compromisso. Chorar ou brigar não muda a situação. É preciso compreender isso ainda na infância, para que no futuro seja possível lidar com eventuais fracassos e decepções.

A inteligência emocional propicia a diminuição do estresse. Afinal, pessoas capazes de compreender e gerenciar os próprios sentimentos são menos angustiadas e ansiosas. Por sua vez, o baixo nível de estresse favorece o rendimento escolar e o aprendizado de forma geral.

Já as relações interpessoais de indivíduos com inteligência emocional tendem a ser mais equilibradas, uma vez que é possível colocar-se no lugar do outro e pensar antes de agir ou falar. A resolução de conflitos é facilitada, na medida em que as diferenças são compreendidas e valorizadas. 

Sinais de alerta para a falta de inteligência emocional

Existem alguns indicativos que demonstram falta de inteligência emocional, tanto para crianças quanto para adultos. Os mais comuns são:

  • Acessos de raiva
  • Ausência de empatia 
  • Dificuldade para descrever os próprios sentimentos
  • Dificuldade em pedir ajuda

Caso você perceba esses comportamentos no seu filho, não há necessidade de preocupação. A inteligência emocional não é nata, e sim uma característica que pode ser desenvolvida. Confira aqui nossas dicas para estimular a inteligência emocional em crianças:

Como a família pode contribuir no desenvolvimento de inteligência emocional?

A infância é um período cheio de descobertas, e por isso as crianças muitas vezes precisam de auxílio para desenvolver inteligência emocional. É preciso colocar essa característica em prática desde cedo, para que haja tempo para evoluir, formando adultos mais autoconscientes e empáticos.

Conheça nossas dicas:

  • Incentive a autonomia
  • Converse sobre os sentimentos de cada um (seus e dele)
  • Não minta sobre seus sentimentos (todos temos dias bons e ruins)
  • Estimule a empatia (mostre realidades diferentes e incentive a criança a colocar-se no lugar do outro)
  • Defina regras e limites
  • Seja um bom exemplo (atenção às formas de demonstrar raiva, por exemplo)

Podemos resumir a inteligência emocional infantil à capacidade de identificar e lidar com sentimentos. A partir dessa habilidade, os relacionamentos com outras pessoas melhoram, adquirimos mais autoconhecimento e estamos mais preparados para lidar de maneira saudável com as emoções da vida.

É uma característica desenvolvida na infância, que será fundamental na vida adulta. Gostou desse artigo? Compartilhe no grupo de pais!